Alimentação Infantil

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O que deve uma criança comer?

A quantidade de alimentos que devem ser ingeridos diariamente depende fundamentalmente da idade, sexo e grau de atividade física desenvolvida nas atividades da vida diária.

Como em outras fases da vida, um padrão alimentar equilibrado e adequado às necessidades da criança compreenderá uma distribuição, em termos de aporte calórico, de acordo com as regras de alimentação saudável. Deste modo, deverá ser variada e integrar alimentos que proporcionem os nutrientes necessários em proporção e quantidade adequadas.

Quais são as necessidades energéticas das crianças?

As necessidades médias de energia variam entre 1300 calorias, para as crianças de três anos de idade e 1700 calorias, para as crianças no final dos 6 anos.

As necessidades de energia da criança dependem dos requisitos impostos pelas funções do organismo (manter a temperatura, respirar, movimentar-se), pelo crescimento e também pelo gasto de energia inerente à atividade física, que pode ser muito intensa.

Uma criança necessita de ter um consumo maior de vitaminas?

As necessidades de vitaminas e sais minerais podem ser complementadas pela ingestão de alimentos dos cinco grupos nas quantidades e proporções adequadas. A variedade na alimentação é a melhor regra para garantir que as necessidades dos micronutrimentos são satisfeitas.

O que devo fazer para que a criança tenha regularidade no funcionamento intestinal?

As fibras alimentares, presentes nos frutos e vegetais, não são absorvidas, mas são absolutamente necessárias para assegurar um bom funcionamento intestinal.

A criança deve, nas duas principais refeições, começar com uma sopa de legumes e terminar com uma peça de fruta. O prato principal deve também ser acompanhado com um pouco de legumes, leguminosas ou salada. É importante a variedade na escolha dos legumes, leguminosas, hortaliças e frutos.

Quantas vezes deve comer uma criança?

Os alimentos devem distribuir-se ao longo do dia, por 5 a 6 refeições diárias, em intervalos regulares:

  • Pequeno almoço: leite, acompanhado de pão ou cereais, deve fazer parte desta refeição;
  • Meio da manhã: refeição pequena (evitar mais de 3 horas sem comer). Pão ou 2 bolachas sem creme ou uma peça de fruta são aconselhados;
  • Principais refeições: sopa de legumes da época, pão de mistura e cereais escuros, carne e peixe (<50g), ovos (3 por semana):
    • Sal e açúcar o mínimo possível;
    • Água e sumos naturais são as bebidas mais adequadas;
    • Sobremesa preferencialmente fruta.
  • Meio da tarde: merenda com leite ou derivados e pão;
  • Antes de ir para a cama: Leite.

Nota: não esquecer de ensinar a criança que, depois das refeições, deve lavar os dentes.

Posso comer os produtos hortícolas e legumes sem serem lavados?

Os produtos hortícolas e legumes devem ser lavados e desinfetados para consumo em cru.

A desinfeção pode ser feita mergulhando estes alimentos, depois de bem lavados, numa solução de meia chávena de lixívia em 10 litros de água, deixando atuar durante 15 a 20 minutos, ou dez gotas de lixívia num litro de água, deixando atuar durante 30 minutos.

Volte a passar bem estes alimentos por água corrente.

Fonte: DGS (adaptado)

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