O que é o Balcão SNS 24 ?
O Balcão SNS 24 é um espaço físico criado com o intuito de facilitar o acesso aos serviços digitais e de telessaúde, entre o cidadão e os profissionais de saúde do Serviço Nacional de Saúde, através da criação de uma Rede Nacional de Estruturas Locais já existentes, que permitam estabelecer confiança e proximidade.
Qual é o objetivo destes espaços?
O objetivo destes espaços é de facilitar e promover o acesso aos serviços digitais e de telessaúde entre os cidadãos e os profissionais de saúde do Serviço Nacional de Saúde, através de criação de condições de maior proximidade e redução de barreiras em lidar com os meios técnicos ou mesmo pela sua inexistência.
Quais são os serviços digitais disponibilizados pelo Balcão SNS 24 ?
Estão disponíveis no Balcão SNS 24, através do acesso facilitado, todos os serviços acessíveis através da Área Pessoal do Portal do SNS 24, nomeadamente:
- consultas (marcar |desmarcar| remarcar)
- teleconsultas (realizar)
- exames (consultar)
- baixas médicas (consultar)
- comprovativos de presença (consultar)
- receitas de medicamentos (consultar)
- medicação habitual (consultar | renovar)
- registo de dados de saúde
- aceder ao serviço de interpretação língua gestual portuguesa
- realizar chamada para a Linha do SNS 24 – 808242424
- pedido isenção de taxas moderadoras por insuficiência económica (para o próprio ou para ouros)
- autodeclaração de doença
- informação do utente: atualização de dados (email e número de telemóvel)
- boletins (vacinas, saúde oral, infantil e juvenil)
- testamento vital
Relativamente ao acesso mediado, estão disponíveis os seguintes serviços:
- marcação de Consulta
- realização de Teleconsulta
- pedido de isenção de taxas moderadoras por insuficiência económica
- informação do utente: atualização de dados (email e número de telemóvel)
Onde está a funcionar o Balcão SNS 24?
O Balcão SNS 24 está a funcionar nestes locais indicados.
Estes serviços são disponibilizados em outros locais?
Sim. Estes serviços podem ser disponibilizados pelos seguintes canais:
- área pessoal do Portal SNS 24
- Portal SNS 24
- Área Administrativa
- Linha SNS 24 – 808242424
Como posso aceder ao Balcão SNS 24?
Existem duas formas diferentes de aceder ao Balcão SNS 24. Através do:
- acesso facilitado
Os serviços realizados através do acesso facilitado são sempre realizados pelo utente com o suporte do Mediador Digital do Balcão SNS 24 . Nesta modalidade pode aceder aos serviços através da área pessoal do portal do SNS 24 e/ou SNS 24 via linhatelefónica ou portal. Neste caso, será o utente a fazer a sua autenticação na área pessoal do portal do SNS 24 ou a contactar o SNS 24 – 808242424 ou acedendo ao portal.
- acesso mediado
Na modalidade de acesso mediado, os serviços são realizados pelo colaborador do Balcão SNS 24 em nome do utente, através da Área Administrativa. Para isso, o Mediador Digital terá de fazer a sua autenticação nesta área.
Qual a diferença entre acesso facilitado e o acesso mediado?
O acesso facilitado tem como objetivo fornecer ao cidadão as condições e o apoio necessários para acesso aos serviços digitais e de telessaúde, nas situações em que o mesmo não disponha dos recursos necessários para o efeito, numa perspetiva de “faça você mesmo”.
Já o acesso mediado acontece quando o cidadão não tem as condições necessárias para efetuar os pedidos que necessita e, por isso, permite fazer-se representar por um Mediador Digital do Balcão SNS 24, numa perspetiva de “fazemos por si”.
Quais são os requisitos para aceder ao Balcão SNS 24?
Pode aceder ao Balcão SNS 24 através do:
acesso facilitado:
o utente deve ter:
- Chave Móvel Digital, Cartão de Cidadão e respetivos códigos Pin ou Número de Utente de Saúde
- telemóvel associado ao Número de Utente de Saúde
o Balcão SNS 24 deve ter:
- computador com funcionalidade áudio/vídeo e Google Chrome instalado
- acesso à internet com, pelo menos, 20MB de largura de banda
- linha telefónica fixa ou móvel para efetuar ligação à Linha do SNS 24, em caso de necessidade
- opcionalmente, um leitor de Cartão de Cidadão (poderá ser substituído pela Chave Móvel Digital ou Número de Utente de Saúde e telemóvel do cidadão)
O espaço deve assegurar a privacidade mínima aos serviços prestados, por exemplo, à Teleconsulta.
acesso mediado:
o Mediador Digital deve ter:
- utilizador válido na Área Administrativa
- telemóvel associado à conta do Mediador Digital
o Balcão SNS 24 deve ter:
- computador com funcionalidade áudio/vídeo e Google Chrome instalado
- acesso à internet com, pelo menos, 20MB de largura de banda
- linha telefónica fixa ou móvel para efetuar ligação à Linha do SNS 24 em caso de necessidade
- impressora para obtenção da Autorização para Prestação dos Serviços Balcão SNS 24
- opcionalmente, um leitor de Cartão de Cidadão (poderá ser substituído pela Chave Móvel Digital ou Número de Utente de Saúde e telemóvel do cidadão)
O espaço deve assegurar a privacidade mínima aos serviços prestados, por exemplo à Teleconsulta.
Como posso fazer a ativação da Chave Móvel Digital?
É possível ativar a sua Chave Móvel Digital (CMD) através das seguintes opções:
- online
- videochamada
- num balcão de atendimento
Para mais informações aceda ao site da AMA.
Como posso fazer o registo na área pessoal do portal do SNS 24?
Não é necessário fazer registo para ter acesso à sua área pessoal do portal do SNS 24. Na página inicial do portal, clicar em “Iniciar sessão” (canto superior direito), e será redirecionado para as diferentes opções de acesso:
- Chave Móvel Digital (CMD) ou
- Cartão do Cidadão (CC) ou
- Número de Utente de Saúde
Fonte: Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS)