Surto de listeriose em Espanha

As autoridades de saúde pública da Comunidade Autónoma da Andaluzia, em Espanha, notificaram a existência de um surto de listeriose associado ao consumo de carne contaminada, no passado mês de agosto. Um aumento no número de casos levou mesmo as autoridades sanitárias a emitir um alerta internacional e a ativar os sistemas de comunicação da União Europeia e da Organização Mundial de Saúde. Hoje foram encontrados novos indícios de contaminação na carne da empresa “Sabores de Paterna”. O alerta já foi comunicado à Agência Espanhola de Segurança Alimentar.

O que é a listeriose?

A listeriose é uma infeção causada pela bactéria Listeria monocytogenes, habitualmente associada ao consumo de alimentos contaminados.

Quando foi detetado o surto?

O surto foi detetado a 15 de agosto na região da Andaluzia, em Espanha, atingiu mais de 200 pessoas e provocou a morte de pelo menos três delas.

A que se deve o surto?

O surto teve origem num lote de carne picada da marca “La Mechá”, fabricada pela empresa Magrudis, com sede em Sevilha. A produção e distribuição desta carne já foi cancelada.

Em que região de Espanha se verifica o surto?

Os casos de listeriose associados ao consumo destes produtos foram notificados, fundamentalmente, na região da Andaluzia.

Quem emitiu o alerta?

O alerta foi emitido pelo Sistema de Alerta Rápido para a Segurança dos Alimentos na União Europeia (RASFF), e indica que o produto contaminado com Listeria monocytogenes foi distribuído e comercializado exclusivamente em território Espanhol.

O que é recomendado com o alerta?

O Ministério da Saúde espanhol recomendou à população não consumir os produtos de carne embalada da marca “La Mechá” e “Sabores de Paterna” e aconselhou, ainda, às pessoas que já consumiram os produtos a consultar os serviços médicos caso apresentem algum sintoma.

Porque foi acionado o alerta internacional?

Foi assumido como uma medida de precaução do Ministério da Saúde espanhol, perante a possibilidade de turistas poderem ter sido infetados depois de consumir produtos daquela marca em Espanha, sobretudo nas zonas de Sevilha ou Huelva, na Comunidade da Andaluzia.

Onde posso saber informações sobre os produtos afetados?

Toda a informação referente aos produtos e lotes afetados estão disponíveis na página da internet da Agência Espanhola de Segurança Alimentar e Nutrição.

Os produtos são vendidos em Portugal?

Não. Em Portugal, a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária esclareceu que a carne contaminada com a bactéria Listeria monocytogenes da marca “La Mechá” e os produtos com origem no fabricante (Magrudis) espanhol, não são comercializados em território português.

A situação está a ser acompanhada em Portugal?

Sim. Tanto a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária como a Direção-Geral da Saúde estão a acompanhar a evolução do surto.

Feedback Sim

Feedback Não