786kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Eleições Europeias

Bastidores. O dia de Roberta Metsola em Lisboa

Em menos de 24 horas em Lisboa, Metsola encontrou-se com quatro protagonistas políticos (Marcelo, Aguiar-Branco, Montenegro e Pedro Nuno) e elogiou um quinto em declarações ao Observador: Costa.
Bitcoin

"Halving", a redução que mexe com a bitcoin

Nos próximos dias, quem minerar bitcoin vai receber metade da recompensa que ganha atualmente. O fenómeno já deu força ao preço da cripto no passado, mas este ano pode ser diferente.

FC Porto

Gabriel não merecia o inferno à porta do céu

FC Porto entrou em desvantagem, deu a volta, jogou melhor, teve oportunidades para fechar jogo mas sofreu nos descontos e perdeu com o AC Milan nos penáltis, falhando final da Youth League (2-2, 3-4).

Nunca mais é sábado

11 coisas para fazer no fim de semana

Em Lisboa, Vítor Sobral abriu um novo restaurante na Esquina. No Porto, o Real by Casa da Calçada criou um menu onde não faltam bifes. Em Cascais, as obras de Paula Rego retratam um pré e pós Abril.

Pedro Passos Coelho

Um governo preso e um homem livre

Passos Coelho é, entre os políticos portugueses, o mais livre de todos: é o único, com o professor Cavaco Silva, que não dá para o peditório da política de simulacro.
Ministério Público

O império da lei para tudo e para todos

O futuro PGR tem de ter um perfil claro de liderança, de coordenação de equipas e de comunicação. E a hierarquia tem de ser reposta para recuperar a credibilidade perdida no Ministério Público.
Partido LIVRE

Primárias abertas: uma boa ideia?

A democracia faz-se pela competição entre partidos e não dentro dos partidos. Defender a ideia de partidos totalmente democráticos internamente é não perceber os fundamentos do regime representativo.
Defesa

O navio de bandeira portuguesa apanhado pelo Irão

Todos os países europeus estão em negação em relação à escala dos riscos para a sua segurança marítima e económica com estes ataques, sobretudo no estreito de Áden e agora de Ormuz.
Ministério Administração Interna

MAI ainda sem luz verde para rever suplementos

Gabinete de Margarida Blasco diz ser "prematuro avançar com alguma indicação temporal" sobre aumentos salariais e de suplemento, encaminhando os esclarecimentos para depois da reunião de 22 de abril.
António Costa

"Ocasião fez a decisão" de Marcelo dissolver AR

Anterior legislatura acabou "prematuramente por decisão do Presidente da República. A ocasião fez a decisão, mas desde outubro de 2022 que a direita andava num frenesim" para dissolver o Parlamento.
Política

Miguel Albuquerque: queda do Governo foi "bizarra"

"Amaioria das pessoas com alguma lucidez percebeu que esta situação não pode continuar. Tem um primeiro-ministro de um Governo de maioria absoluta que cai e ninguém sabe porquê", disse Albuquerque.
Novo Governo

Cavaco: "Deixem-no governar. Depois julguem"

Antigo Presidente da República recusou fazer "comentários sobre um governo que está apenas há seis dias em plenitude de funções" e pediu que se dê tempo ao Executivo para governar.
Partido LIVRE

8 respostas sobre as polémicas primárias do Livre

Começou com uma decisão da Comissão Eleitoral, ganhou força nas redes sociais e acabou com um recuo do Conselho de Jurisdição do partido. Afinal, o que se passou com as primárias do Livre?
Naufrágios

Corpo dá à costa em Troia, no local do naufrágio

Cadáver poderá pertencer a Ricardo Neves, pai da criança que morreu no naufrágio de que resultou apenas um sobrevivente. Outro desaparecido terá sido encontrado na quinta-feira, na Comporta.
Crime

Tribunal Europeu recusa queixa contra Portugal

A queixa invocava diversas violações da Convenção Europeia dos Direitos Humanos, mas foram descartadas pelo tribunal que as considerou "prematuras", uma vez que ainda decorre nos tribunais portugueses
Tráfico de Droga

Droga em Lisboa. Lanchas rápidas e líder em fuga

Sérgio Anaya estava em fuga da polícia espanhola desde 2020. Nessa altura, juntou-se a outros narcotraficantes, montaram uma rede de tráfico em Lisboa e as lanchas são parte do motivo para estarem cá.
Música

