786kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Partido LIVRE

8 respostas sobre as polémicas primárias do Livre

Começou com uma decisão da Comissão Eleitoral, ganhou força nas redes sociais e acabou com um recuo do Conselho de Jurisdição do partido. Afinal, o que se passou com as primárias do Livre?
FC Porto

Os detalhes da parceria dos dragões com a Ithaka

FC Porto anunciou à CMVM os contornos do "Contrato de Investimento e Parassocial" com a sociedade de investimento Ithaka para "incrementar utilização e rentabilidade económica do Estádio do Dragão".

Teatro

"Quis Saber Quem Sou": uma revolução cantada

Diretor do D. Maria II resgata cancioneiro revolucionário num espectáculo que é "grito de revolta, aviso e reação" ao Portugal contemporâneo. Mostra-se no São Luiz, em Lisboa, até 28 de abril.

IPMA

Chuva vai voltar a partir desta quinta-feira

O IPMA prevê a possibilidade de ocorrência de aguaceiros para a região Sul já esta quinta-feira à tarde. Um dia depois, a chuva "sobe" e deve chegar à região Centro do país.

Democracia

O Portugal que a televisão não vê

O jornalismo devia olhar para os órgãos da democracia, onde não há politólogos e palpites, há políticos eleitos e documentos oficiais. Talvez visse o país que não se vê nos estúdios da televisão.
Geopolítica

A equação iraniana, entre Kant e Hobbes

Continuamos a ouvir gente timorata para quem o sistema internacional é um condomínio kantiano e não o que é: um mundo hobbesiano onde os lobos fazem o que sempre fizeram aos que se portam como ovelhas
Pedro Passos Coelho

Passos em volta

Depois de anos de silêncio, entrou-se, ao que parece, numa época boa para os avistamentos de Passos. Para os encontros imediatos. Mas quais serão as suas intenções?
Natureza

Do jardim à paisagem

No fundo, os responsáveis pelo nosso sistema de ordenamento do território actuam como os donos de jardins que insistem em plantar árvores com raízes para cima, por razões que não consigo compreender.
Justiça

A "inaptidão" do MP e as referências a Costa

Três desembargadores censuraram informalidade dos contactos da Start Campus com o Governo, mas revogaram as medidas de coação impostas a Lacerda e Escária e dizem que não há crime. E agora?
Saúde

Ministério da Saúde pede explicações a Araújo

O gabinete de Ana Paula Martins quer saber em que estado se encontram as mudanças iniciadas pela DE-SNS e pediu explicações sobre a reforma das Unidades Locais de Saúde.
Professores

"Sinais" para negociar? Ministro não confirma

Fernando Alexandre reuniu-se esta quinta-feira com 10 sindicatos e o principal tema em cima da mesa foi a recuperação do tempo de serviço congelado. Sexta-feira irá ouvir a Fenprof e a FNE.
Educação

Em Sintra, há 150 alunos sem Inglês desde setembro

No agrupamento D. João II, alunos do oitavo ano não têm Inglês desde o início do ano por falta de professores de substituição. Problema atinge também o 1.º ciclo: duas turmas ficaram sem professor.
Guerra na Ucrânia

Yulia Navalnaya é uma das mais influentes do mundo

Faz parte das 100 personalidades mais influentes da Time. Rosto de uma das quatro capas da reputada revista, a viúva de Navalny pede mais sanções para a Rússia na 1ª entrevista após morte do marido.
Bruxelas

A atribulada conferência conservadora em Bruxelas

Orbán e Farage foram alguns dos convidados para conferência conservadora, mas autarca mandou polícia para o local. Justiça e PM belga criticaram decisão — e evento realizou-se normalmente esta quarta.
Indonésia

Alerta de tsunami após erupções de vulcão

O vulcão Ruang entrou em erupção cinco vezes nos últimos dias. Aeroporto fechou e 11 mil pessoas foram retiradas. As ilhas da região de Sulawesi estão sob alerta de tsunami.
Eleições FC Porto

Pinto da Costa apresenta programa para a formação

Candidatura de Pinto da Costa anunciou três pontos chave para a formação do FC Porto: Academia construída até 2026, um programa holístico de competências para jovens e maior investimento no scouting.
Futebol

