Ir para o conteúdo
Serviço Nacional de Saúde 24
SNS 24

O que é a triagem digital SNS 24?

A triagem digital SNS 24 é um novo serviço para atendimento a doentes com sintomas respiratórios agudos, criado com o objetivo de melhorar a capacidade de resposta, mantendo a segurança clínica e processual, que caracterizam o SNS 24.

Para quem está disponível?

Este novo serviço está disponível para doentes maiores de 18 anos e com sintomas respiratórios agudos.

Como posso aceder?

Para aceder a este novo serviço, basta ligar para a Linha SNS 24 através do número habitual – 808242424 – selecionar a opção de sintomas respiratórios e digitar o número de utente de saúde.

Como funciona esta triagem?

Quando um utente liga para a Linha SNS 24 – 808242424 – deverá:

  1. selecionar a opção de sintomas respiratórios (opção 1)
  2. digitar o número de utente de saúde
  3. de seguida, caso o utente tenha mais de 18 anos será convidado para continuar num atendimento digital
  4. caso aceite a triagem digital o utente receberá um SMS com um link e código para acesso ao portal de triagem
  5. com os dados recebidos, deve aceder ao portal através do link enviado e responder às questões colocadas para avaliação clínica
  6. na sequência da triagem efetuada, será encaminhado conforme a situação clínica

O que acontece após a triagem digital?

O processo digital permite uma avaliação inicial rápida e segura, garantindo três possíveis encaminhamentos:

  • se for situação emergente é aconselhado a contactar o INEM através do 112
  • em situações menos graves, o utente é encaminhado para confirmação clínica por um profissional de saúde do SNS 24
  • nos casos sem gravidade, o utente é aconselhado a permanecer em casa com cuidados específicos que lhe são transmitidos

O que devo fazer caso a minha situação necessite de ser confirmada por um profissional de saúde da Linha SNS24?

Se a sua situação necessitar de confirmação por um profissional de saúde da Linha SNS 24, deverá ligar para o número disponibilizado no final da triagem digital. Esta chamada deve ser realizada a partir do mesmo número de telefone utilizado para o contacto inicial com a Linha SNS 24, garantindo prioridade no atendimento.

Este tipo de serviço é fiável e seguro?

Sim. Esta solução representa um salto qualitativo no modelo de atendimento, mantendo sempre a segurança e o cuidado humano como prioridades.

Quais as vantagens deste novo serviço?

São várias as vantagens para os utentes:

  • maior rapidez e eficiência no atendimento, principalmente nos períodos de maior procura
  • segurança e confiança no processo, com orientações personalizadas e acompanhamento em todas as etapas
  • acesso a soluções digitais integradas com os canais do SNS 24, promovendo comodidade e facilidade de uso
  • reforço da qualidade no atendimento, permitindo que os profissionais de saúde se concentrem nas situações mais complexas

Existe algum custo associado a este serviço?

Não. A triagem digital do SNS 24 é totalmente gratuita.

Guardar:
Esta informação foi útil?
This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.