O que é o resumo de saúde?
O resumo de saúde é um serviço digital do SNS 24, disponível no Portal e na App, que reúne os dados de saúde mais relevantes do utente, fornecidos pelos sistemas de informação do Serviço Nacional de Saúde.
Para que serve o resumo de saúde?
Este serviço tem como objetivo melhorar a coordenação e prestação de cuidados de saúde, principalmente em contextos de emergência, consultas médicas e transferências do utente entre unidades de saúde do SNS, e no âmbito de cuidados no estrangeiro.
Que informações pessoais estão no meu resumo de saúde?
Os dados disponibilizados estão assentes num padrão europeu que uniformiza as informações em vários países:
- Identificação – dados pessoais como nome, n.º de utente e data de nascimento
- Alergias – alergias e intolerâncias
- Diagnósticos – relativos a episódios hospitalares com ano de alta a partir de 2004
- Medicação – medicação habitual registada pelo médico
- Dispositivos Médicos – dispositivos médicos de episódios hospitalares com ano de alta entre 2011 e 2017
- Procedimentos – procedimentos de episódios hospitalares com ano de alta a partir de 2004
- Vacinas – histórico de vacinas administradas
Onde posso aceder ao meu resumo de saúde?
Pode aceder ao seu resumo de saúde através:
- do Portal SNS 24 (saiba como aceder através do Portal)
- da App SNS 24 (saiba como aceder através da App)
Como acedo através do Portal SNS 24?
Para aceder ao seu resumo de saúde através do Portal SNS 24 deve:
- aceder ao Portal do SNS 24 em sns24.gov.pt
- no canto superior direito, selecionar iniciar sessão (saiba como iniciar sessão no Portal)
- no menu Os meus registos, selecionar Resumo de saúde
- se é a primeira vez que acede a este serviço, deve autorizar a criação do resumo no botão Aceder ao Resumo de Saúde
- para descarregar o seu resumo de saúde, deve selecionar o botão Guardar documento. Para consultar os detalhes de cada campo, selecionar o ícone do olho
Como acedo através da App SNS 24?
Para aceder ao seu resumo de saúde através da App SNS 24 deve:
- se nunca acedeu à App SNS 24, iniciar sessão (saiba como iniciar sessão na App)
- no menu A minha saúde, selecionar Resumo de saúde
- selecionar cada tipo de informação para aceder aos detalhes
Posso pedir a modificação destes dados?
Os dados incluídos no resumo de saúde podem não incluir o seu histórico completo, uma vez que este se destina a reunir apenas as informações mais relevantes da sua saúde e que melhoram a coordenação e segurança da prestação de cuidados.
Se verificar que existe alguma informação errada ou em falta no seu resumo, deve solicitar o apoio de um profissional de saúde para atualizar os dados.
Caso tenha algum documento que suporte o pedido de atualização, como por exemplo o boletim de vacinas em papel, deve apresentá-lo para pedir o seu registo nos sistemas de informação do Serviço Nacional de Saúde.
Posso autorizar a partilha do meu resumo com profissionais de saúde?
Sim. A gestão desta e outras autorizações de acesso à sua informação de saúde é feita através das Autorizações do Portal SNS 24, no menu A minha área.
Aqui pode também, a qualquer momento, autorizar ou retirar a autorização de acesso ao seu resumo de saúde por profissionais de saúde de alguns Estados-Membros da União Europeia. Saiba mais sobre a sua saúde na Europa e sobre os países envolvidos na partilha de informação.
A informação de cuidados prestados noutro país é incluída no meu resumo?
Não. Poderá fazer-se acompanhar da informação que foi registada para ser do conhecimento e transcrita pelo seu médico assistente. A informação não integrará o resumo de saúde, a menos que seja registada nas bases de dados dos sistemas de informação em Portugal.