Adeus benji price, olá João Maia Ferreira

Depois de Conan Osíris, cruzou-se com Alex D'Alva Teixeira e apresenta o segundo single de uma nova fase. O álbum “O Lobo Um Dia Irá Comer a Lua” está a caminho e ao Observador o músico abre o jogo.
Teatro

"Quis Saber Quem Sou": uma revolução cantada

Diretor do D. Maria II resgata cancioneiro revolucionário num espectáculo que é "grito de revolta, aviso e reação" ao Portugal contemporâneo. Mostra-se no São Luiz, em Lisboa, até 28 de abril.
Benfica

"Não tenho de justificar. Perdemos, é lamentável"

O treinador do Benfica não apresentou grandes explicações para a eliminação na Liga Europa e disse ser "muito difícil" justificar mais uma queda nos penáltis. Florentino mostrou-se "desiludido".
FC Porto

Os detalhes da parceria dos dragões com a Ithaka

FC Porto anunciou à CMVM os contornos do "Contrato de Investimento e Parassocial" com a sociedade de investimento Ithaka para "incrementar utilização e rentabilidade económica do Estádio do Dragão".
Observador 10 anos

10 portugueses mais influentes do pós-25 de Abril

Falta exatamente um mês para a celebração dos 50 anos do 25 de Abril e o Observador lança um desafio aos leitores: escolher os dez portugueses que mais os marcaram nas últimas cinco décadas.

Arterial e Mental

Arterial

Um AVC aos 23 anos. E a rede que amparou Sofia

Depois daquele dia em que uma artéria no cérebro rebentou, o corpo deixou de responder e tudo mudou, Sofia teve de reaprender a vestir-se, a pentear-se, a caminhar, a comer. Mas não esteve sozinha.
Extremismo

Ser moderado é ser confuso

O mundo não é um enorme ringue de boxe, este não é o último assalto, e o ser humano é um bicho estranhamente resistente, para quem teve já tantas ameaças de apocalipse iminente.
Oficina da Liberdade

Os selvagens

Assim se revela a verdadeira essência do autoritarismo liberal contemporâneo: quando pretende transformar os valores da sociedade ao invés de simplesmente se limitar a respeitá-los.
Pais e Filhos

28 comportamentos com exemplos de pais alienantes

A Alienação Parental é uma forma de maus tratos infantis muitas vezes ignorada, sendo fundamental conhecer as atitudes e os comportamentos concretos de forma a intervir o mais precocemente possível.
Indonésia

Vulcão Ruang entra novamente em erupção

Segundo as autoridades indonésias, uma zona de exclusão de seis quilómetros foi demarcada ao redor do vulcão e tsunamis ainda são possíveis se as rochas do vulcão desabarem no mar.
Acidente

Acidente com ferry em Nápoles provoca 44 feridos

As primeiras indicações apontam para que o desastre tenha sido provocado por más condições meteorológicas. Quando chocou contra o molhe, o navio provocou ferimentos nas pessoas que iam desembarcar.
IPMA

Chuva vai voltar a partir desta quinta-feira

O IPMA prevê a possibilidade de ocorrência de aguaceiros para a região Sul já esta quinta-feira à tarde. Um dia depois, a chuva "sobe" e deve chegar à região Centro do país.
Mário Machado

MP pede prisão efetiva para Mário Machado

MP pede prisão efetiva para Mário Machado mas sobre o outro arguido, Ricardo Pais, considerou "equacionar a pena suspensa" por não ter antecedentes criminais. Sentença será lida no dia 7 de maio.
Energia Renovável

Eólicas no mar. Promotores querem duas fases 

Direção-Geral de Energia propõe uma nova fase de diálogo com candidatos à eólica offshore. Avanço do maior concurso para a atribuição de potência renovável aguarda a decisão do novo Governo.
Televisão

Novo canal da Medialivre com luz verde da ERC

Com a autorização da atividade "de televisão através do serviço de programas temático de cobertura nacional", o novo projeto da Medialivre prevê a criação de 58 vagas de emprego.
Cinema

"O Rapto": Marco Bellochio contra a Igreja

Em 1858, em Bolonha, o Vaticano tirou uma criança judia à família. Marco Bellochio recria a história em "O Rapto", entre a objetividade e o libelo anticlerical. Eurico de Barros dá-lhe duas estrelas.
Cinema

Três filmes para ver esta semana

"Guerra Civil", de Alec Garland, o documentário "De Cor(ações"), com Isabelle Huppert e Fabrice Luchini, e "O Rapto", de Marco Bellochio, são as escolhas desta semana de Eurico de Barros.
Coroa Espanhola

Como foi a visita de Letizia ao reino de Máxima

Os reis de Espanha estiveram nos Países Baixos entre 16 e 18 de abril. A agenda contou com saúde mental, cultura, tecnologia, ecologia e política e também com moda e joias, graças a Letizia e Máxima.

guerra na ucrânia

Guerra na Ucrânia

Kiev: se Ucrânia cair pode haver III Grande Guerra

"Se não protegermos a Ucrânia, a Ucrânia cairá. O sistema de segurança global será destruído" afirmou o primeiro-ministro ucraniano, sublinhando a necessidade do envio de apoios financeiros ao país.
Guerra na Ucrânia

Polaco terá tentado ajudar Rússia a matar Zelensky

Um polaco está a ser acusado de trabalhar com as secretas russas numa tentativa de ajudar a planear o assassinato de Zelensky. Atentado estaria previsto para acontecer durante uma visita à Polónia.
Guerra na Ucrânia

Ajuda dos EUA à Ucrânia não muda nada, diz Rússia

O porta-voz do Kremlin disse que a ajuda dos EUA "não pode de forma alguma influenciar os desenvolvimentos na linha da frente". O Congresso americano mantém bloqueado há meses o pacote de ajuda.
PS

"Montenegro destruiu estado de graça em 15 dias"

O ex-secretário de Estado do PS critica Montenegro por ter se manter em silêncio sobre um retificativo e diz que polémica do IRS obriga a oposição a aguardar por todas as propostas: "é ver para crer".
Serviço De Estrangeiros E Fronteiras

Governo denuncia degradação da situação migratória

O ministro António Leitão Amaro afirma que há um "desacerto das opções políticas e institucionais anteriores e da sua execução designadamente quanto ao processo de extinção do SEF".
Web Summit

Cosgrave espera igual empenho do novo Governo 

Próxima edição da Web Summit terá um painel para políticos e ministros, com o objetivo de que "haja uma participação mais ativa por parte do Governo português na próxima edição da Web Summit".
Passeio das Virtudes

Uma noite nos bastidores com os Calema

Fradique e António celebraram 15 anos de carreira com dois concertos na MEO Arena. Na primeira noite estivemos entre os camarinha e o palco para descobrir de que é feito este fenómeno da música pop.
Teatro

Como resiste uma atriz ao medo de falhar?

Em "Na Medida do Impossível", de Tiago Rodrigues, revela-se uma Beatriz Brás atraída pela vulnerabilidade, sem desejos de "cumprir um ideal". Falámos com a atriz na véspera da estreia em Lisboa.
Contra-Corrente

Será que já somos uma república de procuradores?

A sentença da Relação de Lisboa sobre as medidas de coação da Operação Influencer arrisca-se a criar uma crise na Justiça porque nos faz duvidar dos métodos da PGR – mas não reabilita António Costa.
O Bom, o Mau e o Vilão

O PS não quer justiça, quer vingança

Aguiar-Branco (que tirou as grades do Parlamento), a escola pública (que não consegue ter professores) e o PS (que quer vingar-se do Ministério Público) são o Bom, o Mau e o Vilão.
Porque Sim Não é Resposta

Como é que se consegue sair de um burnout?

Um estado de exaustão física e mental favorecido pela profissão. O psicólogo Eduardo Sá fala numa patologia muito grave com sintomas físicos em que é "absolutamente urgente" procurar ajuda.
Estados Unidos da América

Escolhidos os membros do júri que vai julgar Trump

Caso relacionado com o pagamento a uma atriz pornográfico coloca Trump no banco dos réus em plena campanha eleitoral. Vai ser julgado por 12 jurados — e a seleção foi difícil.
Afeganistão

250 mil crianças deportadas precisam de ajuda

Sem documentos ou classificações necessárias para arranjar um emprego muitos afegãos que foram para o Paquistão são obrigados a regressar. Quase 99% das famílias não tem comida para sobreviver.
Imigração

EUA beneficiam de fluxo migratório, diz FMI

A diretora-geral do FMI disse que a mão-de-obra da imigração é causadora de um "problema na política interna" mas "dá aos Estados Unidos uma vantagem comparativa em relação a outros países".
Igualdade de Género

Presidente da Geórgia veta lei sobre quotas

A presidente da Geórgia afirma que "a abolição das quotas de género é mais um passo atrás no caminho da integração europeia da Geórgia". Porém, se o parlamento rejeitar o veto a lei pode ser aprovada.
Coreia do Norte

Lançada música em homenagem a Kim Jong-Un 

É uma música pop chamada "Líder amigável" que louva os alegados feitos e qualidades de Kim Jong-Un. Foi lançada esta terça-feira e ouvida pela primeira vez num evento de inauguração de casas.
Nações Unidas

Haiti quer que França devolva dinheiro de dívida

Mais de 200 anos depois da independência do Haiti, França poderá ter de devolver o dinheiro exigido ao país nessa altura. Grupo afirma que dívida é de "mais de 150 mil milhões de dólares".
Rio de Janeiro

Brasil: homem diz que idoso entrou vivo no carro

Em interrogatório, uma testemunha, que diz ter ajudado a mulher a transportar o tio para o carro rumo ao banco, disse em interrogatório que o idoso estava vivo. A ideia foi corroborada pelo motorista.

guerra israel-hamas

Conflito Israelo-palestiniano

Descoberta nova vala comum junto ao Al-Shifa

Até ao momento, as equipas de emergência conseguiram recuperar 30 corpos, que foram enterrados em dois cemitérios próximos e foram identificados apenas os cadáveres de doze pessoas.
Conflito Israelo-palestiniano

Charles Michel pede contenção entre Israel e Irão

O político belga afirmou que é necessária moderação e que a reação não "arrisque uma nova escalada". Os Chefes de Estado e a União Europeia condenaram o ataque iraniano e mostraram apoio a Israel.
Conflito Israelo-palestiniano

Irão liberta tripulante de navio apreendido

As autoridades indianas confirmaram contactos com as entidades iranianas "para garantir o bem-estar do resto da tripulação do MSC Aries" e negociar as suas liberdades.
Alterações Climáticas

Vaga de calor no Sahel com "origem humana"

Para especialistas, as temperaturas superiores a 45°C que causaram um grande número de mortes na região, teriam sido impossíveis" sem um aquecimento global de 1,2°C "de origem humana".
Netflix

Netflix aumenta faturação e lucros no 1º trimestre

A empresa norte-americana teve um crescimento na faturação e lucro que "se situaram acima das expectativas dos analistas e das próprias previsões da empresa." O número de subscritores quadruplicaram.
Saúde

DGS: recomendações para tuberculose em crianças

DGS salienta o desafio do diagnóstico infantil, referindo que as manifestações são muitas vezes inespecíficas, atrasando o diagnóstico, sendo a tosse o sintoma mais frequente.
Música

O "bom campeão" de boxe que vive para a marrabenta

Atua em Lisboa (no Teatro da Trindade) esta terça-feira. Antes, falou-nos sobre os mil e um ofícios de desempenhou, o acaso que o levou a entregar-se à música e a tradição que evolui em Moçambique.
Matéria de risco

Aldina: "A poesia é o encontro permanente da vida"

A propósito do novo disco, a meias com Capicua, "Metade-Metade", e antes do Coliseu, uma conversa sobre versos, sobre a pobreza, a infância, a luta contra a miséria e a música como "arte divina".
António Costa

Uma Crítica ao Costismo

Tornara-se incompreensível, para ele, como é que alguém não sente o peso de um legado tão grande nas suas costas; como é que arruína, através do entorpecimento, algo cujas dimensões nem vislumbra.
Assembleia Da República

Gladiadores na Assembleia da República

Numa legislatura em que ninguém acredita que dure, continua a campanha eleitoral. Mas todos fazem? Sabem o que estão a fazer?
Imigração

A imigração e a sociedade portuguesa

A imigração é uma oportunidade para Portugal, mas exige respostas conjuntas do governo central e autarquias, das entidades públicas e privadas, e da sociedade civil.
Fact Check

Ventura aconselhou compra de ações da Galp?

