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Pode marcar consultas online e acompanhar os seus pedidos de consulta no Serviço Nacional de Saúde (SNS). A marcação de consultas nos cuidados de saúde primários pode ser realizada através do Registo de Saúde Eletrónico | Área do Cidadão.
Quem pode marcar consultas?
O próprio:
- na unidade de saúde onde está inscrito
- através do RSE | Área do Cidadão
- através do SNS 24 – 808 24 24 24, escolhendo a opção 5
Um familiar:
- na unidade de saúde onde o familiar está inscrito
- através do RSE | Área do Cidadão, se o mesmo pertencer ao agregado familiar
- através do SNS 24 – 808 24 24 24, escolhendo a opção 5
Um amigo:
- através do SNS 24 – 808 24 24 24, escolhendo a opção 5
- na unidade de saúde onde a pessoa está inscrita
Quando posso marcar consultas?
As consultas podem ser marcadas em qualquer momento, dentro do horário de funcionamento da unidade de saúde de inscrição.
Através do RSE | Área do Cidadão, 24 horas por dia.
Por telefone, através do SNS 24 – 808 24 24 24, das 8h às 22h, todos os dias.
Onde posso marcar consultas?
Na internet, após a inscrição no RSE | Área do Cidadão, aceda a Marcação Eletrónica de Consultas.
Nas unidades de saúde, presencialmente ou por telefone.
Por telefone, através do SNS 24 – 808 24 24 24.
Quais os documentos e requisitos necessários?
No caso da marcação online é necessário um registo prévio no RSE | Área do Cidadão.
Para a marcação de consultas através do SNS 24 ou presencialmente é necessário o documento que certifica a inscrição na unidade de saúde ou o Cartão de Cidadão.
Qual é o prazo?
A marcação de consultas online apenas disponibiliza os horários a partir do 5º dia útil (inclusive), contando da data em que o utente está a usar a plataforma para efetuar a marcação de consulta.
Qual é o custo de uma marcação de consulta?
A marcação de uma consulta não tem qualquer custo.
Quanto custa a consulta?
A consulta implica o pagamento da respetiva taxa moderadora.
Obtenha mais informações sobre as taxas moderadoras e situações em que há isenção do seu pagamento no nosso serviço online – Pedir isenção de taxa moderadora.
Quais são os tipos de consulta disponíveis para marcação?
As consultas disponíveis nos cuidados de saúde primários são:
- planeamento familiar
- saúde adultos
- saúde materna
- saúde infantil
- recurso/reforço
A marcação de consultas por iniciativa do utente existe para motivos não relacionados com doença aguda, isto é, que não obrigue a um atendimento imediato.
O que é uma consulta de saúde do adulto?
A consulta de saúde do adulto é uma consulta médica, realizada no âmbito dos cuidados de saúde primários que, de forma continuada se ocupa dos problemas de saúde dos indivíduos e das famílias, no contexto da comunidade.
O que é uma consulta de planeamento familiar?
A consulta de planeamento familiar pretende garantir o acesso a informação, métodos de contracepção eficazes e seguros e a serviços de saúde que contribuem para a prática de uma sexualidade segura e saudável. Apenas a primeira consulta desta tipologia pode ser marcada online ou por telefone, sendo as restantes marcadas presencialmente.
Na consulta de planeamento familiar tem acesso a:
- encaminhamento adequado para a consulta a realizar em tempo útil, dependendo do grau de urgência
- métodos contracetivos gratuitos
- atendimento imediato em situações
O que é uma consulta de saúde materna?
A consulta de saúde materna pretende garantir o acompanhamento e a prestação de todos os cuidados e meios complementares de diagnóstico durante a gravidez. Apenas a primeira consulta desta tipologia pode ser marcada online ou por telefone, sendo as restantes marcadas presencialmente.
Na consulta é disponibilizada informação sobre cuidados alimentares seguros e apropriados na gravidez, preparação para o aleitamento materno, atividade física, saúde oral e sexualidade durante a gravidez, desconfortos e sinais de alerta e segurança rodoviária. Para além disso, são realizados exames clínicos e laboratoriais regulares que permitem avaliar o estado de saúde da mãe e do bebé ao longo da gravidez.
O que é uma consulta de saúde infantil?
A consulta de saúde infantil é uma consulta de acompanhamento do desenvolvimento da criança. Apenas a primeira consulta desta tipologia pode ser marcada online ou por telefone, sendo as restantes marcadas presencialmente.
Na consulta presta-se esclarecimentos sobre crescimento e desenvolvimento físico e psicossocial, cumprimento do calendário vacinal (de acordo com o Programa Nacional de Vacinação), ocupação de tempos livres, hábitos alimentares e prática de atividades desportivas e/ou culturais.
O que é uma consulta de recurso/reforço?
Uma consulta de recurso/reforço é válida para qualquer utente sem médico de família atribuído.
Legislação