Como posso aceder à teleconsulta agendada?
Pode aceder à teleconsulta através da:
área pessoal do portal do SNS 24, no dia e hora marcada deve:
- aceder à área pessoal do portal do SNS 24 com
- o Cartão de Cidadão ou
- a Chave Móvel Digital ou
- o Número de Utente de Saúde
- clicar no menu ‘Preciso de… Consultas para mim’
- aceder à opção ‘Teleconsulta’
- clicar em ‘Continuar’
- aguardar nessa página até que a opção ‘participar’ fique verde
aplicação móvel SNS 24, no dia e hora marcada deve:
- aceder à aplicação com
- a Chave Móvel Digital ou
- o Número de Utente de Saúde
- na opção ‘Favoritos’ aceder a ‘Teleconsulta’
- clicar em ‘Confirmar’
- aguardar nessa página até que a opção ‘participar’ fique verde
Balcão SNS 24 existente nas juntas de freguesia e espaços cidadão (para mais informações consulte o guia Balcão SNS 24).
O que preciso garantir para aceder à teleconsulta?
Para ter acesso a uma teleconsulta esta terá de estar agendada pela unidade de saúde. Para realizá-la o utente deverá cumprir os seguintes requisitos, de forma a permitir estabelecer e manter a ligação durante a teleconsulta:
- ter um dos seguintes dispositivos eletrónicos:
- computador com câmara e colunas, ou
- telemóvel, ou
- tablet
- ter uma ligação à internet com velocidade mínima de 20MB
O que devo fazer se o profissional de saúde não acedeu à teleconsulta à hora marcada?
Deverá aguardar na sala de espera virtual até a opção “participar” passar de cor cinza a cor verde, que acontece assim que o profissional de saúde inicia a teleconsulta. A partir deste momento o utente deverá clicar em “participar” e aceder à teleconsulta.
Posso ter uma teleconsulta se não estiver registado na área pessoal do portal do SNS 24?
Sim. Não é necessário nenhum registo prévio, basta fazer a autenticação para poder aceder à área pessoal do portal do SNS 24. A autenticação pode ser feita de três formas:
- o Cartão de Cidadão ou
- a Chave Móvel Digital ou
- o Número de Utente de Saúde
Para saber mais como aceder à área pessoal do portal do SNS 24 consulte o guia sobre Autenticação na área pessoal do portal do SNS 24.
É possível alterar o idioma na plataforma da teleconsulta?
Sim. É possível alterar o idioma na plataforma da teleconsulta antes da entrada na mesma. Para fazê-lo, basta aceder à funcionalidade de multilinguagem, no canto superior direito, que permite alterar entre os idiomas disponíveis (português e inglês).
Posso aceder à teleconsulta sem as permissões da câmara e microfone estarem ativas?
Não. Se as permissões da câmara e microfone não estiverem ativas não poderá aceder à teleconsulta. É necessário seguir os passos:
- confirmar, antes da realização da teleconsulta, que as configurações da sua câmara e microfone permitem aceder à plataforma. Se não estiverem ativas por defeito é preciso ativá-las manualmente (em resposta a uma pergunta automática do seu navegador de internet)
- caso não tenha feito antes esta configuração, assim que selecionar o botão “Participar” da sala de espera virtual, aparece um aviso para que dê essas permissões
Como acontece a realização de uma teleconsulta para crianças que ainda não têm telemóvel ou Chave Móvel Digital?
Para uma criança que não tem telemóvel ou Chave Móvel Digital ter acesso a uma teleconsulta é necessário que o responsável aceda com as seguintes informações:
- número de utente de saúde da criança
- data de nascimento da criança
- contacto telefónico associado à criança, no Registo Nacional de Utentes (RNU), que deverá estar atualizado
Não consigo aceder à teleconsulta. O que posso fazer?
No caso de tentar aceder à teleconsulta e não conseguir, deve contactar a sua unidade de saúde para obter alguma indicação.
Se mesmo após as indicações o problema se mantiver, deve:
- realizar capturas de ecrã no dispositivo, onde identificou o problema
- tomar nota do modelo do dispositivo, respetivo sistema operativo e o browser que está a utilizar
- ligar para a linha SNS 24 – 808242424, escolher a opção de assuntos administrativos, e expor a situação
Fonte: Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS)