( Atualizado a 13/10/2021 )

3 minutos de leitura

A aplicação móvel SNS 24 reúne a informação de saúde do cidadão, permitindo aceder a um vasto conjunto de serviços digitais de saúde.

O que é a App SNS 24?

A App SNS 24 é uma aplicação móvel que permite ao cidadão aceder a um vasto conjunto de informações e serviços digitais de saúde.

Quais os serviços que estão disponíveis nesta aplicação móvel?

Na aplicação, pode aceder a diferentes serviços:

  • Boletim de vacinas
  • Receitas (Guias de Tratamento)
  • Cartão ADSE
  • Testamento Vital
  • Patologias (alergias e doenças raras)
  • Exames (Guia de Prestação)
  • Referenciações clínicas
  • Consulta de medicação habitual
  • Pedido de renovação da medicação habitual
  • Contacto com a sua unidade de saúde
  • Contacto com o SNS 24 – 808 24 24 24
  • Teleconsulta (através da RSE Live)
  • Certificado Digital COVID UE (disponível para dispositivos móveis com sistema operativo – iOS ou Android)
  • Acesso ao portal do SNS 24
  • Acesso à aplicação MySNS
  • Acesso à aplicação MySNS Tempos
  • Acesso à aplicação Telemonit SNS 24

Quais as medições que posso registar?

Pode registar a medição de:

  • Glicémia
  • Tensão arterial
  • Índice de Massa Corporal

Onde posso obter a aplicação?

Pode obter a aplicação descarregando-a através:

  • da Play Store, nos dispositivos com sistema operativo Android (versão igual ou superior a 6.0), pesquisando por SNS 24
  • da App Store, nos dispositivos com sistema operativo iOS (versão igual ou superior a 9.0), pesquisando por SNS 24

Quais os requisitos para a obter?

Para descarregar a aplicação basta que tenha:

  • um telemóvel (smartphone) com um sistema operativo atualizado – iOS ou Android

Depois de descarregar a aplicação, para aceder à mesma deve optar por uma das seguintes formas:

  • Chave Móvel Digital OU
  • Número de Utente de Saúde

Quem pode ter acesso?

Têm acesso à aplicação todos os cidadãos que tenham Número de Utente de Saúde e inscrição ativa.

Como posso aceder à aplicação?

Para entrar e utilizar a aplicação é necessário ter:

  • Chave Móvel Digital OU
  • Número de Utente de Saúde, com número de telemóvel registado no Registo Nacional de Utentes

Tenho acesso a todos os serviços com as duas formas de autenticação?

Sim. A autenticação por Chave Móvel Digital e a autenticação por Número Utente de Saúde garantem acesso ao mesmo conjunto de funcionalidades.

Tentei autenticar-me na aplicação, mas não consegui.

Caso tenha tentado aceder à aplicação e não tenha sido possível deve:

  • através do Número de Utente de Saúde: atualizar o seu contacto móvel principal
  • através da Chave Móvel Digital: ativar a sua chave móvel. Para mais informações de ativação e utilização aceda ao site da AMA

Fiz a autenticação com o Número de Utente de Saúde, mas não recebi o código de acesso. O que devo fazer?

Se tentou autenticar-se com o Número de Utente de Saúde e recebeu um erro com a indicação de que “os dados introduzidos não estão de acordo com o Registo Nacional de Utentes” tem de atualizar o seu contacto móvel principal. Para tal pode fazê-lo através:

  • da área pessoal do portal do SNS 24, autenticando-se com a Chave Móvel Digital ou Cartão de Cidadão. Uma vez na sua área clicar no menu –’A minha área/Identificação /Os meus dados do Registo Nacional de Utentes/Editar Contactos’
  • de um balcão do SNS 24
  • da sua unidade de saúde (centro de saúde)

Quando posso aceder?

Pode aceder à aplicação a qualquer momento, num dispositivo móvel.

Quanto custa?

Não tem qualquer custo associado.

Quais os menus disponíveis na aplicação?

Após entrar na aplicação tem disponível os seguintes menus:

  • Favoritos – onde tem disponível atalhos rápidos para diferentes funcionalidades e informação referente aos vários serviços do SNS 24
  • A minha saúde – onde pode encontrar as suas informações de saúde e registar as suas medições
  • Preciso de – aqui encontra o serviço para a teleconsulta e o pedido de renovação da medicação habitual
  • A minha área – aqui pode encontrar os dados do utente, o cartão de beneficiário da ADSE e o seu Testamento Vital
  • Definições – aqui encontra as configurações da aplicação (gestão de notificações e de acesso por biometria) e a opção de Terminar Sessão