Como posso aceder à teleconsulta agendada?
Pode aceder à teleconsulta através:
área pessoal do portal do SNS 24, no dia e hora marcada deve:
- aceder à área pessoal do portal do SNS 24 com
- o Cartão de Cidadão ou
- a Chave Móvel Digital ou
- o Número de Utente de Saúde
- clicar no menu ‘Preciso de… Consultas para mim’
- aceder à opção ‘Teleconsulta’
- clicar em ‘Continuar’
- aguardar nessa página até que a opção ‘participar’ fique verde
aplicação móvel SNS 24, no dia e hora marcada deve:
- aceder à aplicação com
- a Chave Móvel Digital ou
- o Número de Utente de Saúde
- na opção ‘Favoritos’ aceder a ‘Teleconsulta’
- clicar em ‘Confirmar’
- aguardar nessa página até que a opção ‘participar’ fique verde
Balcão SNS 24 existente nas juntas de freguesia: consulte o Guia Balcão SNS 24
O que preciso garantir para aceder à teleconsulta?
Para ter acesso a uma teleconsulta esta terá que estar agendada pela unidade de saúde. Para realizá-la o utente deverá cumprir os seguintes requisitos, de forma a permitir estabelecer e manter a ligação durante a teleconsulta:
- ter um dos seguintes dispositivos eletrónicos:
- computador com câmara e colunas, ou
- telemóvel, ou
- tablet
- ter uma ligação à internet com velocidade e qualidade mínimas
O que devo fazer se o profissional de saúde não estiver na teleconsulta à hora marcada?
Deve entrar na teleconsulta e aguardar a chegada do profissional de saúde (sala de espera virtual).
Deverá aguardar nesta sala de espera até a opção “Participar” ficar verde, que acontece assim que o profissional de saúde inicie a teleconsulta.
Posso ter uma teleconsulta se não estiver registado na área pessoal do portal do SNS 24?
Sim. O acesso à área pessoal do portal do SNS 24 pode ser feito com:
- o Cartão de Cidadão ou
- a Chave Móvel Digital ou
- o Número de Utente de Saúde
Para saber mais como aceder à área pessoal do portal do SNS 24 consulte o guia sobre Autenticação na área pessoal do portal do SNS 24.
É possível alterar o idioma na plataforma?
Sim. É possível alterar o idioma na plataforma em qualquer momento da sessão de teleconsulta. Para fazê-lo, basta aceder à funcionalidade de multilinguagem, no canto superior direito, que permite alterar entre os idiomas disponíveis.
Posso aceder à teleconsulta sem as permissões de dispositivos estarem ativas?
Não. Se as permissões da câmara e microfone não estiverem ativas não poderá aceder à teleconsulta. É necessário seguir os passos:
- confirmar, antes da realização da teleconsulta, que as configurações da sua câmara e microfone permitem aceder à plataforma. Se não estiverem ativas por defeito é preciso ativá-las manualmente (em resposta a uma pergunta automática do seu navegador de internet)
- caso não tenha feito antes esta configuração, assim que selecionar o botão “Participar” da sala de espera virtual, aparece um aviso para que dê essas permissões
Como acontece a realização de uma teleconsulta para crianças que ainda não têm telemóvel ou Chave Móvel Digital?
Para uma criança que não tem telemóvel ou Chave Móvel Digital ter acesso a uma teleconsulta é necessário que o responsável aceda com as seguintes informações:
- número de utente de saúde (da criança)
- data de nascimento (da criança)
- contacto telefónico associado à criança, no Registo Nacional de Utentes (RNU), que deverá estar atualizado
Não consigo aceder à teleconsulta. O que posso fazer?
No caso de tentar aceder à teleconsulta e não conseguir, deve contactar a sua unidade de saúde para obter alguma indicação.
Se mesmo após as indicações o problema se mantiver, deve:
- realizar capturas de ecrã no dispositivo, onde identificou o problema
- tomar nota do modelo do dispositivo, respetivo sistema operativo e o browser que está a utilizar
- ligar para SNS 24 – 808242424 (escolher a opção de assuntos administrativos) e expor a situação
Fonte: Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS)