4 minutos de leitura

Pode marcar consultas online e acompanhar os seus pedidos de consulta no Serviço Nacional de Saúde (SNS). A marcação de consultas nos cuidados de saúde primários pode ser realizada através do Registo de Saúde Eletrónico | Área do Cidadão.

Quem pode marcar consultas?

O próprio:

Um familiar:

  • na unidade de saúde onde o familiar está inscrito
  • através do RSE | Área do Cidadão, se o mesmo pertencer ao agregado familiar
  • através do SNS 24 – 808 24 24 24, escolhendo a opção 2

Um amigo:

  • através do SNS 24 – 808 24 24 24, escolhendo a opção 2
  • na unidade de saúde onde a pessoa está inscrita

Quando posso marcar consultas?

As consultas podem ser marcadas em qualquer momento, dentro do horário de funcionamento da unidade de saúde de inscrição.

Através do RSE | Área do Cidadão, 24 horas por dia.

Por telefone, através do SNS 24 – 808 24 24 24, das 8h às 22h, todos os dias.

Onde posso marcar consultas?

Na internet, após a inscrição no RSE | Área do Cidadão, aceda a Marcação Eletrónica de Consultas.

Nas unidades de saúde, presencialmente ou por telefone.

Por telefone, através do SNS 24 – 808 24 24 24.

Quais os documentos e requisitos necessários?

No caso da marcação online é necessário um registo prévio no RSE | Área do Cidadão.

Para a marcação de consultas através do SNS 24 ou presencialmente é necessário o documento que certifica a inscrição na unidade de saúde ou o Cartão de Cidadão.

Qual é o prazo?

A marcação de consultas online apenas disponibiliza os horários a partir do 5º dia útil (inclusive), contando da data em que o utente está a usar a plataforma para efetuar a marcação de consulta.

Qual é o custo de uma marcação de consulta?

A marcação de uma consulta não tem qualquer custo.

Quanto custa a consulta?

A consulta implica o pagamento da respetiva taxa moderadora.

Obtenha mais informações sobre as taxas moderadoras e situações em que há isenção do seu pagamento no nosso serviço online – Pedir isenção de taxa moderadora.

Quais são os tipos de consulta disponíveis para marcação?

As consultas disponíveis nos cuidados de saúde primários são:

  • planeamento familiar
  • saúde adultos
  • saúde materna
  • saúde infantil
  • recurso/reforço

A marcação de consultas por iniciativa do utente existe para motivos não relacionados com doença aguda, isto é, que não obrigue a um atendimento imediato.

O que é uma consulta de saúde do adulto?

A consulta de saúde do adulto é uma consulta médica, realizada no âmbito dos cuidados de saúde primários que, de forma continuada se ocupa dos problemas de saúde dos indivíduos e das famílias, no contexto da comunidade.

O que é uma consulta de planeamento familiar?

A consulta de planeamento familiar pretende garantir o acesso a informação, métodos de contracepção eficazes e seguros e a serviços de saúde que contribuem para a prática de uma sexualidade segura e saudável. Apenas a primeira consulta desta tipologia pode ser marcada online ou por telefone, sendo as restantes marcadas presencialmente.

Na consulta de planeamento familiar tem acesso a:

  • encaminhamento adequado para a consulta a realizar em tempo útil, dependendo do grau de urgência
  • métodos contracetivos gratuitos
  • atendimento imediato em situações

O que é uma consulta de saúde materna?

A consulta de saúde materna pretende garantir o acompanhamento e a prestação de todos os cuidados e meios complementares de diagnóstico durante a gravidez. Apenas a primeira consulta desta tipologia pode ser marcada online ou por telefone, sendo as restantes marcadas presencialmente.

Na consulta é disponibilizada informação sobre cuidados alimentares seguros e apropriados na gravidez, preparação para o aleitamento materno, atividade física, saúde oral e sexualidade durante a gravidez, desconfortos e sinais de alerta e segurança rodoviária. Para além disso, são realizados exames clínicos e laboratoriais regulares que permitem avaliar o estado de saúde da mãe e do bebé ao longo da gravidez.

O que é uma consulta de saúde infantil?

A consulta de saúde infantil é uma consulta de acompanhamento do desenvolvimento da criança. Apenas a primeira consulta desta tipologia pode ser marcada online ou por telefone, sendo as restantes marcadas presencialmente.

Na consulta presta-se esclarecimentos sobre crescimento e desenvolvimento físico e psicossocial, cumprimento do calendário vacinal (de acordo com o Programa Nacional de Vacinação), ocupação de tempos livres, hábitos alimentares e prática de atividades desportivas e/ou culturais.

O que é uma consulta de recurso/reforço?

Uma consulta de recurso/reforço é válida para qualquer utente sem médico de família atribuído.

 

Feedback Sim

Feedback Não