Cheque-dentista para crianças dos 13 e 14 anos

2 minutos de leitura

Quem é elegível?

Todas as crianças de 13 anos que frequentam escolas públicas ou IPSS têm acesso ao cheque-dentista emitido no centro de saúde da área da escola. Este é entregue na escola aos encarregados de educação ou aos alunos.

As crianças de idades intermédias (14 anos e 15 anos feitos até ao fim de agosto do presente ano) têm acesso , através do médico de família, sempre que se detetem situações de cárie em dentes permanentes e tenha sido utilizado o cheque da faixa etária anterior aos 13 anos.

Como aceder?

Todas as crianças da faixa etária de 13 anos que frequentam a escola pública ou IPSS têm acesso ao cheque-dentista na escola, após emissão no centro de saúde. Tanto nos centros de saúde com higienista oral, como onde esse profissional não existe e o trabalho é assegurado por enfermeiros das equipas de saúde escolar, os cheques são entregues na escola. Estes são organizados por turma para os diretores de turma entregarem aos encarregados de educação.

As crianças de 14 anos, que utilizaram o cheque-dentista dos 13 anos, têm acesso, através do médico de família, a um cheque intermédio.

A quantos cheque-dentista tenho direito?

  • as crianças de 13 anos, de acordo com o plano de tratamento definido pelo médico aderente, têm acesso até 3 cheques
  • as crianças de 14 anos têm acesso a um cheque

A que tratamentos tenho direito?

  • as crianças de 13 anos têm direito ao selamento de fissuras em molares e pré-molares sãos e ao tratamento de todas as cáries em dentes permanentes
  • as crianças de 14 anos têm acesso até 2 tratamentos de cárie em dentes permanentes

O meu médico de família atribuiu-me um cheque-dentista, mas eu não quero ir agora. Posso recusar? E se passado algum tempo quiser ir, o meu médico pode referenciar-me de novo?

A não utilização aos 13 anos impossibilita o acesso aos 14 e aos 16 anos. Apenas há exigência de precedência em relação às crianças de 7, 10 e 13 anos.

Pode obter mais detalhes sobre o cheque-dentista no serviço Pedir cheques-dentista.

 

Fonte: Direção-Geral da Saúde (DGS)

Ver temas relacionados

Feedback Sim

Feedback Não