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SNS 24

Autenticação na área pessoal do portal do SNS 24

Como tenho acesso à área pessoal do portal do SNS 24?

Para ter acesso à área pessoal do portal do SNS 24, o utente terá de se autenticar, previamente, através de uma das opções seguintes:

  • Chave Móvel Digital
  • Cartão de Cidadão
  • Número de Utente de Saúde

Nunca me registei nesta área. Como posso ter acesso?

Caso ainda não esteja registado na área pessoal do portal do SNS 24 , ao efetuar a autenticação, através de um dos meios referidos, será redirecionado para uma página para confirmação do registo. Aqui pode preencher os dados de contacto que pretende que sejam associados, e seguir as instruções.

Para que serve o acesso à área pessoal do portal do SNS 24?

A área pessoal do portal do SNS 24 disponibiliza uma série de funcionalidades de registo, monitorização e partilha de informação entre o utente, os profissionais de saúde e as entidades prestadoras de cuidados do Serviço Nacional de Saúde.

Marcar consultas, pedir renovação da medicação crónica ou solicitar a isenção de taxas moderadoras, são alguns dos serviços disponíveis.

Existe algum serviço que possa utilizar nesta área se não me autenticar por Chave Móvel Digital, Cartão do Cidadão ou através do Número de Utente de Saúde?

Os cidadãos que não disponham de meios ou não pretendam aceder à área pessoal do portal do SNS 24 através destas formas de autenticação, podem ainda assim continuar a contactar o SNS 24 – 808242424 – para efeitos de marcação de consultas no seu médico de família e para pedidos de isenção de taxas moderadoras por insuficiência económica.

Se eu não ativar a Chave Móvel Digital e o PIN do Cartão de Cidadão significa que não vou conseguir aceder?

Não. Se não ativar a Chave Móvel Digital ou o PIN do Cartão de Cidadão pode aceder à área pessoal do portal do SNS 24 com o seu Número de Utente de Saúde.

Tenho o Bilhete de Identidade vitalício. Como posso aceder à área pessoal do portal do SNS 24?

Poderá aceder através do seu Número de Utente de Saúde.

Os titulares de Bilhete de Identidade podem solicitar a Chave Móvel Digital num balcão de atendimento dos Espaços Cidadão. Pode ativar a Chave Móvel Digital no momento do pedido indicando o número de utente do Serviço Nacional de Saúde.

Como devo fazer a autenticação com a Chave Móvel Digital?

Para fazer a autenticação através de Chave Móvel Digital, deve seguir estes passos:

  • aceda à área de autenticação, selecione o separador “Chave Móvel Digital” e clique em “Autorizar”
  • introduza o número de telemóvel e o código PIN – caso ainda não tenha alterado o código PIN temporário, irá ser solicitado nesta fase a alteração do respetivo código
  • introduza o código de segurança que foi enviado para o seu telemóvel – tem 5 minutos para o fazer
  • após inserir o código de segurança enviado para o telemóvel, deve clicar no botão “Confirmar”

A autenticação através de Chave Móvel Digital permite confirmar de forma segura a sua identidade para aceder à área pessoal do portal do SNS 24.

O código de segurança que recebi no meu telemóvel/email é para usar em todas as autenticações?

Não. O código de segurança de 6 dígitos que recebeu é único e temporário. Em cada autenticação recebe um novo código de segurança por SMS ou email, de acordo com o método de autenticação escolhido.

Não consigo utilizar o meu código de segurança para me autenticar. O que devo fazer?

Precisa de reiniciar o seu processo de autenticação com a sua Chave Móvel Digital com a introdução do seu número de telemóvel, PIN da Chave Móvel Digital e o novo código de segurança, que é enviado automaticamente para o seu telemóvel ou email, conforme a sua opção.

Alterei o meu número de telemóvel. O que devo fazer?

Poderá alterar o número de telemóvel associado à Chave Móvel Digital da seguinte forma:

  • na área reservada da página autenticação.gov.pt (clique na opção “Iniciar sessão” no canto superior direito da página) escolha o separador “A minha Chave Móvel Digital”, onde pode consultar e alterar os dados associados à sua Chave Móvel Digital
  • no atendimento presencial num Espaço Cidadão

Mudei de endereço de email. O que devo fazer?

Poderá alterar o endereço de email associado à Chave Móvel Digital da seguinte forma:

  • na área reservada da página autenticação.gov.pt (clique na opção “Iniciar sessão” no canto superior direito da página) escolha o separador “A minha Chave Móvel Digital”, onde pode consultar e alterar os dados associados à sua Chave Móvel Digital
  • no atendimento presencial num Espaço Cidadão

O que preciso de ter para fazer a autenticação com o Cartão de Cidadão?

Para se autenticar com o Cartão de Cidadão é necessário ter:

  • Cartão de Cidadão com certificado digital válido
  • código PIN de autenticação do Cartão de Cidadão
  • leitor de cartões
  • acesso à internet via navegador (browser) que seja suportado pelo fornecedor de autenticação
  • software para utilização do Cartão de Cidadão instalado e iniciado

A autenticação através do Cartão de Cidadão permite confirmar de forma segura a sua identidade para aceder à área pessoal do portal do SNS 24.

Preciso de ter leitor de cartões para me autenticar através do Cartão de Cidadão?

Sim. O leitor de cartões é um requisito obrigatório para efetuar a autenticação através de Cartão de Cidadão.

Existem leitores individuais, que podem ser ligados ao computador por USB. Alguns computadores já têm leitores de cartões integrados onde é possível colocar o Cartão de Cidadão.

Se não quiser continuar a usar a área pessoal do portal do SNS 24, o que vai acontecer aos meus dados de saúde?

Se não quiser continuar a usar a área pessoal do portal do SNS 24 deve enviar email para o SNS 24, informando que não pretende ter área pessoal, indicando os seus dados pessoais (nome, número de utente do SNS e data de nascimento).

Existe algum prazo após o qual perco o acesso à minha informação de saúde?

Não está definido nenhum prazo após o qual deixe de ter acesso à sua informação. Contudo, até que peça a desativação da conta, os dados existentes continuam na sua área.

Posso continuar a marcar consultas online na área pessoal do portal do SNS 24 para o meu agregado familiar?

Sim. Apenas na funcionalidade de ‘Marcar consultas’, pode adicionar elementos do seu agregado familiar, através do preenchimento do nome, data de nascimento e número de SNS, de modo a agendar uma consulta nos cuidados de saúde primários para esse utente/familiar.

Quando pretender voltar a agendar uma consulta para esse mesmo utente ou para um outro, terá sempre de colocar os dados referidos anteriormente.

O que é a Chave Móvel Digital?

A Chave Móvel Digital (CMD) é um meio de autenticação e assinatura digital certificado pelo Estado português. Permite ao utilizador aceder a vários portais públicos ou privados, e assinar documentos digitais, com um único login.

A Chave Móvel Digital associa um número de telemóvel ao número de identificação civil para um cidadão português, e o número de passaporte ou título/cartão de residência para um cidadão estrangeiro.

Para mais informações sobre a Chave Móvel Digital consulte a página online onde encontra todas as informações. Para dúvidas e esclarecimentos utilize os contactos disponíveis.

Fonte: Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS)

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