Teleconsulta

( Atualizado a 15/07/2021 )

3 minutos de leitura

O que é uma teleconsulta?

A teleconsulta é uma consulta à distância, que permite a interação e partilha de informação, com registo obrigatório no processo clínico do cidadão. Pode ocorrer em tempo real (síncrona) ou em diferido (assíncrona).
A teleconsulta pode realizar-se entre:

  • profissionais de saúde ou
  • profissional de saúde e o utente

Existem diferentes tipos de teleconsulta?

Sim. A teleconsulta pode acontecer em tempo real ou diferido:

  • teleconsulta em tempo real – A teleconsulta em tempo real consiste numa consulta que ocorre em tempo real (em direto), ou seja, de forma síncrona.
  • teleconsulta em tempo diferido – A teleconsulta em tempo diferido consiste numa consulta que é realizada com base em dados do utente, recolhidos previamente.

A teleconsulta em tempo real pode ser realizada em que situações?

A possibilidade de realizar uma teleconsulta é avaliada pelo seu profissional de saúde. Caso seja possível e viável a sua realização, será contactado pela unidade de saúde para o informar da data e hora, bem como das instruções para aceder à teleconsulta.

Durante a teleconsulta o profissional de saúde tem acesso ao meu registo clínico?

Sim. A teleconsulta é realizada em contexto do utente. Durante a teleconsulta o profissional tem acesso ao registo de saúde eletrónico. O registo da teleconsulta é efetuado no relatório clínico que se for gravado no registo de saúde fica disponível para consultas futuras.

Posso ser eu a fazer o pedido para uma teleconsulta?

Sim, nos Cuidados de Saúde Primários já é possível proceder ao pedido de marcação de teleconsulta.
Nos Cuidados de Saúde Hospitalares as marcações de consultas e teleconsultas estão sempre sujeitas à avaliação clínica dos profissionais de saúde.

Quando pode ser marcada uma teleconsulta?

As teleconsultas podem ser marcadas em qualquer momento nas:

Estas marcações estão dependentes das vagas existentes.

Quais são as consultas que podem ser realizadas na modalidade de teleconsulta?

São todas aquelas que o seu profissional de saúde considerar que reúnem as condições para se efetuar à distância, sem comprometer a prestação de cuidados de saúde.

Qual é a plataforma usada para fazer as teleconsultas?

A RSE Live é a plataforma desenvolvida que permite fazer teleconsultas em tempo real entre profissionais de saúde e utentes e entre profissionais de saúde.

O que preciso para aceder à teleconsulta?

A teleconsulta pode ser realizada, através das seguintes formas de acesso:

Para ter acesso a uma teleconsulta deverá utilizar um:

  • computador com câmara e colunas, ou
  • telemóvel, ou
  • tablet

todos com ligação à internet

Através da área pessoal do portal do SNS 24, no dia e hora marcada deve:

  • aceder à área pessoal do portal do SNS 24 com
    • o Cartão de Cidadão ou
    • a Chave Móvel Digital ou
    • o Número de Utente de Saúde
  • clicar no menu ‘Preciso de… Consultas para mim’
  • aceder à opção ‘Teleconsulta’
  • clicar em ‘Continuar’
  • aguardar nessa página até que a opção ‘participar’ fique disponível

Através da aplicação móvel do SNS 24, no dia e hora marcada deve:

  • aceder à aplicação com
    • a Chave Móvel Digital ou
    • o Número de Utente de Saúde
  • na opção ‘Favoritos’ aceder a ‘Teleconsulta’
  • clicar em ‘Confirmar’
  • aguardar nessa página até que a opção ‘participar’ fique disponível

Através do Balcão SNS24: consulte o Guia Balcão SNS 24

Quais os principais benefícios da teleconsulta?

A realização das teleconsultas permite:

  • melhorar o acesso dos cidadãos a cuidados de saúde
  • aproximar os profissionais de diferentes níveis de cuidados
  • otimizar a gestão de recursos no Serviço Nacional da Saúde
  • reduzir o número de deslocações dos utentes e cuidadores
  • promover a capacitação do cidadão na gestão da sua saúde e doença

Fonte: Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS)

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