Quando ligar SNS 24 ou INEM

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O que faz o SNS 24?

O Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde – SNS 24 através do Serviço de Triagem, Aconselhamento e Encaminhamento é responsável por avaliar e orientar os cidadãos perante um problema de saúde não emergente (por exemplo tosse, febre). Ou seja, através do contacto telefónico é feita a triagem de acordo com a situação clínica e o respetivo encaminhamento para o nível de cuidados adequado– autocuidados, cuidados de saúde primários, serviços de urgência, INEM ou Centro de Informação Antivenenos.

O que é o INEM?

O Instituto Nacional de Emergência Médica -INEM é responsável por garantir a prestação de cuidados de emergência médica a vítimas de acidente ou de doença súbita, desde o local da ocorrência até à unidade de saúde. Através do número europeu de emergência – 112, o INEM dispõe de múltiplos meios para responder com eficácia a situações de emergência médica.

Existe articulação entre o SNS 24 e o INEM?

Sim. A atividade do SNS 24 articula-se diariamente com a do INEM. Existe, a possibilidade de transferência de chamadas entres as duas entidades no decorrer da atividade dos serviços.

Quando devo ligar para o INEM?

Deve ligar para a linha 112 do INEM perante uma situação grave ou de risco de vida.

Quais são as situações graves ou de risco de vida?

Consideram-se situações graves ou de risco de vida, os seguintes exemplos:

  • alteração do estado de consciência
  • suspeita de AVC (alteração da fala, face ou força)
  • engasgamento (após tentar ajudar)
  • dificuldade em respirar
  • acidentes com feridos(s)
  • dor no peito
  • hemorragias abundantes ou incontroláveis
  • queimaduras graves ou em zonas sensíveis

Quando ligar para o INEM devo:

  • Descrever a situação e a localização onde se encontra
  • Responder a todas as questões que lhe são colocadas
  • Desligar a chamada apenas quando receber indicação

Quando devo ligar para o SNS 24?

Deve ligar para o SNS 24 – 808 24 24 24 – perante um problema de saúde não emergente. O SNS 24 através do Serviço de Triagem, Aconselhamento e Encaminhamento é responsável por avaliar e orientar os cidadãos em situação de doença aguda.

Quais são os problemas de saúde não emergente?

Consideram-se problemas de saúde não emergentes, os seguintes exemplos:

  • dor ligeira a moderada (ex.: garganta, barriga)
  • tosse persistente
  • febre
  • náuseas ou vómito alimentar
  • diarreia
  • alteração da tensão arterial (sem outras queixas)
  • choro persistente da criança
  • comichão ou alterações da pele

O que devo ter comigo quando ligo para o SNS 24?

No momento do contacto com o SNS 24 tenha consigo os dados de identificação tais como:

  • nº de utente SNS
  • nome
  • data de nascimento

Se não é o próprio a contactar, esteja junto do utente no momento da chamada e tenha consigo os dados de identificação do mesmo.

Qual a diferença entre o INEM e o SNS 24?

O INEM garante a prestação de cuidados de emergência médica a vítimas de acidente ou de doença súbita. Enquanto o SNS 24, como serviço telefónico e digital, garante a Triagem, Aconselhamento e Encaminhamento em problemas de saúde não emergentes. A atividade do INEM e do SNS 24 está integrada na rede de prestação de cuidados do Serviço Nacional de Saúde.

É importante uma boa utilização das linhas telefónicas por parte do cidadão?

Sim. É muito importante reforçar a boa utilização destes serviços pelo cidadão, uma vez que o uso desadequado pode atrasar respostas críticas no tempo e ocupar recursos de forma errada. Por isso, é essencial perceber o propósito das duas linhas telefónicas e em que situações as deve utilizar.

 

Fonte: Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS)/ Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM)/ Direção-Geral da Saúde (DGS)

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