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Pode marcar online e acompanhar os seus pedidos de consulta no Serviço Nacional de Saúde (SNS). A marcação de consultas nos cuidados de saúde primários, pode ser realizada através do Registo de Saúde Eletrónico | Área do Cidadão.

Quem é que pode marcar a consulta?

O próprio:

Um familiar:

  • Na unidade de saúde onde o familiar está inscrito;
  • Através do RSE | Área do Cidadão, se o mesmo pertencer ao agregado familiar;
  • Através do SNS24 – 808 24 24 24, escolhendo a opção 2.

Um amigo:

  • Através do SNS24 – 808 24 24 24, escolhendo a opção 2;
  • Na unidade de saúde onde a pessoa está inscrita.

Quando é que posso marcar consulta?

Em qualquer momento, dentro do horário de funcionamento da unidade de saúde de inscrição.

Através do RSE | Área do Cidadão, 24 horas por dia.

Por telefone, através do SNS24 – 808 24 24 24, das 8h às 22h, todos os dias.

Onde é que posso marcar consulta?

Na internet, após a inscrição no RSE | Área do Cidadão, aceda a Marcação Eletrónica de Consultas.

Nas unidades de saúde, presencialmente ou por telefone.

Por telefone, através do SNS24 – 808 24 24 24.

Quais os documentos e requisitos?

No caso da marcação online é necessário um registo prévio no RSE | Área do Cidadão.

Para a marcação de consultas através do SNS24 ou presencialmente é necessário o documento que certifica a inscrição na unidade de saúde ou o Cartão de Cidadão.

Qual o prazo?

Nos 15 dias úteis, a partir do registo do pedido da consulta.

A marcação de consultas online apenas disponibiliza os horários a partir do 5º dia útil (inclusive), contando da data em que o utente está a usar a plataforma para efetuar a marcação de consulta.

Como?

A marcação de consultas por iniciativa do utente existe para motivos não relacionado com doença aguda, isto é, que não obrigue a atendimento imediato.

Se pretende marcar a consulta sem sair de casa, aceda no botão acima RSE | Área do Cidadão e registe-se.

Se preferir, dirija-se à unidade de saúde do Serviço Nacional de Saúde onde está inscrito.

Qual o custo de marcação de consulta?

A marcação de consulta não tem qualquer custo.

Quando custa a consulta?

A consulta implica o pagamento da respetiva taxa moderadora.

Pode obter mais informações sobre as taxas moderadoras e situações em que há isenção do seu pagamento no portal do Serviço Nacional de Saúde.

Quais os tipos de consulta disponíveis para marcar?

As consultas disponíveis nos cuidados de saúde primários são:

  • Planeamento familiar;
  • Saúde adultos;
  • Saúde materna;
  • Saúde infantil;
  • Recurso/reforço.

O que é uma consulta de planeamento familiar?

É uma consulta que se destina a garantir o acesso a informação, métodos de contracepção eficazes e seguros e a serviços de saúde que contribuem para a vivência da sexualidade de forma segura e saudável.

O que é uma consulta de saúde materna?

É uma consulta que se destina a garantir o acompanhamento e a prestação de todos os cuidados e meios complementares de diagnóstico durante a gravidez.

O que é uma consulta de saúde infantil?

É uma consulta de acompanhamento do desenvolvimento da criança. Esta consulta só pode ser marcada uma vez por ano.

O que é uma consulta de recurso/reforço?

É uma consulta válida para qualquer utente sem médico de família atribuído.

 

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