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SNS 24

Aplicação móvel SNS 24

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( Atualizado a 29/11/2022 )
4 minutos de leitura

O que é a App SNS 24?

A App SNS 24 é uma aplicação móvel que permite ao cidadão aceder a um vasto conjunto de informações e serviços digitais de saúde.

Quais os serviços que estão disponíveis nesta aplicação móvel?

Na aplicação, pode aceder a diferentes serviços:

  • Boletim de vacinas
  • Declaração de contacto com a Linha SNS 24
  • Baixas médicas
  • Receitas (Guias de Tratamento)
  • Agenda de Saúde
  • Cartão ADSE
  • Testamento Vital
  • Atestado Médico de Incapacidade Multiuso
  • QR Code – Quiosque Eletrónico
  • Patologias (alergias e doenças raras)
  • Exames (Guia de Prestação e Resultados)
  • Referenciações clínicas
  • Consulta de medicação habitual
  • Pedido de renovação da medicação habitual
  • Contacto com a sua unidade de saúde
  • Contacto com o SNS 24 – via 808 24 24 24 e com recurso ao contacto acessível – Língua Gestual Portuguesa
  • Teleconsulta (através da RSE Live)
  • Certificado Digital COVID da UE
  • Possibilidade de adicionar múltiplos utilizadores
  • Acesso ao portal do SNS 24
  • Acesso à aplicação MySNS
  • Acesso à aplicação MySNS Tempos
  • Acesso à aplicação Telemonit SNS 24

O que é a Agenda da Saúde?

A Agenda de Saúde é um serviço que permite consultar, sob a forma de calendário, os eventos de saúde. Assim, através da app SNS 24 é possível aceder de forma simples e rápida à informação sobre alguns eventos de saúde, realizados nos 2 últimos anos ou que se encontram agendados.

Atualmente, na app SNS 24 já é possível consultar os seguintes eventos:

Tipo de evento Eventos já realizados (passados)  Eventos agendados (futuro)
Consulta no centro de saúde (cuidados de saúde primários) sim
Consulta no hospital sim sim
Episódio de urgência sim
Hospital de dia sim
Cirurgia (bloco operatório) sim sim
Internamento sim
Contacto com a linha SNS 24 sim
Rastreio da retinopatia diabética sim sim
Rastreio do cancro do colo do útero sim sim
Rastreio do cancro do cólon e reto sim sim
Rastreio da saúde visual infantil sim sim
Rastreio do cancro da mama sim sim

 

Quais as medições que posso registar?

Pode registar a medição de:

  • Glicémia
  • Tensão arterial
  • Índice de Massa Corporal

Onde posso obter a aplicação?

Pode obter a aplicação descarregando-a através:

  • da Play Store, nos dispositivos com sistema operativo Android (versão igual ou superior a 6.0), pesquisando por SNS 24
  • da App Store, nos dispositivos com sistema operativo iOS (versão igual ou superior a 9.0), pesquisando por SNS 24
  • da Huawei AppGallery, nos dispositivos com sistema operativo EMUI (sistema operacional móvel baseado em Android desenvolvido pela Huawei), pesquisando por SNS 24

Quais os requisitos para a obter?

Para descarregar a aplicação basta que tenha:

  • um telemóvel (smartphone) com um sistema operativo atualizado – iOS, Android ou EMUI

Depois de descarregar a aplicação, para aceder à mesma deve optar por uma das seguintes formas:

  • Chave Móvel Digital OU
  • Número de Utente de Saúde

Quem pode ter acesso?

Têm acesso à aplicação todos os cidadãos que tenham Número de Utente de Saúde e inscrição ativa.

Como posso aceder à aplicação?

Para entrar e utilizar a aplicação é necessário ter:

  • Chave Móvel Digital OU
  • Número de Utente de Saúde, com número de telemóvel ou email registado no Registo Nacional de Utentes

Tenho acesso a todos os serviços com as duas formas de autenticação?

Sim. A autenticação por Chave Móvel Digital e a autenticação por Número Utente de Saúde garantem acesso ao mesmo conjunto de funcionalidades.

Tentei autenticar-me na aplicação, mas não consegui.

Caso tenha tentado aceder à aplicação e não tenha sido possível deve:

  • através do Número de Utente de Saúde: atualizar o seu contacto móvel principal e/ou o seu email
  • através da Chave Móvel Digital: ativar a sua chave móvel. Para mais informações de ativação e utilização aceda ao site da AMA

Fiz a autenticação com o Número de Utente de Saúde, mas não recebi o código de acesso. O que devo fazer?

Se tentou autenticar-se com o Número de Utente de Saúde e recebeu um erro com a indicação de que “os dados introduzidos não estão de acordo com o Registo Nacional de Utentes” tem de atualizar o seu contacto móvel principal ou o seu email. Para tal pode fazê-lo através:

  • da área pessoal do portal do SNS 24, autenticando-se com a Chave Móvel Digital ou Cartão de Cidadão. Uma vez na sua área clicar no menu –’A minha área/Identificação /Os meus dados do Registo Nacional de Utentes/Editar Contactos’
  • de um balcão do SNS 24
  • da sua unidade de saúde (centro de saúde)

Quando posso aceder?

Pode aceder à aplicação a qualquer momento, num dispositivo móvel.

Quanto custa?

Não tem qualquer custo associado.

Quais os menus disponíveis na aplicação?

Após entrar na aplicação tem disponível os seguintes menus:

  • Favoritos – onde tem disponível atalhos rápidos para diferentes funcionalidades e informação referente aos vários serviços do SNS 24, designadamente o Certificado Digital COVID da UE e as suas receitas médicas
  • A minha saúde – onde pode encontrar as suas informações de saúde e registar as suas medições
  • Preciso de – aqui encontra o serviço para a teleconsulta e o pedido de renovação da medicação habitual
  • A minha área – aqui pode encontrar os dados do utente, o cartão de beneficiário da ADSE e o seu Testamento Vital. Nesta secção, é igualmente possível a adição de novos utilizadores à sua aplicação móvel.
  • Definições – aqui encontra as configurações da aplicação (gestão de notificações e de acesso por biometria) e a opção de Terminar Sessão
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