Ir para o conteúdo
Serviço Nacional de Saúde 24
SNS 24

O que é Teleconsulta Linha SNS 24?

A Teleconsulta Linha SNS 24 é uma modalidade de atendimento médico realizado à distância, através de uma plataforma de transmissão online (streaming), própria para o efeito.

Como é feito o atendimento médico?

O atendimento é feito pelo profissional de saúde (médico), que avalia, remotamente, o estado clínico do utente, utilizando a plataforma de transmissão online (streaming). Com este processo, é possível ao médico fazer o diagnóstico e estabelecer o planeamento da prestação de cuidados de saúde.

A Teleconsulta Linha SNS 24 tem custos para o utente?

Não. A Teleconsulta realizada através do portal SNS 24 ou na App SNS 24 não tem qualquer custo para o utente.

Que plataforma é usada para a Teleconsulta?

Para a realização da Teleconsulta é utilizada uma plataforma de transmissão online (streaming) cujo acesso pode ser feito através de:

  • Portal do SNS 24, utilizando o link que recebeu através de SMS: deve clicar no link e, uma vez no Portal do SNS 24, deve carregar no botão “Compreendi” para prosseguir. No passo seguinte, insira o seu Número de Utente de Saúde e o código de utilização única que lhe foi enviado na SMS, para poder entrar na Teleconsulta
  • App SNS 24: caso tenha a aplicação móvel instalada, no menu “Preciso de…” selecione “Teleconsulta”. No separador “Teleconsulta”, selecione “Teleconsulta Linha SNS 24”. De seguida carregue no botão “Continuar” (Nota: verifique se tem instalada a versão mais recente da App SNS 24)

A Teleconsulta Linha SNS 24 é feita por vídeo ou por áudio?

A Teleconsulta pós-triagem apenas pode ser efetuada por “videochamada”, ou seja, por vídeo. A transmissão por videochamada é acompanhada de som e imagem em tempo real.

Quais os requisitos tecnológicos mínimos para realizar uma Teleconsulta?

Para realizar uma Teleconsulta, o utente precisa reunir as seguintes condições técnicas:

  • acesso a um computador/telemóvel com:
    • câmara
    • microfone
    • internet
  • telemóvel para receber SMS
  • estar em local fechado, sem ruído e interferências externas, garantindo a privacidade da Teleconsulta

Que benefícios tem a Teleconsulta Linha SNS 24 comparativamente à consulta presencial?

Na Teleconsulta Linha SNS 24, o utente pode:

  • descrever os seus sintomas
  • tirar dúvidas
  • receber orientações
  • obter diagnósticos e prescrições de medicamentos, sem a necessidade de se deslocar a um consultório ou hospital

Este método tem a principal vantagem de evitar deslocações desnecessárias e promover a comodidade do utente, melhorando, inclusive, a gestão da vida pessoal e profissional.

Os utentes sem médico de família podem beneficiar de Teleconsulta Linha SNS 24?

Sim, a Teleconsulta está disponível também para utentes que não tenham médico de família atribuído, desde que a situação clínica permita ser avaliada através deste meio.

Pode ser o utente a realizar o pedido de Teleconsulta pós-triagem?

Não. O processo da Teleconsulta tem início quando o utente contacta a Linha SNS 24 e lhe é feita uma triagem. Caso a situação clínica identificada seja possível ser avaliada por Teleconsulta, e o utente pretenda a sua realização, procede-se ao agendamento de uma Teleconsulta.

Se não puder comparecer à Teleconsulta já agendada, posso reagendar?

Não. Caso não seja possível comparecer à Teleconsulta agendada, o utente deverá proceder ao cancelamento da mesma, contactando a Linha SNS 24, através do 808242424, opção 5.

A Teleconsulta Linha SNS 24 pode ser realizada para utentes menores de idade?

Sim. No momento do agendamento da Teleconsulta, se a mesma for destinada a um utente menor de idade, será informado da obrigatoriedade da presença de um acompanhante adulto para o menor.

Caso a Teleconsulta se inicie sem o acompanhante estar presente, a mesma terá de ser interrompida. Posteriormente, a Linha SNS 24 contactará para efetuar a remarcação da Teleconsulta.

Sou menor de idade, já estou na Teleconsulta, no entanto, o meu acompanhante não pode estar presente, como devo proceder?

Se no início da Teleconsulta for constatada a ausência do acompanhante adulto, a mesma não poderá ser realizada, e o médico deve proceder ao cancelamento informando o motivo.

Em seguida será enviado ao utente um SMS de cancelamento, com a informação que a Teleconsulta foi cancelada. Mais tarde, será contacto pela Linha SNS 24 para efetuar uma remarcação.

Os profissionais de saúde podem assegurar um diagnóstico preciso através da Teleconsulta, sem necessidade do exame físico de observação presencial?

A Teleconsulta pós-triagem só é realizada depois de ter existido uma triagem feita pelos profissionais de saúde da Linha SNS 24, com indicação da situação clínica do utente.

Além disso, o médico tem acesso a todo o histórico clínico do utente, pelo que a Teleconsulta poderá realizar-se sem observação presencial.

O que acontece se, durante a Teleconsulta, o médico considerar que deve existir uma observação presencial?

Durante a Teleconsulta, o médico tem acesso a todo o histórico clínico do utente, através do sistema informático, pelo que, é possível apurar a necessidade de o utente precisar de cuidados/observação presenciais.

Em caso afirmativo, procedem ao encaminhamento para o INEM, um Serviço de Urgência ou para os Cuidados de Saúde Primários, conforme os sintomas e a gravidade que o utente apresentar e tendo em conta a localização do utente.

Se for identificada uma emergência médica numa Teleconsulta, o que acontece?

A Teleconsulta pós-triagem só é realizada após ter existido uma triagem pelos profissionais de saúde da Linha do SNS 24. No entanto, se durante a realização da Teleconsulta o médico entender existir uma emergência é feito o encaminhamento e transferida a chamada para o INEM. Antes da transferência é apenas necessário confirmar o número de contacto de telemóvel do utente.

Os profissionais de saúde podem passar receitas ou exames médicos durante a Teleconsulta?

Sim. Numa Teleconsulta os médicos têm acesso a todas os meios e plataformas de integração de cuidados que teriam numa consulta presencial, conseguindo, por isso, prescrever medicamentos e/ou efetuar a requisição de exames complementares de diagnóstico.

O que acontece se o médico considerar que existe a necessidade de realizar uma Teleconsulta de seguimento?

Quando o médico considera que é necessária uma Teleconsulta de seguimento, questiona o utente se a pretende ter e, em caso afirmativo, o utente será contactado pela Linha SNS 24 para fazer o respetivo agendamento.

Como devo proceder se ocorrer uma desconexão inesperada da videochamada por queda da internet, por exemplo?

Caso ocorra desconexão da videochamada:

  • do lado do utente, a plataforma está preparada para permitir ao médico efetuar o envio de um novo link ao utente, para que seja possível aceder novamente à ligação da Teleconsulta
  • do lado do médico, o utente deve aguardar que o médico volte a fazer a ligação à chamada para dar continuidade à Teleconsulta

Quais as limitações e desafios técnicos que podem surgir durante uma Teleconsulta?

Durante a Teleconsulta podem surgir limitações e desafios técnicos por parte de qualquer um dos intervenientes: médico, utente ou mesmo da plataforma.

Caso ocorra algum problema o utente é encaminhado para:

  • os serviços presenciais (Cuidados de Saúde Primários ou Serviço de Urgência)

ou

  • é realizada uma chamada pela Linha do SNS 24 para efetuar uma remarcação da Teleconsulta, se necessário

Sou maior de idade, posso levar um acompanhante para a minha Teleconsulta?

Sim. Se o utente a ser consultado for maior de idade e estiver acompanhado na Teleconsulta, esta prossegue desde que o utente autorize a presença do acompanhante.

Fui contactado pela Linha SNS 24 e não consegui atender. O que devo fazer?

Antes de a Linha SNS 24 efetuar um contacto telefónico ao utente, em âmbito de Teleconsulta, envia um SMS automático informando que nos próximos minutos vai realizar o contacto.

Como consigo aceder às informações clínicas da minha Teleconsulta Linha SNS 24?

No final da Teleconsulta é partilhado com o utente o relatório clínico em formato PDF, via link SMS.

Como é garantida a privacidade e a confidencialidade dos dados dos utentes em Teleconsulta?

Quando o médico acede à Teleconsulta a gravação é iniciada automaticamente. Contudo, quando o utente “entra” na Teleconsulta é questionado se consente a gravação do áudio.

Se o utente consentir, é gravado o áudio da totalidade da Teleconsulta; caso o utente não consentir, a gravação é interrompida e a Teleconsulta prossegue sem gravação, embora garantindo sempre a privacidade e confidencialidade do processo.

Guardar:
Esta informação foi útil?
This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.