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Com este novo sistema é permitido aos profissionais de saúde prescreverem medicamentos por via eletrónica, eliminado as anteriores receitas impressas em papel. Nesta página encontra informações sobre a Receita Sem Papel e Prescrição Eletrónica Médica.

Quem pode ter acesso à receita eletrónica?

Qualquer pessoa a quem o profissional de saúde tenha realizado uma prescrição médica eletrónica.

O utente recebe uma mensagem de texto para o telemóvel (SMS) ou pode aceder através do Registo de Saúde Eletrónico | Área do Cidadão.

Quando posso consultar a receita eletrónica?

A qualquer momento, se inscrito no RSE | Área do Cidadão.

Onde posso consultar a receita sem papel?

Pode consultar o guia de tratamento e a receita prescrita através:

Quais os documentos e requisitos necessários?

Necessita de estar registado no RSE | Área do Cidadão para aceder ao guia de tratamento e receita prescrita.

Para receber a SMS no momento da prescrição médica, não necessita de estar registado no RSE | Área do Cidadão. Apenas é necessário apresentar o Cartão de Cidadão na farmácia.

Quanto custa?

Não tem qualquer custo.

Qual o prazo?

As guias de tratamento das receitas só se encontram disponíveis num prazo de 6 meses após a prescrição das mesmas.

Em caso de necessidade de pedido/renovação de receitas poderá entrar em contacto com o seu médico de família.

Com este novo sistema, é permitido aos profissionais de saúde prescreverem medicamentos por via eletrónica, eliminado as anteriores receitas impressas em papel.

Após a emissão da receita, os dados podem ser disponibilizados ao utente através do envio de uma (SMS), email ou através da impressão do guia de tratamento, que apresenta a posologia e os códigos necessários para pedir a medicação. Na farmácia, o utente apenas tem de apresentar o cartão de cidadão.

Deste modo, já não é necessário deslocar-se ao centro de saúde ou a outro local de prescrição, para ir buscar os papeis assinados pelo médico.

Receita sem Papel

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