Planeamento familiar

1 minuto de leitura

O que é uma consulta de planeamento familiar?

É uma consulta que tem como intenção apoiar e esclarecer os indivíduos ou casais, para que estes consigam projetar uma gravidez no momento mais oportuno, proporcionando-lhes a possibilidade de viverem a sua sexualidade de forma saudável e segura.

Nesta consulta é feito o diagnóstico do estado de saúde da mulher ou do casal, avaliando-se, se necessário, a eventual existência de riscos ou doenças para a mãe ou para o futuro bebé. Esta é a consulta que deve procurar, se deseja evitar ou se, pelo contrário, sofre de infertilidade e pretende engravidar e/ou sofre de infertilidade. No âmbito desta consulta, dá-se informação e procede-se ao aconselhamento sobre os métodos de conceção, sendo fornecido gratuitamente contracetivos. Procede-se ainda ao aconselhamento sobre as doenças de transmissão sexual.

A consulta é gratuita. Existe nos Centros de Saúde e em alguns Hospitais e Maternidades.

Pode também realizar o agendamento da sua consulta através do Registo de Saúde Eletrónico | Área do Cidadão.

Como pode avaliar o estado de saúde antes de engravidar?

Se está a ponderar engravidar, deve consultar o seu médico de família, no âmbito de uma consulta de saúde geral ou de Saúde Reprodutiva/ Planeamento Familiar e, preferencialmente, antes de interromper a contraceção.

Fonte: ARS Norte (adaptado)

Ver temas relacionados

Feedback Sim

Feedback Não