Utilizar a aplicação móvel SNS 24
( Atualizado a 03/08/2022 )
O que é a App SNS 24?
A App SNS 24 é uma aplicação móvel que permite ao cidadão aceder a um vasto conjunto de informações e serviços digitais de saúde.
Quais os serviços que estão disponíveis nesta aplicação móvel?
Na aplicação, pode aceder a diferentes serviços:
- Boletim de vacinas
- Receitas (Guias de Tratamento)
- Cartão ADSE
- Testamento Vital
- Atestado Médico de Incapacidade Multiuso
- QR Code – Quiosque Eletrónico
- Patologias (alergias e doenças raras)
- Exames (Guia de Prestação e Resultados)
- Referenciações clínicas
- Consulta de medicação habitual
- Pedido de renovação da medicação habitual
- Contacto com a sua unidade de saúde
- Contacto com o SNS 24 – via 808 24 24 24 e com recurso ao contacto acessível – Língua Gestual Portuguesa
- Teleconsulta (através da RSE Live)
- Certificado Digital COVID da UE
- Possibilidade de adicionar múltiplos utilizadores
- Acesso ao portal do SNS 24
- Acesso à aplicação MySNS
- Acesso à aplicação MySNS Tempos
- Acesso à aplicação Telemonit SNS 24
Quais as medições que posso registar?
Pode registar a medição de:
- Glicémia
- Tensão arterial
- Índice de Massa Corporal
Onde posso obter a aplicação?
Pode obter a aplicação descarregando-a através:
- da Play Store, nos dispositivos com sistema operativo Android (versão igual ou superior a 6.0), pesquisando por SNS 24
- da App Store, nos dispositivos com sistema operativo iOS (versão igual ou superior a 9.0), pesquisando por SNS 24
- da Huawei AppGallery, nos dispositivos com sistema operativo EMUI (sistema operacional móvel baseado em Android desenvolvido pela Huawei), pesquisando por SNS 24
Quais os requisitos para a obter?
Para descarregar a aplicação basta que tenha:
- um telemóvel (smartphone) com um sistema operativo atualizado – iOS, Android ou EMUI
Depois de descarregar a aplicação, para aceder à mesma deve optar por uma das seguintes formas:
- Chave Móvel Digital OU
- Número de Utente de Saúde
Quem pode ter acesso?
Têm acesso à aplicação todos os cidadãos que tenham Número de Utente de Saúde e inscrição ativa.
Como posso aceder à aplicação?
Para entrar e utilizar a aplicação é necessário ter:
- Chave Móvel Digital OU
- Número de Utente de Saúde, com número de telemóvel ou email registado no Registo Nacional de Utentes
Tenho acesso a todos os serviços com as duas formas de autenticação?
Sim. A autenticação por Chave Móvel Digital e a autenticação por Número Utente de Saúde garantem acesso ao mesmo conjunto de funcionalidades.
Tentei autenticar-me na aplicação, mas não consegui.
Caso tenha tentado aceder à aplicação e não tenha sido possível deve:
- através do Número de Utente de Saúde: atualizar o seu contacto móvel principal e/ou o seu email
- através da Chave Móvel Digital: ativar a sua chave móvel. Para mais informações de ativação e utilização aceda ao site da AMA
Fiz a autenticação com o Número de Utente de Saúde, mas não recebi o código de acesso. O que devo fazer?
Se tentou autenticar-se com o Número de Utente de Saúde e recebeu um erro com a indicação de que “os dados introduzidos não estão de acordo com o Registo Nacional de Utentes” tem de atualizar o seu contacto móvel principal ou o seu email. Para tal pode fazê-lo através:
- da área pessoal do portal do SNS 24, autenticando-se com a Chave Móvel Digital ou Cartão de Cidadão. Uma vez na sua área clicar no menu –’A minha área/Identificação /Os meus dados do Registo Nacional de Utentes/Editar Contactos’
- de um balcão do SNS 24
- da sua unidade de saúde (centro de saúde)
Quando posso aceder?
Pode aceder à aplicação a qualquer momento, num dispositivo móvel.
Quanto custa?
Não tem qualquer custo associado.
Quais os menus disponíveis na aplicação?
Após entrar na aplicação tem disponível os seguintes menus:
- Favoritos – onde tem disponível atalhos rápidos para diferentes funcionalidades e informação referente aos vários serviços do SNS 24, designadamente o Certificado Digital COVID da UE e as suas receitas médicas
- A minha saúde – onde pode encontrar as suas informações de saúde e registar as suas medições
- Preciso de – aqui encontra o serviço para a teleconsulta e o pedido de renovação da medicação habitual
- A minha área – aqui pode encontrar os dados do utente, o cartão de beneficiário da ADSE e o seu Testamento Vital. Nesta secção, é igualmente possível a adição de novos utilizadores à sua aplicação móvel.
- Definições – aqui encontra as configurações da aplicação (gestão de notificações e de acesso por biometria) e a opção de Terminar Sessão