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SNS 24

Como posso aceder à teleconsulta agendada?

Pode aceder à teleconsulta através:

área pessoal do portal do SNS 24, no dia e hora marcada deve:

  • aceder à área pessoal do portal do SNS 24 com
    • o Cartão de Cidadão ou
    • a Chave Móvel Digital ou
    • o Número de Utente de Saúde
  • clicar no menu ‘Preciso de… Consultas para mim’
  • aceder à opção ‘Teleconsulta’
  • clicar em ‘Continuar’
  • aguardar nessa página até que a opção ‘participar’ fique verde

aplicação móvel SNS 24, no dia e hora marcada deve:

  • aceder à aplicação com
    • a Chave Móvel Digital ou
    • o Número de Utente de Saúde
  • na opção ‘Favoritos’ aceder a ‘Teleconsulta’
  • clicar em ‘Confirmar’
  • aguardar nessa página até que a opção ‘participar’ fique verde

Balcão SNS 24 existente nas juntas de freguesia: consulte o Guia Balcão SNS 24

O que preciso garantir para aceder à teleconsulta?

Para ter acesso a uma teleconsulta esta terá que estar agendada pela unidade de saúde. Para realizá-la o utente deverá cumprir os seguintes requisitos, de forma a permitir estabelecer e manter a ligação durante a teleconsulta:

  • ter um dos seguintes dispositivos eletrónicos:
    • computador com câmara e colunas, ou
    • telemóvel, ou
    • tablet
  • ter uma ligação à internet com velocidade e qualidade mínimas

O que devo fazer se o profissional de saúde não estiver na teleconsulta à hora marcada?

Deve entrar na teleconsulta e aguardar a chegada do profissional de saúde (sala de espera virtual).

Deverá aguardar nesta sala de espera até a opção “Participar” ficar verde, que acontece assim que o profissional de saúde inicie a teleconsulta.

Posso ter uma teleconsulta se não estiver registado na área pessoal do portal do SNS 24?

Sim. O acesso à área pessoal do portal do SNS 24 pode ser feito com:

  • o Cartão de Cidadão ou
  • a Chave Móvel Digital ou
  • o Número de Utente de Saúde

Para saber mais como aceder à área pessoal do portal do SNS 24 consulte o guia sobre Autenticação na área pessoal do portal do SNS 24.

É possível alterar o idioma na plataforma?

Sim. É possível alterar o idioma na plataforma em qualquer momento da sessão de teleconsulta. Para fazê-lo, basta aceder à funcionalidade de multilinguagem, no canto superior direito, que permite alterar entre os idiomas disponíveis.

Posso aceder à teleconsulta sem as permissões de dispositivos estarem ativas?

Não. Se as permissões da câmara e microfone não estiverem ativas não poderá aceder à teleconsulta. É necessário seguir os passos:

  • confirmar, antes da realização da teleconsulta, que as configurações da sua câmara e microfone permitem aceder à plataforma. Se não estiverem ativas por defeito é preciso ativá-las manualmente (em resposta a uma pergunta automática do seu navegador de internet)
  • caso não tenha feito antes esta configuração, assim que selecionar o botão “Participar” da sala de espera virtual, aparece um aviso para que dê essas permissões

Como acontece a realização de uma teleconsulta para crianças que ainda não têm telemóvel ou Chave Móvel Digital?

Para uma criança que não tem telemóvel ou Chave Móvel Digital ter acesso a uma teleconsulta é necessário que o responsável aceda com as seguintes informações:

  • número de utente de saúde (da criança)
  • data de nascimento (da criança)
  • contacto telefónico associado à criança, no Registo Nacional de Utentes (RNU), que deverá estar atualizado

Não consigo aceder à teleconsulta. O que posso fazer?

No caso de tentar aceder à teleconsulta e não conseguir, deve contactar a sua unidade de saúde para obter alguma indicação.
Se mesmo após as indicações o problema se mantiver, deve:

  1. realizar capturas de ecrã no dispositivo, onde identificou o problema
  2. tomar nota do modelo do dispositivo, respetivo sistema operativo e o browser que está a utilizar
  3. ligar para SNS 24 – 808242424 (escolher a opção de assuntos administrativos) e expor a situação

Fonte: Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS)

 

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