788kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

TAP

TAP pediu visto para contratos já executados

Tribunal de Contas devolveu mais de 30 contratos remetidos para visto prévio pela TAP por já terem produzido efeitos. Execução de contratos sem visto prévio é uma infração financeira e pode dar multa.
Museus

Em Peniche, um museu "para que ninguém esqueça"

Inaugura no sábado, 27 de abril, no dia em que passam 50 anos da libertação dos presos políticos. A diretora do novo Museu Nacional Liberdade e Resistência mostra os corredores, a memória e o terror.

Casas Reais

Erro liberta mafioso que ameaça princesa Amalia

A herdeira do trono dos Países Baixos, ou o primeiro-ministro Mark Rutte, são dois dos alvos do mafioso Karim Bouyakhrichan, detido em janeiro em Espanha e agora a monte.

Família Real Britânica

Casa Real publica fotografia tirada por Kate

Kate Middleton já tirou várias fotografias de família no passado e define-se como uma "fotógrafa amadora". É a primeira que publica desde que se sabe que foi diagnosticada com cancro.

PSD

Montenegro arrisca-se a ficar a meio da ponte 

Líder do PSD pode não querer contar com Ventura, o que é legítimo; é mais difícil compreender que não o tente derrotar. Ficar entre a sua estratégia e a de Passos pode tornar-se contraproducente.
Democracia

Liberdade não tem mas

É um caminho perigoso que se vai tomando. A democracia é conceito formal e processual, e não substantivo e programático.
Novo Governo

Montenegro e Portugal em lua de meh

O Governo está a abusar do estado de graça: todas as medidas que apresenta são de graça, não gasta dinheiro com os cidadãos.
Oficina da Liberdade

O congresso do CDS

As direitas identitárias condenam-se a ser uma capela, o que significa no nosso regime democrático que oferecem o poder ao PSD no melhor dos casos, e no pior às esquerdas.
Eleições Europeias

Os bastidores da escolha de Bugalho para europeias

Solução esteve a ser preparada, pelo menos, desde a semana passada. Moreira achou indigno ser número dois e recusou convite para integrar a lista. PSD aprovou a equipa. Mas não está todo convencido.
Benfica

Rui Costa diz a adeptos que críticas têm "limites"

Após o triunfo por 3-1 frente ao Farense, os "encarnados" deixaram o recinto do Farense sob protestos dos adeptos. Presidentedo Benfica atira: "Pela segunda vez, em Faro, ultrapassámos os limites."
Sporting

Se Sporting for campeão no Porto festa será depois

Mesmo que seja campeão, Sporting só quer fazer a festa no fim de semana seguinte. Mas PSP já está preparada para responder a eventuais "comemorações espontâneas" em todo o país.
PSD

Moreira "nunca aceitaria" ser número dois da AD

Autarca do Porto diz que Marcelo Rebelo de Sousa lhe sugeriu que seria o cabeça de lista da AD e conta como recusou os dois convites que recebeu de Montenegro.
PS

Entre a renovação e os pendurados e ausentes

Lista foi elogiada no partido, mas também houve reparos. Carneiro queria ter sido ouvido no processo de escolha. Medina não apareceu na reunião. Pedro Nuno quer ganhar, mas não põe uma fasquia.
Forças de Segurança

MAI apresenta proposta de suplemento a 2 de maio

Margarida Blasco destacou "como prioridade o subsídio de risco", mas disse só apresentar proposta a 2 de maio, após serem "feitas as contas". Polícias dizem "só acreditar" na mudança "quando a virem".
BES

Juíza admite 96 recursos de lesados do BES

Recursos contra a decisão de retirar os pedidos de indemnização do processo-crime foram admitidos pela juíza Helena Susano mas não terão efeito suspensivo, pelo que julgamento poderá começar em junho.
Celebridades

Celine Dion desabafa sobre doença rara

Celine Dion falou sobre como é viver com a doença rara que lhe provoca espasmos e dificulta os movimentos e mostrou-se determinada em regressar aos palcos: "Uma coisa que nunca vai parar é a vontade".
Reino Unido

CE apela a Londres para abandonar deportações

"O governo britânico deve abster-se de deportar pessoas ao abrigo do plano Ruanda", afirmou o Comissário do Conselho da Europa para os Direitos Humanos. Sunak afirmou que "nada vai impedir" o envio.
Doenças

Portugal com 20 casos de sarampo

"Precisamos de atuar para que as pessoas continuem a vacinar-se de forma atempada. Se for para vacinar ao ano de idade não devemos vacinar ao ano e três meses", disse diretora-geral da Saúde.
Atletismo

Domingos Castro candidato à Federação de Atletismo

O ex-atleta olímpico apresentou a candidatura no Jamor e conta com Sara Moreira na direção e Figo, Mourinho e Évora na Comissão de Honra. "Bandeira" é construir Casa das Seleções na Marinha Grande.
Benfica

"Fiquem em casa." Schmidt volta a criticar adeptos

O treinador encarnado não gostou dos assobios à equipa, apesar da vitória contra o Farense, e criticou os adeptos, voltando a pedir que "fiquem em casa" se não quiserem apoiar o Benfica.
Sporting

Rúben Amorim em Londres, West Ham interessado

Rúben Amorim viajou esta segunda-feira para Londres acompanhado pelo agente Raúl Costa. Hipótese West Ham ganhou força, Liverpool prestes a cair. Sporting conhece interesse dos londrinos no treinador.
Serie A

Das taças ao título: Inter é campeão pela 20.ª vez

Simone Inzaghi deixou oficialmente de ser o treinador das taças e levou o Inter Milão ao título (1-2), vencendo o AC Milan no dérbi e conquistando a Serie A pela 20.ª vez e três anos depois da última.
Combustível

Combustíveis. Mega-desconto fiscal vai manter-se?

Governo do PS deixou em vigor descida "temporária e extraordinária" do imposto sobre combustíveis de mais de 20 cêntimos por litro. Revisão de apoios em vigor está em avaliação
Eu estive lá

Medina e a geringonça: “Tudo era totalmente novo”

Teve resposta para tudo: “O país deve muito a António Costa”. Fernando Medina, ex-ministro das Finanças, revisita os oito anos de poder socialista no podcast de Maria João Avillez, "Eu Estive Lá".

Rui Ramos e o 25 de Abril

25 de Abril

Os generais de Abril

Os capitães foram fundamentais para fazer o 25 de Abril, mas a revolução precisou dos generais para acontecer e a sua história também precisa deles para fazer sentido. Um ensaio de Rui Ramos.
História

Eanes, o Presidente do 25 de Novembro

Eanes foi um enigma, foi o militar de cara fechada, foi o "Presidente de todos os portugueses", foi o inimigo de Soares e Sá Carneiro. Tudo visto e revisto, o país deve-lhe muito. Ensaio de Rui Ramos.
25 de Abril

1975. Eleitores de Abril vs Capitães de Abril

Na nossa democracia, os “eleitores de Abril” foram tão importantes como os “capitães de Abril”: impediram outra ditadura, tão anti-democrática e tão repressiva como a anterior. Ensaio de Rui Ramos.
25 de Abril

40 anos de cerco: a direita e a democracia

Em 1974, as correntes políticas tinham de se democratizar. Como agentes de socialização democrática, os partidos da direita foram mais eficazes do que os da esquerda, isto é, o PS. Ensaio de Rui Ramos
Observador 10 anos

10 portugueses mais influentes do pós-25 de Abril

A poucos dias dos 50 anos do 25 de Abril, o Observador tem um desafio para leitores e ouvintes: escolher os dez portugueses que mais os marcaram nas últimas cinco décadas. Vote até ao dia 28.
Clube dos 52

“As crianças não têm tempo para ser crianças”

O seu filho vai sozinho para a escola? Joga à bola na rua? Sobe às árvores? Para o investigador Carlos Neto, ecrãs a mais e brincadeira a menos prejudicarão as crianças portuguesas no futuro.
Atualidade

“É proibido brincar e correr”

Temos uma sociedade muito protetora, sem espaço para o improviso, a brincadeira, o risco. Crianças sem joelhos esfolados serão adultos imaturos, diz Carlos Neto, especialista em motricidade infantil.

Conflito israelo-palestiniano

Conflito Israelo-palestiniano

EUA. Protestos pró-Palestina afetam universidades

Protestos contra a guerra em Gaza causam constrangimentos em várias universidades norte-americanas. Depois de Columbia, em Yale e na Universidade de Nova Iorque foram detidas dezenas de pessoas.
Conflito Israelo-palestiniano

Relatório: Israel não provou acusações sobre UNRWA

Investigação diz que "Israel não forneceu qualquer prova para sustentar esta acusação", mas persistem desafios específicos que complicam a "neutralidade" que se pressupõe para uma organização destas.
Contra-Corrente

Bugalho vs. Temido. As eleições europeias prometem

A escolha de Sebastião Bugalho surpreendeu tudo e todos. Marta Temido também não era o nome mais falado. Será que com estes candidatos vamos ter umas europeias mais animadas e mais participadas?
O Bom, o Mau e o Vilão

Nas europeias decide-se se o governo vive ou morre

A surpresa na política (que mostra a importância das eleições europeias), a Climáximo (que confunde democracia e ditadura) e o PS (que gosta do taticismo) são o Bom, o Mau e o Vilão.
25 de Abril

A propósito do 25 de Abril….

Comemoremos, pois, Novembro, depois de Abril, antes que seja tarde. Porque foi graças ao 25 de Novembro que não perdemos a democracia, nem a liberdade. 
Ministério da Defesa

As prioridades do novo Ministro da Defesa Nacional

O facto é que o truque que engorda o bolo do orçamento da Defesa, de receber das Finanças para pagar às Finanças as rendas pelos seus próprios quartéis, deixa tudo no mesmo estado miserável.
25 de Abril

Os 50 anos de Abril e a Outono da Educação

E tudo abril trouxe: do sonho ao pesadelo, da genialidade do ideário a uma escola pública em modo de sobrevivência.

Arterial e Mental

Arterial

Um AVC aos 23 anos. E a rede que amparou Sofia

Depois daquele dia em que uma artéria no cérebro rebentou, o corpo deixou de responder e tudo mudou, Sofia teve de reaprender a vestir-se, a pentear-se, a caminhar, a comer. Mas não esteve sozinha.
Guerra na Ucrânia

Rússia coloca mísseis na fronteira com a Finlândia

Os mísseis e os soldados foram deslocados para a região da Carélia e fazem agora parte do Distrito Militar de Leninegrado, criado em resposta à adesão da Finlândia à NATO.
Redes Sociais

Bruxelas ameaça suspender TikTok Lite na UE

A Comissão Europeia ameaçou suspender o serviço TikTok Lite, que oferece recompensas aos utilizadores em troca de tarefas. A rede social tem até quarta-feira para apresentar argumentos em sua defesa.
Donald Trump

Trump acusado de ilegalidade nas eleições de 2016 

O procurador Matthew Colangelo afirmou que o ex-Presidente usou "despesas ilegais para silenciar pessoas" descrevendo como uma "fraude eleitoral, pura e simples".
I Liga Betclic

Estoril Praia quer impugnar jogo em Chaves

Considerando "incompreensível e inaceitável" a decisão de dar continuidade a partida após agressões aos jogadores, o Estoril Praia divulgou que irá pedir a impugnação do jogo.
Prémios e Galardões

Djokovic e Aintana Bonmatí desportistas do ano

Os Laureus distinguem os melhores desportistas do ano em oito categorias, que são escolhidos pela Academia dos Laureus, formada por 69 grandes desportistas internacionais de todos os tempos.
Casas Reais

Luxemburgo. O Grão-duque e a tradição de abdicar

O Grão-duque do Luxemburgo já sabe qual será a data da sua abdicação, mas a notícia não foi um choque. Abdicar é uma tradição nesta família real cheia de história.
Música

Vitorino: "Fomos a banda sonora viva da revolução"

A dois meses de completar 82 anos, e a poucos dias do 50.º aniversário do 25 de Abril, o músico lança um novo disco. Em entrevista, fala-nos da infância, do Alentejo, da revolução e de política.
Semáforo Político

CDS goza vitória, mas ressurreição está por vir

CDS tem de se firmar, mas não vai lá com um "produto híbrido". Nuno Melo não parece preocupado, mas o partido não se descola da "tragédia" do passado. Afinal, como é que isso se faz?
Tira-Teimas

PS vs. PSD. Deve o 25 de novembro ser celebrado?

Vítor Ramalho (PS) diz que comemorar a data de forma isolada é um erro. José Matos Correia (PSD) acusa o PS atual de se afastar da data para a qual contribuiu em 1975.
Boa moeda, má moeda

CE oferece 35 mil passes de Interrail

Destinam-se a jovens prestes a fazer 18 anos e podem ser utilizados individualmente ou em grupo. As inscrições já abriram.
Os Primeiros 100 Dias de Governo

Professores. Proposta da AD "aberta a negociação"

Pedro Alves (PSD) considera que a proposta do Governo de repor o tempo de serviço dos professores em cinco anos pode ser negociada com os sindicatos. Joana Mortágua fala numa "proposta inaceitável".
Argentina

País com excedente orçamental: 1ª vez em 16 anos

Graças a cortes drásticos nas áreas da saúde, educação e despedimentos na função pública, Argentina consegue excedente orçamental sem aumento de receitas. Estudantes prometem marchas contra cortes.
Guerra na Ucrânia

Zelensky comprou casa do Rei Carlos III?

A notícia de que o Presidente da Ucrânia comprou uma propriedade da família real britânica está a circular nas redes sociais. Mas será verdade?
Fact Check

PM da Hungria escapa a tentativa de assassinato?

Um vídeo verdadeiro do The Guardian está a ser partilhado como o registo de um atentado contra o primeiro-ministro da Hungria. As imagens têm onze anos e não têm nada a ver com Órban.
Estilo de Vida

"A saúde mental devia estar no curriculum escolar"

A atualidade gera tensão? O que faria com o que tempo que passa nas redes? Num novo livro, a psicóloga Siri Helle prescreve ações práticas contra sentimentos negativos que bloqueiam.
História

De uniformes para as SS a jeans Swarovski

Se a França continua a ser sinónimo de haute couture, na segunda metade do século XX emergiram marcas alemãs, italianas e americanas que disputam o domínio francês no segmento do luxo.
Coroa Espanhola

Como foi a visita de Letizia ao reino de Máxima

Os reis de Espanha estiveram nos Países Baixos entre 16 e 18 de abril. A agenda contou com saúde mental, cultura, tecnologia, ecologia e política e também com moda e joias, graças a Letizia e Máxima.
Fact Check

Vídeo mostra crianças cegas a patinar no gelo?

Uma publicação nas redes sociais mostra um vídeo de duas crianças alegadamente cegas a dançar no gelo. Mas não é verdade: são dois conhecidos patinadores na Rússia e ambos conseguem ver.

os nossos especiais

Eleições FC Porto

"Sou convicto, obstinado. Sei que é o caminho"

Em 2021 fechou porta de técnico, em 2022 começou a preparar janela de oportunidade como presidente. Agora, Villas-Boas desafia liderança de Pinto da Costa. Em entrevista ao Observador, explica porquê.
Desporto

Onde começa e acaba o génio e a loucura de Ronnie

Ronnie O'Sullivan, para muitos o melhor jogador de snooker de sempre (que é bem mais do que isso), luta pelo oitavo Mundial aos 48 anos e explica ao Observador os segredos possíveis da longevidade.
Passeio das Virtudes

Lições para a vida de um torneio de poker em Tróia

Não foi um dos mais concorridos e os prémios eram modestos, mas foi o suficiente para um leigo na matéria perceber a sedução deste jogo (e deste ambiente) tão peculiar. Foi assim que aconteceu.

observador 10 anos

Clube dos 52

Saúde e apoio social: mais cooperação, mais futuro

Hoje vivemos muito mais. Mas para vivermos muito melhor é importante integrar de forma mais eficaz a saúde e o setor social, defende Ana Jorge, provedora da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
Clube dos 52

Cidades. Bons transportes e bons passeios

“Não se trata de não poder ter carro”, diz Rita Castel’ Branco, especialista em mobilidade urbana, a propósito das deslocações nas cidades. “Trata-se de ter a opção de poder não ter carro.”
Fact Check

Musk disse que a filha não pode casar com pobre?

A teoria já circula nas redes sociais há vários meses e vai sendo atribuída a milionários diferentes. Já aconteceu com Bill Gates e, nesta publicação, é atribuída a Elon Musk.
Fact Check

Imagem com jogo de sombras venceu "Foto do Ano"?

Utilizadores nas redes sociais garantem que a fotografia de Beverly Joubert, captada em 2018 e que maravilhou muitos, venceu a "Foto do Ano". A imagem é repartilhada anualmente, mas será verdade?
Música

Adeus benji price, olá João Maia Ferreira

Depois de Conan Osíris, cruzou-se com Alex D'Alva Teixeira e apresenta o segundo single de uma nova fase. O álbum “O Lobo Um Dia Irá Comer a Lua” está a caminho e ao Observador o músico abre o jogo.
Startups

O empreendedorismo em Portugal

Em Portugal, não existe ainda, em larga escala, um mindset ligado ao empreendedorismo e à inovação, o que explica que, além da Web Summit, não haja muitos eventos do género.
Carlos Moedas

Moedas e o equívoco de Lisboa

Para quando em Lisboa um Tierno Galván que entusiasmou Madrid ou um George Frêche que reinventou Montpellier? Até que isso aconteça assistimos, tristes, ao desfile de líderes com mera vocação nacional
Empresas

UE: lacuna tecnológica e impulso do crescimento

As empresas europeias poderiam gerar até 3,2 biliões de euros em receitas adicionais até 2024 se reduzissem o défice tecnológico em comparação com as suas congéneres norte-americanas.

os nossos especiais

Eleições Europeias

Bastidores. O dia de Roberta Metsola em Lisboa

Em menos de 24 horas em Lisboa, Metsola encontrou-se com quatro protagonistas políticos (Marcelo, Aguiar-Branco, Montenegro e Pedro Nuno) e elogiou um quinto em declarações ao Observador: Costa.
Educação

Em Sintra, há 150 alunos sem Inglês desde setembro

No agrupamento D. João II, alunos do oitavo ano não têm Inglês desde o início do ano por falta de professores de substituição. Problema atinge também o 1.º ciclo: duas turmas ficaram sem professor.

Os nossos Podcasts Plus

Podcasts

Ouça aqui. Operação Papagaio

Quinze anos antes do 25 de Abril, artistas surrealistas e revolucionários profissionais juntaram-se para derrubar Salazar. Esta é a história inédita dessa louca operação. Ouça aqui os 6 episódios.
Podcasts

Ouça aqui. O Encantador de Ricos

Esta é a história de como Pedro Caldeira, o maior corretor da Bolsa portuguesa, seduziu a alta sociedade dos anos 80 — e perdeu os milhões que lhe confiaram. Ouça aqui os 6 episódios.
Podcasts

Ouça aqui. Um Espião no Kremlin

Esta é a história de como, ao longo dos anos, Vladimir Putin montou uma teia que lhe permitiu chegar ao poder no Kremlin e que terminou com a invasão da Ucrânia. Ouça aqui os 6 episódios.

Jogos Observador

Sudoku

Um novo Sudoku todos os dias. Complete todos os quadrados utilizando números de 1 a 9, não se esqueça: as repetições não são permitidas.

AbraPalavra

Uma palavra, cinco letras, seis tentativas. Inspirado no Wordle, descubra uma palavra nova todos os dias. Jogue e partilhe os seus resultados.
Fact Check

É proibido partilhar o "Pai Nosso" no Facebook?

Nas redes sociais circulam rumores de que Mark Zuckerberg, CEO da Meta, afirmou que era proibido partilhar o "Pai Nosso" no Facebook. As alegações são falsas, disse a empresa ao Observador.

Conversas de Maria João Avilez sobre o 25 de Abril

Eu estive lá

Passos Coelho: "Era obrigatório ser bem sucedido"

Olhando para os anos da troika, Pedro Passos Coelho não hesitou absolutamente em nada: nem em revê-los, nem sobretudo em dizer o que pensa sobre tudo. Conversa com Maria João Avillez.

CONVERSAS DE MARIA JOÃO AVILEZ SOBRE O 25 DE ABRIL

Eu estive lá

Descolonizacão: “A culpa não foi coletiva”

O historiador Rui Ramos e a descolonização: “Não fora a debilidade de Marcelo Caetano frente a meia dúzia de generais envelhecidos e a história podia ter sido outra. E talvez devesse ter sido outra”.
Eu estive lá

Jaime Gama: "Senti o que sentiram" no Capitólio

Jaime Gama encontra semelhanças entre o cerco à Constituinte em 1975 e a invasão do Capitólio nos EUA. No podcast de Maria João Avillez, recorda o que foi o 25 de abril.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora