Ir para o conteúdo
Serviço Nacional de Saúde 24
SNS 24

O que é o resumo de saúde?

O resumo de saúde é um serviço digital do SNS 24, disponível no Portal e na App, que reúne os dados de saúde mais relevantes do utente, fornecidos pelos sistemas de informação do Serviço Nacional de Saúde.

Para que serve o resumo de saúde?

Este serviço tem como objetivo melhorar a coordenação e prestação de cuidados de saúde, principalmente em contextos de emergência, consultas médicas e transferências do utente entre unidades de saúde do SNS, e no âmbito de cuidados no estrangeiro.

Que informações pessoais estão no meu resumo de saúde?

Os dados disponibilizados estão assentes num padrão europeu que uniformiza as informações em vários países:

  • Identificação – dados pessoais como nome, n.º de utente e data de nascimento
  • Alergias – alergias e intolerâncias
  • Diagnósticos – relativos a episódios hospitalares com ano de alta a partir de 2004
  • Medicação – medicação habitual registada pelo médico
  • Dispositivos Médicos – dispositivos médicos de episódios hospitalares com ano de alta entre 2011 e 2017
  • Procedimentos – procedimentos de episódios hospitalares com ano de alta a partir de 2004
  • Vacinas – histórico de vacinas administradas

Onde posso aceder ao meu resumo de saúde?

Pode aceder ao seu resumo de saúde através:

Como acedo através do Portal SNS 24?

Para aceder ao seu resumo de saúde através do Portal SNS 24 deve:

  1. aceder ao Portal do SNS 24 em sns24.gov.pt
  2. no canto superior direito, selecionar iniciar sessão (saiba como iniciar sessão no Portal)
  3. no menu Os meus registos, selecionar Resumo de saúde
  4. se é a primeira vez que acede a este serviço, deve autorizar a criação do resumo no botão Aceder ao Resumo de Saúde
  5. para descarregar o seu resumo de saúde, deve selecionar o botão Guardar documento. Para consultar os detalhes de cada campo, selecionar o ícone do olho

Como acedo através da App SNS 24?

Para aceder ao seu resumo de saúde através da App SNS 24 deve:

  1. se nunca acedeu à App SNS 24, iniciar sessão (saiba como iniciar sessão na App)
  2. no menu A minha saúde, selecionar Resumo de saúde
  3. selecionar cada tipo de informação para aceder aos detalhes

Posso pedir a modificação destes dados?

Os dados incluídos no resumo de saúde podem não incluir o seu histórico completo, uma vez que este se destina a reunir apenas as informações mais relevantes da sua saúde e que melhoram a coordenação e segurança da prestação de cuidados.

Se verificar que existe alguma informação errada ou em falta no seu resumo, deve solicitar o apoio de um profissional de saúde para atualizar os dados.

Caso tenha algum documento que suporte o pedido de atualização, como por exemplo o boletim de vacinas em papel, deve apresentá-lo para pedir o seu registo nos sistemas de informação do Serviço Nacional de Saúde.

Posso autorizar a partilha do meu resumo com profissionais de saúde?

Sim. A gestão desta e outras autorizações de acesso à sua informação de saúde é feita através das Autorizações do Portal SNS 24, no menu A minha área.

Aqui pode também, a qualquer momento, autorizar ou retirar a autorização de acesso ao seu resumo de saúde por profissionais de saúde de alguns Estados-Membros da União Europeia. Saiba mais sobre a sua saúde na Europa e sobre os países envolvidos na partilha de informação.

A informação de cuidados prestados noutro país é incluída no meu resumo?

Não. Poderá fazer-se acompanhar da informação que foi registada para ser do conhecimento e transcrita pelo seu médico assistente. A informação não integrará o resumo de saúde, a menos que seja registada nas bases de dados dos sistemas de informação em Portugal.

Guardar:
Esta informação foi útil?
This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Aceder ao serviço