Autotestes de rastreio de infeção por VIH

3 minutos de leitura

O que são os autotestes de rastreio de infeção por VIH?

São testes que detetam, rapidamente, os anticorpos para o vírus da imunodeficiência humana (VIH), através de algumas gotas de sangue após uma picada num dedo.

Porque se chamam autotestes?

São vulgarmente conhecidos por autotestes, ou testes de autodiagnóstico, porque são feitos pela própria pessoa.

Onde posso comprar os autotestes de rastreio de infeção por VIH?

Os autotestes estão disponíveis nas farmácias ou em locais de venda de medicamentos não sujeitos a receita médica (MNSRM).

Quanto custa o autoteste?

O autoteste de rastreio de infeção por VIH, que está autorizado pelo INFARMED, pode custar entre os 20 a 25 euros, embora o preço possa variar consoante o local de venda (preço livre).

Tenho de apresentar a minha identificação na altura de comprar o autoteste?

Não. É salvaguardado o anonimato do utente aquando da compra do autoteste.

Qual a informação que recebo quando compro um autoteste?

Quando comprar um autoteste para rastreio da infeção por VIH ser-lhe-á dada informação clara e objetiva sobre:

  • a correta utilização do dispositivo
  • as medidas a tomar no caso de um resultado reativo, não reativo ou inconclusivo

Quando é que devo fazer o autoteste?

O autoteste deve ser realizado após um comportamento de risco, por exemplo:

  • ter tido uma relação sexual desprotegida com um parceiro(a) do qual não conhece se tem infeção VIH ou com infeção conhecida
  • contacto com objetos perfurantes ou cortantes com sangue de uma pessoa que não conhece se tem infeção VIH ou com infeção conhecida que tenha ocorrido há pelo menos 3 meses (período da janela imunológica)

O mesmo autoteste pode ser utilizado várias vezes?

Não. O autoteste só pode ser usado uma vez e por um único utente.

Como se faz o autoteste?

Todas as instruções para a correta utilização do teste devem ser consultadas na bula (folheto informativo) do próprio autoteste.

Quanto tempo tenho de esperar para saber o resultado?

O resultado do autoteste de rastreio de infeção por VIH é visualizado até 15 minutos após a sua realização.

O resultado do autoteste foi não reativo. E agora?

Ter um resultado não reativo significa que não foram encontrados anticorpos anti-VIH1 e anti-VIH2. Ou seja, provavelmente não está infetado. Contudo, se tiver tido um comportamento de risco recente e o teste tiver sido realizado dentro do período da janela imunológica (antes de 3 meses após a situação de risco), poderá ser necessário repetir o teste passadas algumas semanas. Aconselhe-se sobre as formas de prevenção de transmissão da infeção por VIH.

O resultado do autoteste foi reativo. E agora?

Ter um resultado reativo significa que em princípio foram encontrados anticorpos anti-VIH1 ou/e anti-VIH2. Este resultado pode significar que está infetado.
Neste caso, deve contactar o SNS 24 – 808 24 24 24 – para ser referenciado para uma consulta num hospital à sua escolha, onde será feito um teste de confirmação (análise laboratorial) e, caso se confirme a infeção, iniciará o tratamento.

Posso escolher o hospital onde quero ter consulta?

Sim. O processo de referenciação para consulta hospitalar está assente na livre escolha do utente. No momento da referenciação é-lhe fornecida uma lista atualizada de consultas hospitalares disponíveis, de onde o utente escolhe o hospital para onde deseja ser referenciado.
Assim, o pedido fica registado numa plataforma específica (CTH – Consulta a Tempo e Horas), garantindo o tempo máximo de resposta (7 dias úteis a contar da data de registo de pedido de primeira consulta).

 

Fonte: Direção-Geral da Saúde (DGS)

Ver temas relacionados

Feedback Sim

Feedback Não