Ir para o conteúdo
Logótipo do Serviço Nacional de Saúde 24
|
SNS 24

O que é o Balcão SNS 24 ?

O Balcão SNS 24 é um espaço físico criado com o intuito de ajudar os cidadãos no acesso dos serviços digitais e de telessaúde entre o Cidadão e os profissionais de saúde do SNS, através da criação de uma Rede Nacional de estruturas locais já existentes de confiança e proximidade.

Qual é o objetivo destes espaços?

O objetivo destes espaços é de facilitar e promover o acesso aos serviços digitais e de telessaúde entre os cidadãos e os profissionais de saúde do Serviço Nacional de Saúde (SNS), através de criação de condições de maior proximidade e redução de barreiras em lidar com os meios técnicos ou mesmo pela sua inexistência.

Quais são os serviços digitais disponibilizados pelo Balcão SNS 24 ?

Os serviços disponibilizados no Balcão SNS 24 são:

  • consultas | teleconsultas (marcar |desmarcar| remarcar)
  • teleconsultas (realizar)
  • exames (consultar resultados)
  • consultar baixas médicas
  • consultar comprovativos de presença
  • receitas de medicamentos (renovar | consultar)
  • registo de dados de saúde
  • aceder ao serviço de interpretação língua gestual portuguesa
  • realizar chamada para o SNS 24 – 808242424
  • pedir isenção de taxas moderadoras por insuficiência económica
  • autodeclaração de doença
  • atualização de dados do utente
  • boletim de vacinas (consultar | obter documento)

Onde está a funcionar o Balcão SNS 24?

O Balcão SNS 24 está a funcionar nestes locais indicados.

Estes serviços são disponibilizados em outros locais?

Sim. Estes serviços podem ser disponibilizados pelos seguintes canais:

Como posso aceder ao Balcão SNS 24?

Existem duas formas diferentes de aceder ao Balcão SNS 24. Através do:

  • acesso facilitado

Os serviços realizados através do acesso facilitado são sempre realizados pelo utente com o suporte do funcionário do Balcão SNS 24 . Nesta modalidade pode aceder aos serviços através da área pessoal do portal do SNS 24 e/ou SNS 24 via telefone ou site. Neste caso, será o utente a fazer a sua autenticação na área pessoal do portal do SNS 24 ou a contactar o SNS 24 por telefone ou acedendo ao site.

  • acesso mediado

Na modalidade de acesso mediado, os serviços são realizados pelo funcionário do Balcão SNS 24 em nome do utente, através da RSE | Área Administrativa. Para isso, o funcionário terá de fazer a sua autenticação nesta área.

Qual a diferença entre acesso facilitado e o acesso mediado?

O acesso facilitado tem como objetivo dar ao cidadão as condições e o apoio para o próprio poder aceder aos serviços digitais e de telessaúde para que “faça você mesmo”.

Já o acesso mediado acontece quando o cidadão não tem as condições necessárias para efetuar os pedidos que necessita e, por isso, permite fazer-se representar por um profissional do balcão numa perspetiva de “fazemos por si”.

Quais são os requisitos para aceder ao Balcão SNS 24?

Pode aceder ao Balcão SNS 24 através:

  • acesso facilitado:

Para aceder aos serviços acima indicados o utente deve:

  • ter Chave Móvel Digital ou Cartão do Cidadão, respetivo PIN
  • estar registado na área pessoal do portal SNS 24
  • ter telemóvel e/ou conta de e-mail

O Balcão SNS 24 deve ter:

  • computador com câmara, som e Google Chrome instalado
  • leitor de cartões
  • aplicação do Cartão do Cidadão instalada
  • largura de banda mínima de 20 MB
  • acesso mediado:

Para mediar aos serviços acima indicados o funcionário do Balcão SNS 24 deve:

  • ter um utilizador válido na RSE | Área Administrativa
  • ter telemóvel

O Balcão SNS 24 deve ter:

  • computador com câmara, som e com Google Chrome instalado
  • largura de banda mínima de 20 MB

Como posso fazer a ativação da chave móvel digital?

É possível ativar a sua Chave Móvel Digital (CMD) online, por videochamada, ou pedir a ativação num balcão de atendimento. Para mais informações aceda ao site da AMA.

Como posso fazer o registo na área pessoal do portal do SNS 24?

Não é necessário fazer registo para ter acesso à sua área pessoal do portal do SNS 24. Basta na página inicial do portal, clicar em “Iniciar sessão”, e será redirecionado para as opções de como pretende aceder à área pessoal do portal do SNS 24:

  • Chave Móvel Digital (CMD) ou
  • Cartão do Cidadão (CC) ou
  • Número de Utente de Saúde

Fonte: Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS)

Guardar:
Esta informação foi útil?
This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Assuntos relacionados