3 minutos de leitura

A MySNS Tempos é uma aplicação que permite consultar, em tempo real, o tempo de espera dos serviços de urgência dos hospitais do Serviço Nacional de Saúde.

O que é a MySNS Tempos?

A MySNS Tempos é uma aplicação móvel que permite consultar o tempo médio de espera nos serviços de urgência das instituições hospitalares do Serviço Nacional de Saúde.

Quais os hospitais que estão disponíveis?

Esta aplicação disponibiliza os tempos de espera dos serviços de urgência hospitalares de Portugal. Assim, pode encontrar aqui todos os hospitais que tenham serviço de urgência, através de:

  • mapa – localiza os hospitais mais próximos do lugar onde se encontra (terá de dar permissões para aceder à sua localização)
  • uma lista onde constam todas as instituições

Como é apresentado o tempo médio de espera?

O tempo médio de espera é apresentado por grau de prioridade, segundo a triagem realizada nos serviços de urgência (triagem de Manchester):

  • vermelho (emergente)
  • laranja (muito urgente)
  • amarelo (urgente)
  • verde (menos urgente)
  • azul (não urgente)

O que é a triagem de Manchester?

A triagem de Manchester é um método de triagem que utiliza um protocolo clínico que permite classificar a gravidade da situação de cada doente que recorre ao serviço de urgência. Este sistema assenta numa classificação dos doentes por cores, que representam o grau de risco e o tempo de espera clinicamente recomendado para atendimento.

Quem atualiza os dados dos tempos de espera?

A atualização dos dados é da responsabilidade de cada hospital.

Existem diferentes tipos de urgência?

Sim. Ao clicar em cima da instituição pretendida, as urgências podem estar organizadas por:

  • urgência básica
  • urgência geral
  • urgência obstétrica e ginecológica
  • urgência pediátrica
  • urgência polivalente

Em cada um dos tipos de urgências há diferentes especialidades?

Sim. Cada hospital pode ter a urgência organizada em diferentes filas de espera. As filas são definidas após a triagem e correspondem a diferentes especialidades. Por exemplo, medicina, cirurgia, ortopedia, entre outros.

Por que razão é que os ícones dos hospitais aparecem em duas cores diferentes?

Os ícones dos hospitais surgem com duas cores diferentes para distinguir os hospitais que partilham ou não os seus dados:

  • amarelo: quando os hospitais com serviço de urgência partilham informação dos tempos de espera
  • vermelho: quando os hospitais com serviço de urgência não partilham a informação dos tempos de espera

Estão disponíveis os contactos dos hospitais?

Só é possível consultar os contactos dos hospitais que não partilham os tempos médios das suas urgências. Nestes casos é possível ver diferentes informações:

  • morada
  • número de telefone
  • website
  • (botão) ligar: possibilidade de ligar de imediato
  • (botão) obter direções: através de uma aplicação já instalada no seu dispositivo, pode navegar e obter as direções para chegar à instituição

Quando posso aceder à aplicação?

Pode aceder à aplicação, num dispositivo móvel, a qualquer momento.

Onde posso obter a aplicação?

Pode obter a aplicação descarregando-a através:

  • da ligação no Portal SNS, na área de Apps de Saúde
  • da Play Store, nos dispositivos com sistema Android, pesquisando por MySNS Tempos
  • da App Store, nos dispositivos com sistema iOS, pesquisando por MySNS Tempos

Quais os requisitos necessários para descarregar a aplicação?

Para descarregar a aplicação deve ter um telemóvel (smartphone) com um sistema operativo atualizado – iOS ou Android.

Quanto custa?

Não existe qualquer custo associado para descarregar a aplicação.

Qual a utilidade desta aplicação?

Para além de outras funcionalidades, esta aplicação tem a vantagem de saber quais os tempos de espera no serviço de urgência da área onde se encontra. Isso pode ajudar a decidir adiar ou não a ida ao hospital ou até ajudar a escolher um hospital com tempo de espera inferior.
Antes de dirigir a um serviço de urgência deve ligar para o SNS 24 – 808 24 24 24, para que seja avaliado o seu caso. Em caso de necessidade, será encaminhado para a instituição (centro de saúde ou hospital) mais adequada.

Que outras funcionalidades tem a aplicação?

A aplicação tem disponível um menu onde pode aceder e ser encaminhado para:

  • RSE| Área do Cidadão
  • SNS 24 (para o site sns24.gov.pt e/ou tem a possibilidade de ligar para o 808 24 24 24)
  • MySNS
  • Definições (possibilidade de alterar o idioma para inglês)
  • Contactos (formulário de contacto e pode dar a sua opinião sobre a aplicação MySNS Tempos)
  • Sobre

Feedback Sim

Feedback Não