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SNS 24

O que é o SNS 24

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( Atualizado a 14/04/2022 )
2 minutos de leitura

O que é o Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde, SNS 24?

O SNS 24 é um serviço telefónico (808 24 24 24)  e digital do Serviço Nacional de Saúde. Foi criado para o ajudar nas suas dúvidas com a sua saúde. Oferece também um conjunto de serviços que permite resolver assuntos sem a necessidade de se deslocar para o seu centro de saúde ou hospital.

Quais são os serviços que o SNS 24 oferece?

O SNS 24 oferece serviços clínicos e não clínicos.
Os serviços clínicos são todos prestados por profissionais de saúde – os serviços não clínicos por administrativos.

Serviços clínicos:

  • Triagem, Aconselhamento e Encaminhamento na doença aguda não emergente
  • Aconselhamento sobre medicação não sujeita a receita médica
  • Informações clínicas e de saúde pública
  • Aconselhamento psicológico para utentes e profissionais de saúde
  • Referenciação para consulta de especialidade VIH/SIDA, VHB, VHC associada aos autotestes e testes rápidos (teste em farmácias, laboratórios e domicílio)

Serviços não clínicos: os serviços informativos e administrativos estão disponíveis entre as 8h e as 22h e estão disponíveis para contactos de teor não clínico. Estes são alguns exemplos dos serviços implementados:

  • Marcação de consultas nos cuidados de saúde primários
  • Apoio à navegação na área pessoal do portal do SNS 24
  • Apoio e suporte na utilização de serviços digitais disponíveis no portal, na aplicação do SNS 24 e outras aplicações do SNS
  • Informar sobre a dádiva de sangue e transplantação
  • Informar sobre acesso a cuidados de saúde oral no SNS (exemplo: Cheque-dentista)
  • Informar sobre contacto de instituições de saúde e dos Balcões SNS24
  • Informar sobre outros assuntos administrativos, como Testamento Vital, Registo Nacional de Não Dadores ou direitos e deveres dos utentes do SNS
  • Submissão de requerimentos de taxas moderadoras por insuficiência económica
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