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Serviço Nacional de Saúde 24
SNS 24

Como posso aceder à teleconsulta agendada?

Pode aceder à teleconsulta através da:

área pessoal do portal do SNS 24, no dia e hora marcada deve:

  • aceder à área pessoal do portal do SNS 24 com
    • o Cartão de Cidadão ou
    • a Chave Móvel Digital ou
    • o Número de Utente de Saúde
  • clicar no menu ‘Preciso de… Consultas para mim’
  • aceder à opção ‘Teleconsulta’
  • clicar em ‘Continuar’

Para iniciar a teleconsulta, tem de aceitar as condições de participação e clicar em “Continuar” para aceder à sala de espera. Deve aguardar nessa página até que a opção ‘Participar’ fique verde.

Pode consultar mais informações em Manual do utente para desktop e Guia rápido

aplicação móvel SNS 24, no dia e hora marcada deve:

  • aceder à aplicação com
    • a Chave Móvel Digital ou
    • o Número de Utente de Saúde
  • na opção ‘Favoritos’ aceder a ‘Teleconsulta’
  • clicar em ‘Confirmar’

Para iniciar a teleconsulta, tem de aceitar as condições de participação e clicar em “Continuar” para aceder à sala de espera. Deve aguardar nessa página até que a opção ‘Participar’ fique verde.

Para mais informações pode consultar o Manual do utente para App SNS 24 e Guia rápido

Balcão SNS 24, existente nas juntas de freguesia e espaços cidadão. Para mais informações consulte o guia Balcão SNS 24.

O que preciso garantir para aceder à teleconsulta?

Para ter acesso a uma teleconsulta esta terá de estar agendada pela unidade de saúde. Para realizá-la o utente deverá cumprir os seguintes requisitos, de forma a permitir estabelecer e manter a ligação durante a teleconsulta:

  • ter um dos seguintes dispositivos eletrónicos:
    • computador com câmara e colunas, ou
    • telemóvel, ou
    • tablet
  • ter uma ligação à internet com velocidade mínima de 20MB

O que devo fazer se o profissional de saúde não acedeu à teleconsulta à hora marcada?

Deverá aguardar na sala de espera virtual até a opção “Participar” passar de cor cinza a cor verde, que acontece assim que o profissional de saúde inicia a teleconsulta. A partir deste momento o utente deverá clicar em “Participar” e aceder à teleconsulta.

Posso ter uma teleconsulta se não estiver registado na área pessoal do portal do SNS 24?

Sim. Não é necessário nenhum registo prévio, basta fazer a autenticação para poder aceder à área pessoal do portal do SNS 24. A autenticação pode ser feita de três formas:

  • Cartão de Cidadão ou
  • Chave Móvel Digital ou
  • Número de Utente de Saúde

Para saber mais como aceder à área pessoal do portal do SNS 24 consulte o guia sobre Autenticação na área pessoal do portal do SNS 24.

É possível alterar o idioma na plataforma da teleconsulta?

Sim. É possível alterar o idioma na plataforma da teleconsulta antes da entrada na mesma. Para fazê-lo, basta aceder à funcionalidade de “idioma”, que permite alterar entre os idiomas disponíveis (português, espanhol e inglês).

Posso aceder à teleconsulta sem as permissões da câmara e microfone estarem ativas?

Não. Para aceder à teleconsulta, é necessário que, no mínimo, exista a permissão do microfone. Contudo, recomendamos que permita também a utilização da câmara.

Para isso, antes da realização da teleconsulta, deve:

  • confirmar se a plataforma pode aceder à sua câmara e/ou microfone. Se as permissões não estiverem ativas por defeito, é preciso ativá-las manualmente

Como acontece a realização de uma teleconsulta para crianças que ainda não têm telemóvel ou Chave Móvel Digital?

Para uma criança, que não tem telemóvel ou Chave Móvel Digital, ter acesso a uma teleconsulta é necessário que o responsável aceda com as seguintes informações:

  • número de utente de saúde da criança
  • data de nascimento da criança
  • contacto telefónico associado à criança, no Registo Nacional de Utentes (RNU), que deverá estar atualizado

Não consigo aceder à teleconsulta. O que posso fazer?

No caso de tentar aceder à teleconsulta e não conseguir, deve contactar a sua unidade de saúde para obter alguma indicação.

Se mesmo após as indicações o problema se mantiver, deve:

  1. realizar capturas de ecrã no dispositivo, onde identificou o problema
  2. tomar nota do modelo do dispositivo, respetivo sistema operativo e o browser que está a utilizar
  3. ligar para a Linha SNS 24 – 808242424, escolher a opção de assuntos administrativos, e expor a situação

Fonte: Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS)

 

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