O que é a constipação?
A constipação, ou resfriado, é uma infeção viral que ocorre nas vias respiratórias superiores (nariz, garganta e ouvidos), cujos sintomas comuns são o nariz entupido e a pingar, dores de garganta e tosse.
A constipação costuma ser:
- ligeira
- autolimitada (resolve-se sem necessitar de medicação específica)
- comum durante as estações do ano mais frias como é o caso do outono e inverno (mas pode acontecer em qualquer altura do ano)
A constipação é contagiosa?
Sim, a constipação é contagiosa. Acontece por infeção de um vírus que se transmite de pessoa-a-pessoa, através das secreções do nariz e gotículas geradas durante a tosse/espirros e do contacto com mãos ou objetos onde estas gotículas se depositam.
Quais são as causas da constipação?
Os vírus são os maiores responsáveis pelas constipações, mas como existe uma enorme variedade de vírus, torna-se (quase) impossível saber qual é o responsável em cada situação. No entanto, o importante é aliviar os sintomas e não tratar o vírus em si.
As constipações são causadas por vírus contagiosos que se transmitem facilmente de pessoa-a-pessoa.
Como é que se transmite a constipação?
A transmissão dos vírus entre pessoas ocorre através do contacto com as secreções nasais, expetoração, ou gotículas respiratórias da pessoa infetada, quando esta:
- tosse
- espirra
- fala muito perto de outra pessoa
Pode ainda haver contágio através:
- da inalação de partículas respiratórias suspensas no ar
- contacto direto com pessoas ou objetos contaminados por gotículas que são posteriormente levadas à boca, nariz ou olhos
O risco de transmissão pessoa-a-pessoa pode variar consoante o tempo que passam juntos, a proximidade do contacto e a quantidade de vírus transmitida pela pessoa doente.
Quais são os sintomas de uma constipação?
Os sintomas da constipação aparecem entre 24 e 72 horas após a inoculação do vírus. Podem ocorrer isoladamente ou em simultâneo e os mais comuns são:
- nariz entupido
- corrimento ou secreções nasais (inicialmente transparente e, geralmente, 2 ou 3 dias depois pode ficar amarelo ou verde)
- espirros
- dor de garganta e/ou ouvidos
- tosse (seca ou com expetoração)
Geralmente, os sintomas são ligeiros. Por vezes, podem surgir também dores de cabeça, mal-estar e, em alguns casos, principalmente nas crianças, pode surgir febre baixa. As crianças podem ter diminuição do apetite, dificuldade em dormir e estarem um pouco mais irritadas que o habitual.
Quanto tempo duram os sintomas de uma constipação?
Habitualmente, as constipações duram entre 7 e 10 dias, mas há sintomas como a tosse que podem perdurar cerca de 1 a 2 semanas mais do que os outros sintomas.
Como posso aliviar os sintomas uma da constipação?
Não existe uma forma específica para curar uma constipação. Geralmente, não é necessária medicação e o essencial para a recuperação é aliviar sintomas e prevenir possíveis complicações. Para isso, pode ser benéfico:
- aumentar o tempo de descanso
- beber muitos líquidos (águas e chás e infusões indicados para as diferentes idades)
- adicionar mel, que pode ter vantagens em reduzir a frequência e gravidade da tosse (em adultos e crianças com mais de 12 meses)
- manter uma alimentação equilibrada, em pequenas quantidades e várias vezes ao dia
- fazer uma lavagem nasal com soro fisiológico para aliviar a obstrução nasal
O uso de medicação (por exemplo, paracetamol) só deve ser feito em caso de febre.
As constipações são comuns?
Sim, as constipações são muito frequentes. As crianças com menos de 6 anos têm entre 6 e 8 constipações por ano, com uma duração de sintomas de cerca de 14 dias.
Já as crianças mais velhas e os adultos têm entre 2 e 4 constipações por ano, com uma duração de sintomas de 5 a 7 dias.
Quais são os fatores de risco da constipação?
Os principais fatores de risco são:
- contacto próximo com uma pessoa constipada
- permanência em espaços fechados e com muitas pessoas, como creches e escolas
- idades mais jovens, nomeadamente, crianças com menos de 6 anos
- pessoas imunodeprimidas, que por terem o sistema imunitário enfraquecido, são menos eficazes a combater vírus e, consequentemente, mais suscetíveis a desenvolver infeções
Qual a população com maior risco de ter constipação?
Os grupos da população com maior risco de ter constipação são compostos por pessoas que apresentam o sistema imunitário mais deprimido. De forma geral, são considerados grupos de risco:
- crianças menores que 2 anos e maiores de 65 anos
- mulheres grávidas
- pessoas com doenças crónicas, como a asma, o enfisema, a bronquite crónica, tuberculose, doença cardíaca, entre outras
- pessoas com sistema imunitário enfraquecido pela doença (VIH, cancro) ou por toma de medicação, como corticoides de forma crónica, quimioterapia ou radioterapia)
- residentes em lares
- fumadores
Como é que se pode prevenir uma constipação?
A prevenção da constipação, bem como de outras infeções respiratórias, envolve evitar a propagação do vírus. Para isso, deve:
- lavar as mãos frequentemente
- seguir a etiqueta respiratória:
- lave as mãos com frequência ou use toalhetes
- quando tossir ou espirrar proteja a boca com um lenço de papel ou com o cotovelo. Não utilize as mãos
- use lenções de papel e deite-os no lixo
- evitar tocar com as mãos não lavadas nos olhos, nariz ou boca
- evitar o contacto próximo com pessoas constipadas
Saiba mais sobre a prevenção de infeções respiratórias.
Qual a diferença entre a gripe e constipação?
Apesar de ambas serem infeções virais, a gripe e a constipação não são causadas pelos mesmos vírus e apresentam alguns sintomas diferentes.
Os sintomas de uma constipação surgem de forma mais leve do que os de uma gripe. É comum estarem limitados à zona do nariz e da garganta e não estão tão associados a complicações graves.
Já os sintomas da gripe tendem a ser mais intensos do que os de uma constipação e é mais comum surgirem dores musculares, cansaço e febre mais alta. Para além disso, existe um risco maior de desenvolvimento de complicações ou agravamento de doenças pré-existentes.
Os antibióticos estão indicados para o tratamento da constipação?
Não. Os antibióticos só devem ser tomados por prescrição médica para o combate de infeções provocadas por bactérias. Uma vez que as constipações são provocadas por vírus, o antibiótico não está indicado para o seu tratamento.
O uso indevido ou excessivo de antibiótico favorece o aparecimento de organismos resistentes.
Quando devo procurar assistência médica?
Antes de ir ao médico, ligue para o SNS 24 – 808242424. Caso se justifique, será encaminhado para a unidade de saúde mais adequada.
A avaliação de sintomas é fundamental em caso de:
- dificuldade em respirar
- sintomas nasais por mais de 10 dias
- persistência de tosse por mais de 3-4 semanas
- persistência da febre para além de 4 dias
- agravamento de doenças crónicas