Juventus condenada a pagar 10 milhões a Ronaldo

A Juventus foi condenada a pagar quase 10 milhões de euros a Cristiano Ronaldo, verba que o internacional português deveria ter recebido de impostos e contribuições. Caso aconteceu na pandemia.
Emissão Especial

Gerir balneário pré-campeão? "Nem comia, emagreci"

O Sporting venceu o Famalicão e fica mais perto do título, mas... como gerir a euforia? Nuno Santos, João Castro e Augusto Inácio, treinador campeão, discutem o tema: "Na rua tinha de pedir calma".
Mário Machado

MP pede prisão efetiva para Mário Machado

MP pede prisão efetiva para Mário Machado mas sobre o outro arguido, Ricardo Pais, considerou "equacionar a pena suspensa" por não ter antecedentes criminais. Sentença será lida no dia 7 de maio.
Televisão

Novo canal da Medialivre com luz verde da ERC

Com a autorização da atividade "de televisão através do serviço de programas temático de cobertura nacional", o novo projeto da Medialivre prevê a criação de 58 vagas de emprego.
Cinema

"O Rapto": Marco Bellochio contra a Igreja

Em 1858, em Bolonha, o Vaticano tirou uma criança judia à família. Marco Bellochio recria a história em "O Rapto", entre a objetividade e o libelo anticlerical. Eurico de Barros dá-lhe duas estrelas.
Passeio das Virtudes

Uma noite nos bastidores com os Calema

Fradique e António celebraram 15 anos de carreira com dois concertos na MEO Arena. Na primeira noite estivemos entre os camarinha e o palco para descobrir de que é feito este fenómeno da música pop.
Cinema

Três filmes para ver esta semana

"Guerra Civil", de Alec Garland, o documentário "De Cor(ações"), com Isabelle Huppert e Fabrice Luchini, e "O Rapto", de Marco Bellochio, são as escolhas desta semana de Eurico de Barros.
Política

Montenegro ausente do congresso do PSD/Madeira

Miguel Albuquerque explicou que o primeiro-ministro tem uma visita de Estado já marcada a Cabo Verde, indicando que deverá ser representado no congresso pelo secretário-geral, Hugo Soares.
Tribunal Constitucional

TC volta a rejeitar estatutos do PAN

A nova versão dos estatutos do partido PAN não estipula expressamente quais os "comportamentos suscetíveis de constituir infrações disciplinares" e o prazo máximo para aplicação de sanções.
Partido LIVRE

Livre dá passo atrás: membros externos podem votar

Comissão de Ética e Arbitragem do Livre entende que "não foram apuradas condutas que traduzam viciação do processo eleitoral". Francisco Paupério manterá silêncio até ao final da segunda volta.
Observador 10 anos

10 portugueses mais influentes do pós-25 de Abril

Falta exatamente um mês para a celebração dos 50 anos do 25 de Abril e o Observador lança um desafio aos leitores: escolher os dez portugueses que mais os marcaram nas últimas cinco décadas.

Arterial e Mental

Atualidade

“Ter um AVC salvou-me a vida”

Aos 31 anos, Tiago Baldaia teve um AVC – e depois outro. Detetaram-lhe então um aneurisma e passou por uma cirurgia arriscada. Sobreviveu sem sequelas e com uma aprendizagem: reajustar prioridades.
Arterial

O que é um enfarte?

O "ataque cardíaco" mata. Mas, com um tratamento rápido e adequado, é possível voltar a ter uma vida ativa e evitar um novo episódio. Problema: depois de ter um enfarte, aumenta o risco de ter outro.
Conselho Europeu

Montenegro reitera compromisso com projeto europeu

O reforço da competitividade "é um objetivo tão europeu quanto português" afirmou o primeiro-ministro português, sublinhando o desejo de ter uma Europa forte no mundo e um Portugal forte na Europa.
Eleições EUA

Biden anuncia mudanças nas taxas sobre aço chinês

Biden afirmou num sindicato trabalhadores do aço "a possibilidade de triplicar as tarifas sobre o aço e o alumínio da China". Esta é uma das medidas que espera conquistar a classe trabalhadora.
Diversidade

Aprender com a diversidade: compromisso da escola

A diversidade contribui para um mundo melhor e essa é a premissa para uma educação que se exige inclusiva, numa escola de todos e com todos.
História

O Clube dos Poetas esquecidos

Os portugueses esqueceram-se dos poetas e dos feitos gloriosos que estes cantaram. Os feitos que hoje são conhecidos não são aqueles que são cantados ao som da lira, mas que foram gritados ao megafone
Emigração

Problema não são os que saem mas os que não voltam

O Governo tem o poder para adequar as políticas públicas às necessidades dos jovens, dos portugueses e do país e cumprir este que deveria ser o novo desígnio nacional: fazer regressar os nossos jovens
Liga Europa

Schmidt: "Não viemos a Marselha para defender"

Treinador do Benfica assume ser preciso uma "boa exibição" frente ao Marselha. "Se formos iguais a nós próprios, temos possibilidades de chegar às meias-finais", considerou.
Ténis

Nadal afastado na 2ª ronda do torneio de Barcelona

O tenista Rafael Nadal não se conseguiu impor diante de Alex De Minaur. Vencedor de 22 torneios do Grand Slam, acabou afastado ao fim de uma hora e 54 minutos, por 7-5 e 6-1.
Guerra na Ucrânia

A Ucrânia está a perder "o ânimo" na guerra

O ânimo da população ucraniana e do exército estará a diminuir, numa altura em que mais ajuda do Ocidente tarda em chegar e as munições para combater a Rússia começam a faltar.
Guerra na Ucrânia

Stoltenberg pede armas prioritárias para Kiev

"Entre cumprir os objetivos de capacidade da NATO e prestar mais assistência à Ucrânia, a minha mensagem é clara: enviem mais armas para a Ucrânia", sublinhou Stoltenberg.
Guerra na Ucrânia

Congresso prevê ajuda à Ucrânia de 61 mil milhões

Prevê-se também um pacote de cerca de 26 mil milhões de dólares para ajudar Israel e outros milhares de milhões para Taiwan. Biden pede à Câmara de Representantes para "aprovar urgentemente".
Rio de Janeiro

Mulher leva cadáver de tio ao banco

As funcionárias desconfiaram do homem numa cadeira de rodas e sem sinais de vida e chamaram os serviços de emergência, que confirmaram: já estava morto há algumas horas. A mulher foi detida.
Reino Unido

Venda de tabaco restrita aos menores de 16 anos

A medida foi aprovada na sequência de um compromisso anteriormente anunciado pelo governo de proibir a venda e o fornecimento de vaporizadores descartáveis, que tem aumentado entre os jovens.
Nazismo

Suíça aprova proibição de símbolos extremistas

Revertendo a sua posição neutralidade durante a Segunda Guerra Mundial, a Suíça proibiu a exibição de imagens de caráter extremista, violento e racista, à semelhança de outros países europeus.
Teatro

Como resiste uma atriz ao medo de falhar?

Em "Na Medida do Impossível", de Tiago Rodrigues, revela-se uma Beatriz Brás atraída pela vulnerabilidade, sem desejos de "cumprir um ideal". Falámos com a atriz na véspera da estreia em Lisboa.
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

Quais os próximos passos da Operação Influencer?

O MP voltou a ser derrotado depois do tribunal da relação de Lisboa ter dito que não encontrou indícios de crime. Caiu um Governo e temos um sério problema com o descrédito da investigação criminal.
Semáforo Político

O Governo de António Costa caiu em vão?

O recurso do Ministério Público cai como um castelo de cartas. Foi desmentido duas vezes, fez o país afundar-se numa crise política e devem-se explicações. Ainda o Livre, o "laboratório político".
Porque Sim Não é Resposta

Como lidar com a falta de confiança nos avós?

Eduardo Sá não tem dúvidas de que é um dilema. O psicólogo explica que, ainda que possa ser um comportamento de injustiça, é importante realçar o mais importante: o amor das crianças pelos avós.
O sofá do parlamento

Retificativo? "Silêncio começa a ser ensurdecedor"

O ex-secretário de Estado João Paulo Correia, entende que o Governo "deve dar resposta" à disponibilidade de Pedro Nuno Santos para aprovar um retificativo e critica o silêncio de Montenegro. 
25 de Abril

PR: "Democracia faz-se ou desfaz-se todos os dias"

Ao longo do seu discurso, Marcelo falou da democracia como uma reafirmação diária. "Cada vez que os jovens que se formam têm de partir, porque não têm como ficar, desfaz-se a democracia", disse.
Governo

CSM autoriza juíza como chefe de gabinete

Juíza vai chefiar o gabinete da secretária de Estado Adjunta e da Justiça, Maria Clara Figueiredo, que também é juíza desembargadora, mas cuja indicação para o Governo não requer autorização do CSM.
Fraude

Banco de Portugal alerta para fraude com IBAN

Fraude é feita com recurso a 'malware' previamente instalado no computador da vítima e em transferências bancárias por homebanking "um terceiro altera o IBAN da conta de pagamento do beneficiário".
Conflito Israelo-palestiniano

Guterres: retórica Israel-Irão “também é perigosa"

O secretário-geral da ONU apelou à máxima contenção de todas as partes. "O mundo e a região não podem permitir-se outro conflito aberto", sublinhou o representante de Guterres.
Conflito Israelo-palestiniano

Tripulação do navio apresado pelo Irão está bem

Os 25 tripulantes do navio MSC Aries "estão bem", diz a empresa, frisando que o navio de bandeira portuguesa apresado pelo Irão vai continuar a prestar um "serviço ininterrupto e regular" na região.
Conflito Israelo-palestiniano

MNE britânico: Israel decidiu responder ao Irão

"A coisa certa a fazer é tornar clara a nossa opinião sobre o que deve acontecer a seguir, mas é claro que os israelitas tomaram a decisão de agir", disse Cameron após encontro com Herzog.
Paris

Jogos Olímpicos. Despejo desaloja 400 migrantes

Edifício era a maior ocupação em França. Maioria dos migrantes têm estatuto legal em França e colaborou com a evacuação. Muitos já tinham sido afetados por anteriores expulsões no epicentro dos Jogos.
Futebol

Sete meses (e três penáltis) depois, Jesus perdeu

Al Hilal perdeu nos EAU frente ao Al Ain, carrasco do Al Nassr de Ronaldo, na primeira mão das meias-finais da Champions da Ásia e quebrou série de 34 vitórias consecutivas desde 21 de setembro (4-2).
Eleições FC Porto

Villas-Boas: "É hora de embarcar numa nova viagem"

Villas-Boas apresentou o seu programa eleitoral, com dez mandamentos e cinco momentos na próxima década explicados em 67 páginas. No final, reflete sobre a gratidão pelo legado de Pinto da Costa.
Música

O "bom campeão" de boxe que vive para a marrabenta

Atua em Lisboa (no Teatro da Trindade) esta terça-feira. Antes, falou-nos sobre os mil e um ofícios de desempenhou, o acaso que o levou a entregar-se à música e a tradição que evolui em Moçambique.
Matéria de risco

Aldina: "A poesia é o encontro permanente da vida"

A propósito do novo disco, a meias com Capicua, "Metade-Metade", e antes do Coliseu, uma conversa sobre versos, sobre a pobreza, a infância, a luta contra a miséria e a música como "arte divina".
Séries

A espionagem fica tão bem a Park Chan-Wook

"The Sympathizer" é ficção dentro da ficção, orquestrada pelo sul-coreano Park Chan-Wook a partir do livro premiado de Viet Thanh Nguyen. Para ver a partir de dia 15 na HBO Max.
Saúde da Mulher

50% das mulheres na menopausa assumem "mal-estar"

"Cerca de metade das mulheres assumem mal-estar nesta fase", indica o projeto saúde Médis. Foram entrevistadas 33 mulheres entre os 45 e os 65 anos que revelaram os seus maiores "desconfortos".
António Costa

Uma Crítica ao Costismo

Tornara-se incompreensível, para ele, como é que alguém não sente o peso de um legado tão grande nas suas costas; como é que arruína, através do entorpecimento, algo cujas dimensões nem vislumbra.
Assembleia Da República

Gladiadores na Assembleia da República

Numa legislatura em que ninguém acredita que dure, continua a campanha eleitoral. Mas todos fazem? Sabem o que estão a fazer?
Imigração

A imigração e a sociedade portuguesa

A imigração é uma oportunidade para Portugal, mas exige respostas conjuntas do governo central e autarquias, das entidades públicas e privadas, e da sociedade civil.

Os nossos Podcasts Plus

Podcasts

Ouça aqui. Operação Papagaio

Quinze anos antes do 25 de Abril, artistas surrealistas e revolucionários profissionais juntaram-se para derrubar Salazar. Esta é a história inédita dessa louca operação. Ouça aqui os 6 episódios.
Podcasts

Ouça aqui. O Encantador de Ricos

Esta é a história de como Pedro Caldeira, o maior corretor da Bolsa portuguesa, seduziu a alta sociedade dos anos 80 — e perdeu os milhões que lhe confiaram. Ouça aqui os 6 episódios.
Podcasts

Ouça aqui. Um Espião no Kremlin

Esta é a história de como, ao longo dos anos, Vladimir Putin montou uma teia que lhe permitiu chegar ao poder no Kremlin e que terminou com a invasão da Ucrânia. Ouça aqui os 6 episódios.

os nossos especiais

Governo

Receita de Cavaco ameaça estratégia de Montenegro

Gestão do silêncio, centralização do discurso em Montenegro, erros não forçados, tom duro contra a oposição e jornais não têm ajudado afirmação do Governo. E há quem reconheça que é preciso melhorar.
Novo Governo

Pinto Luz validou governante que saiu da CP

Miguel Pinto Luz foi informado sobre indemnização que sua secretária de Estado recebeu da CP antes de ir para o regulador. E não vê ilegalidade. Declarações no Constitucional não referem compensação.
Novo Governo

Direita não compreende plano de Passos

Palavras de Passos vistas como "brutalidade" contra PSD e CDS. Pergunta mais repetida é "porquê agora". Ninguém antecipa próxima jogada do ex-PM: presidenciais, legislativas ou exercício de liberdade.

Jogos Observador

Sudoku

Um novo Sudoku todos os dias. Complete todos os quadrados utilizando números de 1 a 9, não se esqueça: as repetições não são permitidas.

AbraPalavra

Uma palavra, cinco letras, seis tentativas. Inspirado no Wordle, descubra uma palavra nova todos os dias. Jogue e partilhe os seus resultados.
Pedro Passos Coelho

Passos sugere que Montenegro se quis "desligar"

Em entrevista a Maria João Avillez, ex-primeiro-ministro sugere que Montenegro se afastou deliberadamente da herança passista. Aponta críticas a Paulo Portas e reflete sobre a sua relação com Cavaco.
Finanças Públicas

Governo diz ter pouca margem para apoio à economia

"Margem disponível para estímulos orçamentais encontra-se condicionada pela necessidade de manter a dívida pública numa trajetória de redução". Superávite de 0,3% significa mais de 750 milhões.
Conflito Israelo-palestiniano

Porque alguns países árabes defenderam Israel?

Vários países que "deixaram para trás" críticas à guerra em Gaza e ajudaram Israel a defender-se do ataque iraniano. Com isso, mostraram que temem mais o Irão do que Israel — e que são fiéis aos EUA.
Arte Contemporânea

Há uma "vaga" a agitar águas nas artes dos Açores

Vaga, o espaço da associação que organiza o festival Walk&Talk, reabriu este mês. Evento que ajudou a transformar o tecido artístico dos Açores passa a bienal e regressa em setembro de 2025.

observador 10 anos

Clube dos 52

Cidades que “falam” com as pessoas

Melhores cidades, com melhores respostas e alternativas para todos, ajudam a formar melhores cidadãos. É essa a convicção de Rita Castel’ Branco, especialista em mobilidade urbana.
Clube dos 52

Cidades. Bons transportes e bons passeios

“Não se trata de não poder ter carro”, diz Rita Castel’ Branco, especialista em mobilidade urbana, a propósito das deslocações nas cidades. “Trata-se de ter a opção de poder não ter carro.”

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora