2 minutos de leitura

O que é o Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde, SNS 24?

O SNS 24 é um serviço telefónico (808 24 24 24)  e digital do Serviço Nacional de Saúde. Foi criado para o ajudar nas suas dúvidas com a sua saúde. Oferece também um conjunto de serviços que permite resolver assuntos sem a necessidade de se deslocar para o seu centro de saúde ou hospital.

Quais são os serviços que o SNS 24 oferece?

O SNS 24 oferece serviços clínicos e não clínicos.
Os serviços clínicos são todos prestados por profissionais de saúde – os serviços não clínicos por administrativos.

Serviços clínicos:

  • Triagem, aconselhamento e encaminhamento na doença aguda não emergente
  • Aconselhamento sobre medicação não sujeita a receita médica
  • Informação sobre Serviço de Saúde Pública
  • Referenciação para consulta de especialidade VIH/SIDA, VHB, VHC associados a testes rápidos (Teste em farmácias, laboratórios e domicílio)
  • Serviço Proximidade Sénior

Serviços não clínicos (administrativos e informativos):

  • Marcação de consultas nos Cuidados de Saúde Primários
  • Apoio à navegação ao Registo de Saúde Electrónico – Área do Cidadão
  • Informar sobre a Dádiva de Sangue e Transplantação
  • Informar sobre Saúde Oral (exemplo: Cheque dentista)
  • Pesquisa de Prestadores de Medicina Dentária nos Cuidados de Saúde Primários
  • Pedido de Isenção de Taxas Moderadoras por insuficiência económica
  • Ativação do Vale Cirurgia

Quem é a equipa de profissionais do SNS 24?

A nossa equipa é multidisciplinar. Connosco trabalham médicos, enfermeiros, farmacêuticos, psicólogos, gestores, informáticos, biomédicos e administrativos. A equipa que atende telefonicamente, por exemplo, conta com cerca de 800 enfermeiros e 30 administrativos. Estão disponíveis para o ajudar 7 dias por semana, 24 horas por dia.