2 minutos de leitura

No caso de insuficiência económica, pode pedir a isenção de taxa moderadora através do SNS24 ou através do Registo de Saúde Eletrónico | Área do Cidadão.

Quem pode pedir a isenção de taxa moderadora?

  • Utentes que nunca submeteram um requerimento;
  • Utentes que tenham submetido um requerimento anteriormente e não lhes tenha sido reconhecida a situação de insuficiência económica.

Quando é que posso realizar o pedido?

Em qualquer momento. Para utentes sem isenção o pedido pode ser solicitado a qualquer altura, tendo apreciação no prazo estimado de 10 dia úteis, contados da data da respetiva submissão.

Onde posso realizar o pedido?

Pode realizar o pedido online, no Registo de Saúde Eletrónico | Área do Cidadão ou através chamada telefónica para o 808 24 24 24.

Quais os documentos e requisitos?

Para o pedido é necessário o Cartão de Cidadão. A condição de insuficiência económica é avaliada pela Autoridade Tributária e Aduaneira (AT).

Consideram-se em situação de insuficiência económica os utentes que integrem um agregado fiscal cujo rendimento médio mensal, dividido pelo número de pessoas (no máximo dois) a quem cabe a direção do agregado fiscal (sujeitos passivos ao nível da declaração de IRS), seja igual ou inferior a € 643,35 (1,5 vezes o valor do Indexante dos Apoios Sociais).

Qual o prazo?

O pedido pode ser solicitado a qualquer momento, tendo apreciação (validação/recusa) no prazo estimado de 10 dias úteis.

Existe reavaliação da isenção?

O reconhecimento da insuficiência económica é reavaliado, anualmente, a 30 de setembro. A condição de insuficiência económica é reavaliada automaticamente pela Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), sendo os sistemas de informação atualizados em conformidade.

A reavaliação não ocorre de forma automática, sendo exigível a apresentação de um novo requerimento, sempre que:

  • A situação de insuficiência económica não é reconhecida no ano anterior, quer em sede de primeira apreciação do pedido ou de reavaliação anual;
  • Ocorram alterações na informação prestada ou desconformidade com a declaração fiscal relativa aos membros do agregado familiar.

Como?

Permite o reconhecimento da insuficiência económica para efeitos de isenção de taxas moderadoras e de outros encargos de que dependa o acesso às prestações de saúde.

Qual o custo do pedido?

É totalmente gratuito.

Posso corrigir/alterar o pedido?

Sim. A correção/alteração é permitida nas 24 horas seguintes à submissão do mesmo.

Se já tiverem passado mais de 24 horas após a submissão, é necessário aguardar até que o pedido seja avaliado.