O nome de André Ventura está a ser usado para aconselhar a compra de ações da Galp, com promessas de que estas podem resolver os problemas financeiros dos portugueses. Chega vai fazer queixa à PJ.
Fact Check

França destacou militares para a Roménia?

"França entra na guerra", garantem vários utilizadores das redes sociais. Emmanuel Macron disse que "nada deveria ser descartado" questionado sobre o envio de tropas para a Ucrânia.
Fact Check

Zelensky paga milhões para afastar líder militar?

Publicação nas redes sociais diz que Zelensky pagou a antigo chefe das Forças Armadas 53 milhões de dólares para que este fosse para Inglaterra e abdicasse de uma carreira política. É verdade?
Fact Check

China declarou George Soros "terrorista global"?

George Soros é alvo frequente de informação falsa e este é mais um caso. O magnata e filantropo tem sido crítico do regime chinês, mas não há registo de decisões oficiais como a que circula nas redes.

os nossos especiais

Justiça

A "inaptidão" do MP e as referências a Costa

Três desembargadores censuraram informalidade dos contactos da Start Campus com o Governo, mas revogaram as medidas de coação impostas a Lacerda e Escária e dizem que não há crime. E agora?

Os nossos Podcasts Plus

Podcasts

Ouça aqui. Operação Papagaio

Quinze anos antes do 25 de Abril, artistas surrealistas e revolucionários profissionais juntaram-se para derrubar Salazar. Esta é a história inédita dessa louca operação. Ouça aqui os 6 episódios.
Podcasts

Ouça aqui. O Encantador de Ricos

Esta é a história de como Pedro Caldeira, o maior corretor da Bolsa portuguesa, seduziu a alta sociedade dos anos 80 — e perdeu os milhões que lhe confiaram. Ouça aqui os 6 episódios.
Podcasts

Ouça aqui. Um Espião no Kremlin

Esta é a história de como, ao longo dos anos, Vladimir Putin montou uma teia que lhe permitiu chegar ao poder no Kremlin e que terminou com a invasão da Ucrânia. Ouça aqui os 6 episódios.

Jogos Observador

Sudoku

Um novo Sudoku todos os dias. Complete todos os quadrados utilizando números de 1 a 9, não se esqueça: as repetições não são permitidas.

AbraPalavra

Uma palavra, cinco letras, seis tentativas. Inspirado no Wordle, descubra uma palavra nova todos os dias. Jogue e partilhe os seus resultados.

observador 10 anos

Clube dos 52

Cidades que “falam” com as pessoas

Melhores cidades, com melhores respostas e alternativas para todos, ajudam a formar melhores cidadãos. É essa a convicção de Rita Castel’ Branco, especialista em mobilidade urbana.
Clube dos 52

Cidades. Bons transportes e bons passeios

“Não se trata de não poder ter carro”, diz Rita Castel’ Branco, especialista em mobilidade urbana, a propósito das deslocações nas cidades. “Trata-se de ter a opção de poder não ter carro.”

os nossos especiais

Novo Governo

Pinto Luz validou governante que saiu da CP

Miguel Pinto Luz foi informado sobre indemnização que sua secretária de Estado recebeu da CP antes de ir para o regulador. E não vê ilegalidade. Declarações no Constitucional não referem compensação.
Eu estive lá

Passos Coelho: "Era obrigatório ser bem sucedido"

Olhando para os anos da troika, Pedro Passos Coelho não hesitou absolutamente em nada: nem em revê-los, nem sobretudo em dizer o que pensa sobre tudo. Conversa com Maria João Avillez.
Pedro Passos Coelho

Passos sugere que Montenegro se quis "desligar"

Em entrevista a Maria João Avillez, ex-primeiro-ministro sugere que Montenegro se afastou deliberadamente da herança passista. Aponta críticas a Paulo Portas e reflete sobre a sua relação com Cavaco.
Nissan

Nissan refresca Qashqai e aproxima-o do Ariya

Embora o Qashqai tenha chegado ao mercado português há cerca de dois anos, a Nissan decidiu refrescar o seu SUV. A estética faz agora recordar o Ariya e o sistema de entretenimento é o da Google.

Conversas de Maria João Avilez sobre o 25 de Abril

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora