( Atualizado a 04/11/2021 )

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Saiba para que serve a aplicação móvel Telemonit SNS 24 e quais as principais funcionalidades para os utentes.

O que é a Telemonit SNS 24?

A Telemonit SNS 24 é uma aplicação móvel onde os utentes podem aceder ao seu plano pessoal de monitorização clínica, proposto por um profissional de saúde que o acompanha.

Nesta aplicação os utentes podem registar sinais vitais ou outras medições biométricas realizadas por si. Podem registar de forma automática, através de equipamentos ligados sem fios ao seu telemóvel, ou de forma manual.

A aplicação também permite ao utente registar, em meio digital, respostas a questionários de autoavaliação.

Que serviço está na base desta aplicação móvel?

A aplicação móvel Telemonit SNS 24 está assente numa plataforma de telemonitorização, que permite aos profissionais de saúde realizarem intervenções à distância, de forma proativa e personalizada, com base na informação recebida, processada e apresentada na aplicação do profissional.

Quem pode utilizar esta aplicação móvel?

Esta aplicação pode ser utilizada por utentes após indicação do profissional de saúde, na sequência de vários episódios:

  • após consulta
  • alta de internamento
  • alta de um episódio de urgência
  • outro contacto com o profissional de saúde que o acompanha

Qual o principal objetivo da aplicação móvel Telemonit SNS 24?

A aplicação móvel Telemonit SNS 24, pretende responder à necessidade de gestão contínua do estado de saúde dos utentes, especialmente dos utentes com doença crónica. Permitindo assim aos utentes que fazem a autogestão dos seus problemas de saúde, terem o apoio e vigilância nesse percurso.

Quais os programas de telemonitorização disponíveis?

A plataforma tem já incluídos programas de telemonitorização para acompanhamento de utentes com:

Quais as funcionalidades disponíveis na aplicação?

Na aplicação pode encontrar as seguintes funcionalidades:

  • receção do utente (com autenticação e emparelhamento de dispositivos)
  • início com agenda de tarefas para o dia
  • medições com uso de dispositivos de captura (automático)
  • medições de registo manual
  • resposta a questionários
  • perfil e suporte

Como posso aceder aos diferentes menus?

  1. abrir a aplicação móvel Telemonit SNS 24
  2. clicar no botão ‘Início’
    • acesso às ‘Tarefas Diárias do Utente’ e efetuar as respetivas medições
    • medição com dispositivo (automático)
    • registo manual (registo digital da medição)
    • responder a questionários
  3. clicar no botão ‘Medições’ na barra inferior do ecrã, para aceder à informação sobre medições e registar outras medições fora do planeado
  4. clicar no botão ‘Perfil’ na barra inferior do ecrã, para aceder à informação do sobre o seu plano pessoal e os dispositivos

Quais as medições biométricas que posso registar na aplicação móvel Telemonit SNS 24?

O utente pode:

  • consultar o seu plano de pessoal de monitorização na aplicação
  • registar valores das medições que realize, tais como:
    • saturação de oxigénio
    • frequência de pulso
    • pressão arterial
    • temperatura
  • registar autoavaliações de forma manual, como questionários propostos pelos profissionais e adaptados a cada problema

Como adicionar aparelhos de medição automática para fazer a telemonitorização?

Os aparelhos passíveis de serem adicionados na aplicação móvel Telemonit SNS 24 estão dependentes não só da prescrição do profissional de saúde para cada utente específico, assim como de um conjunto concreto de aparelhos homologados para esta aplicação móvel. Se essas condições se verificarem, o utente tem a possibilidade de adicionar:

  • no processo de integração inicial do utente na aplicação móvel
  • a qualquer momento na opção Perfil -> Dispositivos
  1. clicar no botão ‘Adicionar Dispositivo’
  2. clicar no botão ‘Procurar Dispositivo’
  3. aguardar enquanto a aplicação procura os dispositivos
  4. selecionar o dispositivo encontrado
  5. clicar no botão ‘Ligar Dispositivo’
  6. clicar no botão ‘Terminar’

Como posso fazer a medição?

  1. abrir a aplicação móvel Telemonit SNS 24
  2. clicar no botão ‘Início’
  3. clicar no botão ‘Medir’ da tarefa que quer efetuar
  4. clicar no botão ‘Iniciar Registo’
  5. monitorização em curso. Clicar no botão ‘Terminar Registo’, caso queira parar
  6. terminar medição? Clicar no botão ‘Não’ para continuar a medição
  7. terminar medição? Clicar no botão ‘Sim’ para parar a medição
  8. clicar no botão ‘Terminar’

Qual o custo da aplicação?

A aplicação é gratuita. O utente, após articulação com o profissional de saúde, tem apenas de descarregar a App e utilizá-la no seu dispositivo móvel, sem qualquer encargo.

Onde posso obter a aplicação móvel?

Pode obter a aplicação descarregando-a através:

  • da Play Store, nos dispositivos com sistema operativo Android
  • da App Store, nos dispositivos com sistema operativo iOS (brevemente)

Como posso fazer a autenticação na aplicação?

  1. abrir a aplicação móvel Telemonit SNS 24
  2. introduzir nº utente
  3. introduzir data de nascimento
  4. introduzir nº de telefone (deverá usar o número que se encontra registado no Registo Nacional de Utente. Caso não se lembre qual é ou se este já não for o seu número atual, deverá proceder à sua atualização antes de prosseguir com a autenticação na aplicação)
  5. clicar no botão ‘Verificar’ (Será enviado SMS com código de validação para o nº telemóvel inserido)
  6. introduzir código de validação
  7. clicar no botão ‘Validar’
  8. autenticação efetuada com sucesso. Clicar no botão ‘Iniciar’

A aplicação está disponível para todos os utentes?

Esta aplicação faz parte do plano de cuidados a um utente, como instrumento a utilizar na prestação de cuidados, estando assim disponível apenas por indicação de um profissional de saúde.

A aplicação pode ser indicada por profissionais das unidades de saúde que tenham acesso à plataforma de Telemonitorização SNS.

Devo atualizar a aplicação no meu equipamento móvel?

Tal como na maioria das aplicações para equipamentos móveis, deve ter instalada a última versão da aplicação.

Aceda à central de aplicações (Play Store ou App Store) e confirme se tem a última versão instalada.

 

Fonte: Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS)