Testes de rastreio de infeções

2 minutos de leitura

As infeções por VIH e hepatite B e C (VHB e VHC) podem atualmente ser rastreadas com facilidade e sem necessidade de recorrer a consultas médicas. Os testes, feitos com algumas gotas de sangue após uma picada num dedo, permitem a obtenção dos resultados ao fim de alguns minutos após a realização do teste. Estão disponíveis dois tipos de testes que podem ser adquiridos sem necessidade de prescrição médica:

  • testes rápidos de rastreio de infeções por VIH, VHB e VHC feitos por um profissional de saúde em ambiente controlado (como uma farmácia ou um laboratório de análises clínicas)
  • autoteste de rastreio de infeção por VIH feito pelo próprio utente e de forma autónoma no domicílio

De acordo com o tipo de teste de rastreio, consulte os seguintes guias para mais informações:

Quais as principais diferenças entre o autoteste de rastreio de infeção por VIH e o teste rápido de rastreio de infeções por VIH, VHB e VHC?

São ambos testes simples e de resposta rápida (menos de 30 min), mas os autotestes são realizados pelo próprio utente e os testes rápidos (point of care) são feitos por um profissional de saúde (farmácia, laboratório de patologia clínica/análises clínicas, centro de saúde, centro de aconselhamento e deteção precoce) ou por uma pessoa especificamente treinada no âmbito de projetos da comunidade.

Até ao momento só existem autotestes de rastreio para a infeção por VIH. É possível fazer os testes para rastreio de VHB e VHC através de testes rápidos, mas só nas farmácias, laboratórios de patologia clínica/análises clínicas ou em algumas Organizações Não Governamentais (ONG).

Qual é o papel do SNS 24 neste processo?

O SNS 24 – 808 24 24 24 – presta informação e aconselhamento sobre:

  • comportamentos de risco
  • as vias de transmissão e formas de prevenção das infeções por VIH
  • medidas preventivas
  • o significado dos resultados dos testes e o período de janela imunológica
  • os passos seguintes em função do resultado obtido
  • informações sobre os hospitais com consultas adequadas (morada e horários)

O SNS 24 realiza a referenciação para a consulta hospitalar, tanto no caso de autoteste de rastreio de infeção por VIH reativo, como no caso de teste rápido de rastreio de infeções por VIH, VHB e VHC reativo.

 

Fonte: Direção-Geral da Saúde (DGS)

Ver temas relacionados

Feedback Sim

Feedback Não