3 minutos de leitura

Pode marcar consultas online e acompanhar os seus pedidos de consulta no Serviço Nacional de Saúde (SNS). A marcação de consultas nos cuidados de saúde primários pode ser realizada através do Registo de Saúde Eletrónico | Área do Cidadão.

Quem pode marcar consultas?

O próprio:

Um familiar:

  • na unidade de saúde onde o familiar está inscrito
  • através do Registo de Saúde Eletrónico | Área do Cidadão, se o mesmo pertencer ao agregado familiar
  • através do SNS 24 – 808 24 24 24, escolhendo a opção 2

Um amigo:

  • através do SNS 24 – 808 24 24 24, escolhendo a opção 2
  • na unidade de saúde onde a pessoa está inscrita

Quando posso marcar consultas?

As consultas podem ser marcadas em qualquer momento, dentro do horário de funcionamento da unidade de saúde de inscrição.

Através do Registo de Saúde Eletrónico | Área do Cidadão, 24 horas por dia.

Por telefone, através do SNS 24 – 808 24 24 24, das 8h às 22h, todos os dias.

Onde posso marcar consultas?

Na internet, após a inscrição no Registo de Saúde Eletrónico | Área do Cidadão, aceda a Marcação Eletrónica de Consultas.

Nas unidades de saúde, presencialmente ou por telefone.

Por telefone, através do SNS 24 – 808 24 24 24.

Quais os documentos e requisitos necessários?

No caso da marcação online é necessário um registo prévio no Registo de Saúde Eletrónico | Área do Cidadão.

Para a marcação de consultas através do SNS 24 ou presencialmente é necessário o documento que certifica a inscrição na unidade de saúde ou o Cartão de Cidadão.

Qual é o prazo?

A marcação de consultas online apenas disponibiliza os horários a partir do 5º dia útil (inclusive), contando da data em que o utente está a usar a plataforma para efetuar a marcação de consulta.

Qual é o custo de uma marcação de consulta?

A marcação de uma consulta não tem qualquer custo.

Quanto custa a consulta?

A consulta implica o pagamento da respetiva taxa moderadora.

Obtenha mais informações sobre as taxas moderadoras e situações em que há isenção do seu pagamento no portal do Serviço Nacional de Saúde.

Quais são os tipos de consulta disponíveis para marcação?

As consultas disponíveis nos cuidados de saúde primários são:

  • planeamento familiar
  • saúde adultos
  • saúde materna
  • saúde infantil
  • recurso/reforço

A marcação de consultas por iniciativa do utente existe para motivos não relacionados com doença aguda, isto é, que não obrigue a um atendimento imediato.

O que é uma consulta de planeamento familiar?

A consulta de planeamento familiar pretende garantir o acesso a informação, métodos de contracepção eficazes e seguros e a serviços de saúde que contribuem para a prática de uma sexualidade segura e saudável.

O que é uma consulta de saúde materna?

A consulta de saúde materna pretende garantir o acompanhamento e a prestação de todos os cuidados e meios complementares de diagnóstico durante a gravidez.

O que é uma consulta de saúde infantil?

A consulta de saúde infantil é uma consulta de acompanhamento do desenvolvimento da criança, que só pode ser marcada uma vez por ano.

O que é uma consulta de recurso/reforço?

Uma consulta de recurso/reforço é válida para qualquer utente sem médico de família atribuído.