789kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Séries

O 25 de Abril por António-Pedro Vasconcelos

"A Conspiração" é uma série documental de nove episódios, terminada já depois da morte do realizador, que a pensou, concebeu e narrou. Estreia-se esta quarta-feira, 24 de abril na RTP1.

Exposições

A arte portuguesa nascida a partir da Revolução

Sob o mote de um verso de Sérgio Godinho, o MAAT mostra como 40 artistas portugueses fizeram da transformação coletiva de 1974 um trampolim para obras onde a Liberdade é sinónimo de Individualidade.

25 de Abril

Videomapping e concerto no Terreiro do Paço

O espetáculo tem entrada livre. Depois da projeção do vídeo com fotografias acontecerá um concerto com um tema inédito com letra de José Luís Peixoto e música de Luís Varatojo e Filipe Raposo.

25 de Abril

25 de Abril com Soares

Vida fora, muitos foram os que quiseram seguir Mário Soares. Outros, também muitos, quiseram combatê-lo. Deve ter valido a pena para todos: Soares valia como escolha e como adversário.
FC Porto

Eu voto em Villas Boas

O FC Porto pertence aos portistas. A melhor maneira de os portistas o mostrarem que o clube é afastar quem se tem portado como seu dono e eleger quem quer voltar a ganhar e a ser o maior de Portugal.
25 de Abril

O 25 de Abril e o nacionalismo cívico

Nos últimos anos, descer a Avenida tornou-se um ritual iniciático e de socialização política, ao qual acodem muitas famílias de classe média, de todos os posicionamentos políticos, levando os filhos.
Eleições Europeias

Umas eleições europeias à medida do CH (e da IL)

Numas eleições que a AD está obrigada a vencer, a responsabilidade por um mau resultado não poderá ser atribuída ao jovem Bugalho, mas sim a quem o convidou.
Rui Rio

Rio vai ser comentador do novo canal de televisão

Rui Rio vai voltar à vida pública quase dois anos depois de ter deixado a liderança dos sociais-democratas. Tal como Costa, ex-líder do PSD vai ter um programa de comentário no novo canal televisivo.
António Costa

Costa com opinião semanal no Correio da Manhã

Já se sabia que António Costa seria um dos comentadores do novo canal da Medialivre. Agora é conhecida também a contratação do ex-primeiro-ministro para as páginas do Correio da Manhã.
25 de Abril

25 de Abril. Quais as restrições à circulação?

Com desfiles, cerimónias militares e recriações históricas, há várias restrições ao trânsito em Lisboa. Saiba por onde pode circular e onde pode estacionar no dia das comemorações.
Futebol

Guardiola e Aitana, um amor que faz o Barça sonhar

Treinador e jogadora voltaram a cruzar-se, com Guardiola a dizer que contrataria Aitana como diretora desportiva se fosse presidente do Barcelona. Técnico garante que espanhola seria boa treinadora.
Ténis

"Se estiver como estou, não jogo em Roland Garros"

Na véspera da estreia em Madrid, onde vai despedir-se do Masters 1000 de casa, Rafa Nadal admitiu que não está "a 100%" e garante que não irá a Roland Garros nessas condições e "não é o fim do mundo".
Parlamento Europeu

Parlamento Europeu aprova diretiva das plataformas

A diretiva foi aprovada com 554 votos a favor, 56 contra e 24 abstenções. Negociações decorriam há mais de dois anos sem consenso entre os Estados-membros.
ASAE

ASAE alerta para burlas de falsos inspetores

Os falsos inspetores notificam os operadores sobre uma contraordenação, exigindo de imediato o pagamento de uma coima, por transferência bancária ou multibanco, sob ameaça de fechar estabelecimento.
Crime

País de Gales. Professora esfaqueada por uma aluna

A suspeita foi detida pelas autoridades e vítimas foram transportadas para o hospital. Além da professora, entre os feridos estão um aluno pertencente à turma da suspeita e um funcionário da escola.
Acidente

Quatro pessoas feridas por cavalos à solta Londres

Os animais da cavalaria do Exército britânico ter-se-ão assustado, fugido e colidido com alguns veículos. Os quatro feridos, entre os quais militares, foram transportados para o hospital.
Alexei Navalny

Padre que fez cerimónia de Navalny suspenso

O padre Dmitry Safronov, que organizou uma cerimónia fúnebre junto à sepultura de Navalny, foi despromovido a leitor de salmos e impedido de vestir batina durante três anos.
Dança

A “Utopia” de Diana Niepce é uma transgressão

A bailarina, coreógrafa e ativista leva ao Festival Dias da Dança, no Porto, a mais recente criação: uma performance de três horas e meia que gira em torno dos limites físicos e se revela hipnótica.

eleições no FC Porto

Eleições FC Porto

"Sérgio e Pepe têm contratos assinados se ganhar"

Pinto da Costa fez visita aos terrenos da nova Academia na Maia onde admitiu ter sonho de fazer outro Pavilhão, renovou com Francisco Conceição e revelou contratos assinados caso continue como líder.
Eleições FC Porto

Aulas, Velasquez e um programa que todos viram

Começa a dar aulas de História em Pedrouços, almoça em casa, passa a correr pela empresa antes da paragem obrigatória no café Velasquez e acaba a levar o filho ao treino. Pelo meio, tudo é FC Porto.
Eleições FC Porto

"Sou convicto, obstinado. Sei que é o caminho"

Em 2021 fechou porta de técnico, em 2022 começou a preparar janela de oportunidade como presidente. Agora, Villas-Boas desafia liderança de Pinto da Costa. Em entrevista ao Observador, explica porquê.
Eleições FC Porto

War room "secreta", WhatsApp e a revelação de Zubi

A sede é um Museu mas hoje Villas-Boas "perde-se" entre a parede de recordações e a sala onde preparou candidatura durante dois anos. Almoço com Zubizarreta em Matosinhos trouxe à baila uma profecia.

Rui Ramos e o 25 de Abril

25 de Abril

Os generais de Abril

Os capitães foram fundamentais para fazer o 25 de Abril, mas a revolução precisou dos generais para acontecer e a sua história também precisa deles para fazer sentido. Um ensaio de Rui Ramos.
História

Eanes, o Presidente do 25 de Novembro

Eanes foi um enigma, foi o militar de cara fechada, foi o "Presidente de todos os portugueses", foi o inimigo de Soares e Sá Carneiro. Tudo visto e revisto, o país deve-lhe muito. Ensaio de Rui Ramos.
25 de Abril

1975. Eleitores de Abril vs Capitães de Abril

Na nossa democracia, os “eleitores de Abril” foram tão importantes como os “capitães de Abril”: impediram outra ditadura, tão anti-democrática e tão repressiva como a anterior. Ensaio de Rui Ramos.
25 de Abril

40 anos de cerco: a direita e a democracia

Em 1974, as correntes políticas tinham de se democratizar. Como agentes de socialização democrática, os partidos da direita foram mais eficazes do que os da esquerda, isto é, o PS. Ensaio de Rui Ramos
Observador 10 anos

10 portugueses mais influentes do pós-25 de Abril

A poucos dias dos 50 anos do 25 de Abril, o Observador tem um desafio para leitores e ouvintes: escolher os dez portugueses que mais os marcaram nas últimas cinco décadas. Vote até ao dia 28.
Contra-Corrente

A liberdade também passa por chinelos nas escolas?

A direcção da Escola Secundária Pedro Nunes, Lisboa, pediu aos pais para evitarem que os filhos usem "calções demasiado curtos e camisolas com excessivo decote". É isto boa educação ou autoritarismo?
O Bom, o Mau e o Vilão

Louçã e Bugalho: um moralista sem moral para falar

O Chega (que tem um bom candidato), Luís Montenegro (que tem três deputados arguidos) e Francisco Louçã (que dá lições de moral) são o Bom, o Mau e o Vilão.
A História do Dia

Como é ter nascido a 25 de abril de 1974?

Como foi ser criança nos anos a seguir à revolução? E, 50 anos depois, estamos onde sonhávamos estar? Uma conversa com Ricardo Conceição, subdiretor do Observador e nascido a 25.04.1974

Arterial e Mental

Arterial

Um AVC aos 23 anos. E a rede que amparou Sofia

Depois daquele dia em que uma artéria no cérebro rebentou, o corpo deixou de responder e tudo mudou, Sofia teve de reaprender a vestir-se, a pentear-se, a caminhar, a comer. Mas não esteve sozinha.
Eleições Europeias

Razia de Pedro Nuno provoca "surpresa" em Bruxelas

Pedro Nuno Santos decidiu fazer uma limpeza geral na delegação do PS no Parlamento Europeu e deixou descontentes, mas sobretudo "as bocas abertas" nas delegações estrangeiras.
Eleições Europeias

Rui Moreira confirma convite para ser nº 2 da AD

Rui Moreira confirma conversa na qual Montenegro o sondou sobre a "possibilidade de integrar a lista, na posição número dois" e afirma ainda que nunca foi convidado para cabeça de lista.
25 de Abril

25 Abril: bater-se com vivos, ou bater a mortos?

A 25 de Abril, é bom constatar que jovens como Sebastião Bugalho e Bordalo II se envolvem na política. Só é pena que enquanto um se bate com adversários bem vivos, o outro opte por bater a mortos.
Escolas

A falta de qualidade da aprendizagem dos alunos

Estudos recentes nacionais e internacionais são reveladores de um dos principais problemas da Educação em Portugal: a falta de qualidade da aprendizagem dos alunos.
Atenas

Poeiras e incêndios preenchem Atenas de laranja

A concentração de poeiras, a mais grave desde 2018, aumentou os níveis de poluição. Os incêndios florestais contribuíram para uma diferença de temperatura de 20 graus entre o sul e norte do país.
Bangladesh

Onda de calor causa 34 mortos no Bangladesh 

Daca, a capital do Bangladesh, registou a temperatura mais alta em 58 anos: 42,6 graus. Milhões de pessoas enfrentam a onda de calor sem acesso a água nem eletricidade.
Ténis

Nuno Borges eliminado no Masters 1.000 de Madrid

Nuno Borges, 56.º classificado no ranking mundial, único português entre os 100 melhores, foi derrotado por um tenista posicionado ligeiramente abaixo na hierarquia da ATP (73.º lugar).
Taça de Portugal

Final da Taça joga-se às 17h15 de 26 de maio

A Final da Taça de Portugal joga-se no estádio Nacional a 26 de maio. A hora foi agora determinada. Sporting e Porto vão tentar conquistar o galardão.
Premier League

Arsenal goleia Chelsea e isola-se na liderança

Em encontro da 29.ª jornada, a formação comandada por Mikel Arteta dominou o encontro por completo, vencendo o rival do noroeste de Londres por 5-0, a maior da história do confronto.
Futebol

Cardiff usa IA para exigir indemnização por Sala

Cinco anos depois da morte do avançado, o clube galês recorreu à Inteligência Artificial para exigir uma indemnização de 120 milhões ao Nantes. Cardiff alega que, com Emiliano Sala, não teria descido.
E o vencedor é...

O RAP que se prepare, vem aí António Costa

A inevitável demissão de Fernando Araújo e a vassourada de Pedro Nuno na delegação do PS no Parlamento Europeu. António Costa comentador? Ricardo Araújo Pereira vai ter de olhar para a concorrência.
E o Campeão é...

Rui Costa não está a ver bem o filme (de terror)

Amorim está na montra ou fica em Alvalade? As promessas de Pinto da Costa que acha que Conceição é um trunfo e a escolha difícil de Rui Costa: Schmidt ainda não percebeu o clube que está a treinar.
Resposta Pronta

"Nem a direção-executiva nem o SNS estão em causa"

Adalberto Campos Fernandes, antigo ministro da Saúde, diz que a demissão de Fernando Araújo teve "dignidade". Alerta também que a ministra não deve perder poder: "Não pode ser a Rainha de Inglaterra".
Eu estive lá

Medina e a geringonça: “Tudo era totalmente novo”

Teve resposta para tudo: “O país deve muito a António Costa”. Fernando Medina, ex-ministro das Finanças, revisita os oito anos de poder socialista no podcast de Maria João Avillez, "Eu Estive Lá".
Museus

Em Peniche, um museu "para que ninguém esqueça"

Inaugura no sábado, 27 de abril, no dia em que passam 50 anos da libertação dos presos políticos. A diretora do novo Museu Nacional Liberdade e Resistência mostra os corredores, a memória e o terror.
Música

Vitorino: "Fomos a banda sonora viva da revolução"

A dois meses de completar 82 anos, e a poucos dias do 50.º aniversário do 25 de Abril, o músico lança um novo disco. Em entrevista, fala-nos da infância, do Alentejo, da revolução e de política.
China

China vai lançar nave espacial tripulada 

Nos seis meses que ficam na estação espacial chinesa Tiangong, os astronautas farão várias atividades extra-veiculares e realizarão o primeiro projeto nacional de investigação ecológica em órbita.
Estilo de Vida

"A saúde mental devia estar no curriculum escolar"

A atualidade gera tensão? O que faria com o que tempo que passa nas redes? Num novo livro, a psicóloga Siri Helle prescreve ações práticas contra sentimentos negativos que bloqueiam.
Casas Reais

Erro liberta mafioso que ameaça princesa Amalia 

A herdeira do trono dos Países Baixos, ou o primeiro-ministro Mark Rutte, são dois dos alvos do mafioso Karim Bouyakhrichan, detido em janeiro em Espanha e agora a monte.
Casas Reais

Luxemburgo. O Grão-duque e a tradição de abdicar

O Grão-duque do Luxemburgo já sabe qual será a data da sua abdicação, mas a notícia não foi um choque. Abdicar é uma tradição nesta família real cheia de história.

os nossos especiais

Eleições Europeias

Os bastidores da escolha de Bugalho para europeias

Solução esteve a ser preparada, pelo menos, desde a semana passada. Moreira achou indigno ser número dois e recusou convite para integrar a lista. PSD aprovou a equipa. Mas não está todo convencido.
Mercado Imobiliário

Casas para todos? Crise tão cedo "não irá cessar"

Costa prometeu em 2018 casas para todos no 50º aniversário da Revolução, mas foi "orientação de natureza estratégica", diz Carlos Guimarães, arquiteto e professor catedrático da Universidade Lusófona.
Música

O dilema (de) Taylor Swift

Há demasiada Taylor Swift neste mundo, demasiado debate sobre Taylor Swift, e não há suficientes refrões gloriosos para manter esta conversa eternamente, não no novo "The Tortured Poets Department".

os nossos especiais

Conflito Israelo-palestiniano

A "inevitável" saída do chefe das secretas das IDF

Erros que permitiram ataques de 7 de outubro motivam saída do chefe de secretas militares, Aharon Haliva: "Carrego dor horrível da guerra". Nas altas patentes israelitas deverá haver mais demissões.
Combustível

Combustíveis. Mega-desconto fiscal vai manter-se?

Governo do PS deixou em vigor descida "temporária e extraordinária" do imposto sobre combustíveis de mais de 20 cêntimos por litro. Revisão de apoios em vigor está em avaliação
Guerra na Ucrânia

Ocidente protege Israel, mas não Ucrânia. Porquê?

Ucrânia denuncia duplos critérios do Ocidente, que protegeu céus israelitas mas não protege ucranianos. EUA dizem que querem evitar guerra contra Rússia. E há mais fatores que motivam a falta de ação.
História

De uniformes para as SS a jeans Swarovski

Se a França continua a ser sinónimo de haute couture, na segunda metade do século XX emergiram marcas alemãs, italianas e americanas que disputam o domínio francês no segmento do luxo.

observador 10 anos

Clube dos 52

Saúde e apoio social: mais cooperação, mais futuro

Hoje vivemos muito mais. Mas para vivermos muito melhor é importante integrar de forma mais eficaz a saúde e o setor social, defende Ana Jorge, provedora da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
Clube dos 52

Cidades. Bons transportes e bons passeios

“Não se trata de não poder ter carro”, diz Rita Castel’ Branco, especialista em mobilidade urbana, a propósito das deslocações nas cidades. “Trata-se de ter a opção de poder não ter carro.”
Fact Check

Mensagem anti-Biden na Esfera de Las Vegas?

Publicação viral alega que sala de espetáculos em Las Vegas exibiu mensagem contra Joe Biden. É falso.
Fact Check

Neymar pagou a fiança de Daniel Alves?

Publicação nas redes sociais defende que Neymar pagou a fiança de Daniel Alves, condenado por agredir sexualmente uma mulher. Pai do jogador desmentiu a alegação.
Fact Check

Contacto com poeiras do Saara pode causar cancro?

São vários os alertas deixados pela DGS sempre que vemos as poeiras do Saara. São trazidas por partículas suspensas. Será que podem dar cancro? Há alertas da APA, mas não pelas partículas em si.
25 de Abril

O preço da Liberdade

Cumprir Abril tem de deixar de ser uma primária muleta de discurso, para aqueles cuja retórica política se esgotou há muito. Para se cumprir Abril, não só mas acima de tudo, deve-se cumprir Novembro.
Corrupção

Ir além da corrupção

Ao optar por deixar nas mãos da Ministra da Justiça a missão do combate à corrupção podemos correr o risco de a encerrar politicamente num convento de “amplos debates e consensos” e poucos resultados.
Forças Armadas

Políticos levianos, Forças Armadas em ruptura

À beira de um colapso, as Forças Armadas enfrentam um futuro incerto num mundo instável. Ignorar a urgência é falhar no cumprimento do dever para com os portugueses e com a estabilidade internacional.
Fact Check

Vídeo mostra iranianos a celebrar ataque a Israel?

Vários iranianos saíram às ruas de Teerão para comemorar os ataques contra Israel. Nas redes sociais, uma publicação alega que um vídeo se refere a esse momento. Será verdadeiro?
Fact Check

Vídeo mostra crianças cegas a patinar no gelo?

Uma publicação nas redes sociais mostra um vídeo de duas crianças alegadamente cegas a dançar no gelo. Mas não é verdade: são dois conhecidos patinadores na Rússia e ambos conseguem ver.

Os nossos Podcasts Plus

Podcasts

Ouça aqui. Operação Papagaio

Quinze anos antes do 25 de Abril, artistas surrealistas e revolucionários profissionais juntaram-se para derrubar Salazar. Esta é a história inédita dessa louca operação. Ouça aqui os 6 episódios.
Podcasts

Ouça aqui. O Encantador de Ricos

Esta é a história de como Pedro Caldeira, o maior corretor da Bolsa portuguesa, seduziu a alta sociedade dos anos 80 — e perdeu os milhões que lhe confiaram. Ouça aqui os 6 episódios.
Podcasts

Ouça aqui. Um Espião no Kremlin

Esta é a história de como, ao longo dos anos, Vladimir Putin montou uma teia que lhe permitiu chegar ao poder no Kremlin e que terminou com a invasão da Ucrânia. Ouça aqui os 6 episódios.

Jogos Observador

Sudoku

Um novo Sudoku todos os dias. Complete todos os quadrados utilizando números de 1 a 9, não se esqueça: as repetições não são permitidas.

AbraPalavra

Uma palavra, cinco letras, seis tentativas. Inspirado no Wordle, descubra uma palavra nova todos os dias. Jogue e partilhe os seus resultados.
Fact Check

Apresentador divulgou imagens de Zelensky detido?

Vários posts partilhados nas redes sociais afirmam que Tucker Carlson, apresentador e comentador norte-americano, divulgou imagens do Presidente ucraniano detido. A afirmação é verdadeira?
Fact Check

Vídeo mostra israelitas a fugir de ataque do Irão?

Vídeo verdadeiro com legendas falsas está a ser partilhado como sendo de civis israelitas à procura de abrigo nos ataques do Irão, mas afinal são de outro continente e num contexto distante.

Conversas de Maria João Avilez sobre o 25 de Abril

Eu estive lá

Passos Coelho: "Era obrigatório ser bem sucedido"

Olhando para os anos da troika, Pedro Passos Coelho não hesitou absolutamente em nada: nem em revê-los, nem sobretudo em dizer o que pensa sobre tudo. Conversa com Maria João Avillez.

CONVERSAS DE MARIA JOÃO AVILEZ SOBRE O 25 DE ABRIL

Eu estive lá

Descolonizacão: “A culpa não foi coletiva”

O historiador Rui Ramos e a descolonização: “Não fora a debilidade de Marcelo Caetano frente a meia dúzia de generais envelhecidos e a história podia ter sido outra. E talvez devesse ter sido outra”.
Eu estive lá

Jaime Gama: "Senti o que sentiram" no Capitólio

Jaime Gama encontra semelhanças entre o cerco à Constituinte em 1975 e a invasão do Capitólio nos EUA. No podcast de Maria João Avillez, recorda o que foi o 25 de abril.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora