Centro de saúde

4 minutos de leitura

O que é um centro de saúde?

O centro de saúde é o nome normalmente atribuído a unidades de saúde do Serviço Nacional de Saúde (SNS) que atendem e prestação de cuidados primários de saúde à população, em todo o ciclo de vida:

  • unidades de saúde familiar
  • unidades de cuidados de saúde personalizados

Que tipo de serviços são prestados no centro de saúde?

No centro de saúde tem diversos serviços:

  • Consultas de medicina geral e familiar

No âmbito da medicina geral e familiar, o médico, com o apoio de outros profissionais do centro de saúde, nomeadamente enfermeiros, presta cuidados ao indivíduo e à família, nas diferentes etapas da vida.

Alguns centros de saúde têm consultas para determinadas situações, por exemplo, gravidez, diabetes, saúde infantil e juvenil, planeamento familiar, entre outros.

  • Unidades de saúde pública e delegados de saúde

As unidades de saúdes pública controlam o estado de saúde da população, desenvolvem atividades de vigilância epidemiológica, de planificação em saúde, de prevenção da doença, de promoção da saúde e de literacia em saúde e gerem programas e produtos de saúde, entre outras atividades.

Ao delegado de saúde podem ser pedidos atestados médicos, como o atestado médico de incapacidade multiuso (em casos de deficiência ou doença crónica) e atestados médicos para eleições e referendos.

  • Cuidados de enfermagem

O centro de saúde dispõe de enfermeiros, que prestam diversos tipos de cuidados: promoção da saúde e prevenção da doença, vigilância de saúde em todo o ciclo de vida, administração de vacinas e medicamentos injetáveis, tratamento de feridas, apoio domiciliário a doentes acamados, entre outros.

  • Vacinação

No Centro de Saúde, os enfermeiros administram todas as vacinas incluídas no Programa Nacional de Vacinação.

Algumas vacinas, apenas utilizadas em casos especiais, como a vacina contra a febre amarela, só estão disponíveis em determinados centros de saúde. Informe-se no seu centro de saúde.

  • Serviço social

Alguns centros de saúde dispõem de serviço social, no qual técnicos especializados prestam esclarecimento e apoio relativamente a situações de natureza social. Este apoio pode também ser pedido pelo médico de família ou outro profissional de saúde, por familiares, vizinhos ou qualquer outro elemento da comunidade.

  • Exames auxiliares de diagnóstico

Alguns centros de saúde estão equipados para a concretização de análises clínicas e radiográficas. Nos centros não-equipados, estes exames podem ser feitos nos laboratórios e centros de diagnóstico com os quais o SNS tenha acordos mediante prescrição médica.

  • Unidades de internamento

Alguns centros de saúde dispõem de unidades de internamento.

  • Consultas e cuidados no domicílio

O centro de saúde presta cuidados domiciliários, designadamente consultas médicas e cuidados de enfermagem. Estas visitas são realizadas quando o utente, por situação de doença, por incapacidade crónica ou por dificuldade em andar (locomoção), se depare inviabilizado de se deslocar ao centro de saúde.

Qual é o horário de atendimento?

Em regra, os centros de saúde funcionam todos os dias úteis, entre as 8h00 e as 20h00. Nos centros urbanos, alguns centros de saúde estão a operar, experimentalmente, também em horário alargado e em fins de semana.

Alguns serviços (designadamente consultas, administração de vacinas e de injetáveis vacinas e aplicação de injetáveis) estão disponíveis em horários próprios.

Contacte o seu centro de saúde presencialmente ou através do telefone para adquirir mais informações.

Em que centro de saúde devo inscrever-me?

O centro de saúde onde se deve inscrever é o da área da sua residência. Por conveniência pessoal, corretamente fundamentada, poderá fazer a inscrição num centro de saúde fora da área onde reside. Neste caso, perde o direito às consultas e apoio domiciliário do centro de saúde da área onde reside.

Para os assuntos relacionados com o delegado de saúde deve, no entanto, procurar sempre o Centro de Saúde da sua área de residência.

O que devo fazer para me inscrever?

Deve dirigir-se ao centro de saúde, com o seu documento de identificação ou passaporte do país de nacionalidade. Leve também o cartão da Segurança Social ou de outro subsistema, e documento comprovativo do local de residência.

Se está isento de taxas moderadoras ou tem um regime especial de comparticipação de medicamentos, leve também os respetivos documentos comprovativos.

Se me ausentar temporariamente da minha área de residência posso ter consulta médica ou tratamento fora da minha área de residência?

Quando está deslocado, temporariamente, fora da área de influência do seu centro de saúde, continua a ter direito à prestação de cuidados de saúde.

Informe-se no centro de saúde da área onde se encontra sobre os horários e serviços que pode utilizar.

 

Fonte: ARS Norte (adaptado)

Ver temas relacionados

Feedback Sim

Feedback Não