Alimentação infantil

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O que deve uma criança comer?

A quantidade de alimentos que devem ser ingeridos diariamente depende fundamentalmente da idade, do sexo e grau de atividade física desenvolvida nas atividades da vida diária.

Como noutras fases da vida, um padrão alimentar equilibrado e adequado às necessidades da criança inclui uma distribuição, em termos de valor calórico, de acordo com as regras de uma alimentação saudável. Deste modo, a alimentação deve ser variada e integrar alimentos que proporcionem os nutrientes necessários em proporção e quantidade adequadas.

Quais são as necessidades energéticas das crianças?

As necessidades médias de energia variam entre 1300 calorias, para as crianças de 3 anos de idade, e 1700 calorias para as crianças no final dos 6 anos.

As necessidades de energia da criança dependem dos requisitos impostos pelas funções do organismo (manter a temperatura, respirar, movimentar-se), pelo crescimento e também pelo gasto de energia inerente à atividade física, que pode ser muito intensa.

Uma criança necessita de ter um consumo maior de vitaminas?

As necessidades de vitaminas e sais minerais podem ser complementadas pela ingestão de alimentos dos cinco grupos nas quantidades e proporções adequadas. A variedade na alimentação é a melhor regra para garantir que as necessidades dos micronutrientes são satisfeitas.

O que devo fazer para que a criança tenha um funcionamento intestinal regular?

As fibras alimentares, presentes nos frutos e vegetais, não são absorvidas, mas são absolutamente necessárias para assegurar um bom funcionamento intestinal.

A criança deve, nas duas principais refeições, começar com uma sopa de legumes e terminar com uma peça de fruta. O prato principal deve também ser acompanhado com legumes, leguminosas ou salada. É importante variar na escolha dos legumes, das leguminosas, hortaliças e frutos.

Quantas vezes deve comer uma criança?

Os alimentos devem distribuir-se ao longo do dia, por 5 a 6 refeições diárias, em intervalos regulares:

  • Pequeno almoço: leite, acompanhado de pão ou cereais, deve fazer parte desta refeição
  • Meio da manhã: refeição pequena (evitar mais de 3 horas sem comer), por exemplo pão ou 2 bolachas sem creme ou 1 peça de fruta
  • Principais refeições: sopa de legumes da época, pão de mistura e cereais escuros, carne e peixe (<50g), ovos (3 por semana):
    • usar sal e açúcar o mínimo possível
    • água e sumos naturais são as bebidas mais adequadas
    • a sobremesa deve ser preferencialmente fruta
  • Meio da tarde: merenda com leite ou derivados e pão
  • Antes de ir para a cama: leite

Não deve esquecer de ensinar a criança que, depois das refeições, deve lavar os dentes.

Posso comer produtos hortícolas e legumes sem serem lavados?

Os produtos hortícolas e legumes devem ser lavados e desinfetados caso sejam comidos crus.

A desinfeção pode ser feita colocando estes alimentos, depois de bem lavados, numa solução de meia chávena de lixívia em 10 litros de água, deixando atuar durante 15 a 20 minutos, ou 10 gotas de lixívia num litro de água, deixando atuar durante 30 minutos.

Volte a passar bem estes alimentos por água corrente.

Fonte: DGS (adaptado)

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