Paragem cardiorrespiratória

O que é uma paragem cardiorrespiratória? A paragem cardiorrespiratória (PCR) é um acontecimento repentino e consiste na interrupção ou falência súbita das funções cardíaca e respiratória. Em consequência a pessoa: fica inconsciente não responde não respira ou não respira normalmente Quais são as causas de uma paragem cardiorrespiratória? As causas de uma paragem cardiorrespiratória podem…

Situação de calamidade

O que é a situação de calamidade? A situação de calamidade é aplicada quando, perante uma catástrofe ou acidente grave de previsível intensidade, o país se vê perante a necessidade de adotar medidas de caráter excecional destinadas a prevenir, reagir ou repor a normalidade das condições de vida. (artigo 9º da Lei de Bases da…

Eletrocardiograma

O que é um eletrocardiograma? O eletrocardiograma (ECG) é um exame complementar de diagnóstico que tem por objetivo avaliar a atividade elétrica do coração. É um dos exames mais realizados na área da cardiologia e é, normalmente, a primeira abordagem para despiste de doenças cardiovasculares. O eletrocardiograma consegue detetar a atividade dos impulsos elétricos gerados…

Insuficiência mitral

O que é a insuficiência mitral? A insuficiência mitral é uma doença na qual a válvula mitral perde a sua competência e função de encerramento e apresenta fugas de sangue (regurgitação) do ventrículo para a aurícula (no sentido contrário ao fluxo normal de sangue). O que é a válvula mitral? A válvula mitral é uma…

Insuficiência cardíaca

O que é a insuficiência cardíaca? A insuficiência cardíaca (IC) é uma doença grave e crónica, que ocorre quando o coração é incapaz de: bombear o sangue para o corpo na quantidade necessária relaxar e receber novamente o sangue de forma normal Isto significa que o sangue pode não conseguir fornecer nutrientes e oxigénio suficientes…

Cancro do pâncreas

O que é o cancro do pâncreas? O cancro do pâncreas ocorre quando se formam células malignas no tecido pancreático. O termo “cancro do pâncreas” corresponde genericamente ao adenocarcinoma do pâncreas, que é o tumor maligno do pâncreas mais frequente, e que se forma a partir das células exócrinas (que produzem as enzimas digestivas). Pode…

Hipertensão arterial

O que é a hipertensão arterial? A hipertensão arterial (HTA) caracteriza-se por uma pressão sanguínea excessiva na parede das artérias, acima dos valores considerados normais, que ocorre de forma crónica. Define-se hipertensão arterial quando a pressão máxima é maior ou igual a 140 mmHg (vulgo 14), ou a pressão mínima é maior ou igual a…

Diarreia

O que é a diarreia? A diarreia é uma alteração no volume e consistência das fezes. Está associada a um aumento do número de dejeções diárias. Existe mais do que um tipo de diarreia? A diarreia pode ser classificada de diferentes formas. Pode ser classificada de acordo com o seu mecanismo (como por exemplo, a…

Enfarte agudo do miocárdio

O que é um enfarte agudo do miocárdio? O enfarte agudo do miocárdio, vulgarmente conhecido como ataque cardíaco, ocorre quando uma das artérias do coração fica obstruída por um coágulo, o que faz com que uma parte do músculo cardíaco deixe de funcionar por falta de oxigénio e nutrientes. O que é o miocárdio? O…

Cirrose hepática

O que é a cirrose hepática? A cirrose hepática caracteriza-se pela: morte das células do fígado aparecimento de cicatrizes (fibrose) alteração da sua estrutura Surge habitualmente como progressão de uma doença hepática crónica e leva à destruição do fígado. Quais são as causas da cirrose hepática? A cirrose hepática é causada por: ingestão excessiva de…