Desconfinamento nas creches e amas

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Porque são necessárias medidas específicas nas creches e amas?

Devem ser implementadas medidas de prevenção e controlo de infeção nas creches, creches familiares e amas porque existe:

  • maior potencial de transmissão do vírus da COVID-19 em ambientes fechados com um número elevado de pessoas
  • maior dificuldade das crianças (até aos 3 anos de idade) aderirem às medidas de prevenção

Quais as medidas de preparação para a abertura das creches e amas?

Todas as creches têm de estar devidamente preparadas para a agirem perante casos suspeitos de COVID-19. Para tal a Direção-Geral da Saúde emitiu uma orientação onde lista as medidas de preparação para a abertura destes estabelecimentos:

  • ativação e/ou atualização dos seus planos de contingência
  • os planos de abordagem de casos suspeitos devem ser elaborados contemplando:
    • os procedimentos a adotar perante um caso suspeito
    • a definição de uma área de isolamento onde seja possível efetuar chamadas telefónicas, e onde, idealmente, exista cadeira, água e alguns alimentos não perecíveis, e acesso a instalação sanitária
    • os circuitos necessários para o caso suspeito chegar e sair da área de isolamento
    • a atualização dos contactos de emergência das crianças e do fluxo de informação aos encarregados de educação
    • a gestão dos recursos humanos de forma a prever substituições na eventualidade de absentismo por doença ou para prestação de cuidados a familiares ou por necessidade de isolamento
  • deve ser dada formação a todos os funcionários (educativo e não educativo) relativa ao plano de contingência e às medidas de prevenção e controlo da transmissão da COVID-19
  • todos os encarregados de educação devem ser informados das normas de conduta do espaço e medidas de prevenção e controlo da transmissão da COVID-19. Esta informação deve estar afixada em locais visíveis na entrada da creche e/ou ser enviada por via eletrónica

Quais as condições gerais que as creches e amas têm de adotar?

As creches devem assegurar a existência das condições necessárias para adotar as medidas preventivas, como:

  • todos os funcionários devem usar máscara cirúrgica
  • as crianças devem ser entregues/recebidas, à entrada e saída da creche, individualmente à porta do estabelecimento
  • instalações sanitárias com água, sabão líquido com dispositivo doseador e toalhetes de papel de uso único
  • gestão de resíduos diária, sem necessidade de proceder a tratamento especial
  • material para os procedimentos adequados de desinfeção e limpeza
  • equipamentos de proteção, tais como máscaras, para todo o pessoal
  • dispensador de solução à base de álcool à entrada e à saída da creche e nas salas de atividades (um por sala)
  • sempre que a instituição disponha de espaços que não estejam a ser utilizados, pela suspensão de atividade, ou pelo encerramento de respostas sociais, poderá ser viável a expansão da creche para estes espaços, desde que permita garantir a segurança das crianças
  • os espaços que não sejam necessários para o alargamento de grupos devem estar encerrados (esta medida não se aplica às salas de refeições)

Como devem estar organizadas as salas de atividades?

As salas de atividades devem ser organizadas para que:

  • garantam uma redução do número de crianças por sala e garantir o distanciamento físico
  • deixem o calçado à entrada, nas salas em que as crianças se sentem ou deitem no chão, podendo ser solicitado aos encarregados de educação que levem calçado extra (de uso exclusivo na creche). Os funcionários deverão cumprir a mesma orientação
  • garantam horários e circuitos que evitem o cruzamento entre pessoas:
    • definir horários de entrada e de saída desfasados para evitar o cruzamento de grupos de pessoas que não sejam da mesma sala
    • definir circuitos de entrada e saída da sala de atividades para cada grupo
  • manter, se possível, as janelas e/ou portas das salas abertas, de modo a permitir uma melhor circulação do ar dentro do espaço, não comprometendo a segurança das crianças
  • todo o espaço deve ser higienizado, incluindo brinquedos, puxadores, corrimões, botões e acessórios em instalações sanitárias, teclados de computador e mesas
  • organizar as crianças e funcionários em salas fixas (a cada funcionário deve corresponder apenas um grupo)
  • no caso das creches em que as crianças ainda não consigam caminhar (ainda não têm locomoção adquirida) e necessitem de estar em berços, espreguiçadeiras ou outro equipamento de conforto, deverá garantir-se a existência de um equipamento por criança

Que cuidados devem ter as crianças na partilha de objetos?

Como regra básica, as creches e amas devem assegurar, sempre que possível, que as crianças não partilham objetos ou que os mesmos são devidamente desinfetados entre utilizações. Para além disso devem:

  • pedir aos encarregados de educação que não deixem as crianças levar brinquedos ou outros objetos não necessários de casa para a creche
  • lavar os brinquedos regularmente
  • remover da sala os brinquedos que não puderem ser lavados
  • retirar da sala todos os acessórios não essenciais

Como devem ser organizados os períodos das sestas?

No período da sesta devem manter-se os alguns cuidados:

  • assegurar a ventilação das salas
  • garantir a existência de um colchão por criança, utilizando sempre o mesmo
  • separar os colchões para assegurar o distanciamento físico e mantendo as posições dos pés e das cabeças das crianças alternadas
  • reforçar os serviços de limpeza e descontaminação, antes e depois da sesta

Existem cuidados especiais durante o período das refeições?

Sim. Durante o período de refeições devem ser mantidas as medidas de distanciamento e higiene:

  • antes do consumo das refeições, as crianças devem lavar as mãos
  • a deslocação para a sala de refeições deve ser desfasada para diminuir o cruzamento de crianças
  • os lugares devem estar marcados, de forma a assegurar o máximo de distanciamento físico
  • deve ser realizada a adequada descontaminação das superfícies utilizadas entre trocas de turno

Quais as regras para o transporte de crianças?

Sempre que possível, deve ser privilegiado o transporte individual das crianças pelos encarregados de educação. No entanto, caso a creche disponha de transporte coletivo de crianças, este deve seguir as orientações relativa a transportes coletivos de passageiros, assegurando:

  • cumprimento do intervalo e da distância de segurança entre passageiros
  • redução da lotação máxima
  • disponibilização de solução à base de álcool à entrada e saída da viatura
  • descontaminação da viatura após cada viagem
  • as cadeirinhas de transporte ou “ovo” utilizados no transporte das crianças devem permanecer em locais separados das salas de atividades e distantes umas das outras

Como devem atuar as creches e amas perante um caso suspeito?

Perante a identificação de um caso suspeito os devem:

  1. encaminhar o caso suspeito para a área de isolamento, pelos circuitos definidos no plano de contingência
  2. contactar de imediato os encarregados de educação do caso suspeito para levar a criança e aconselhados a contactar o SNS 24 (808 24 24 24), o que também poderá ser feito na própria creche
  3. informar:
    • todos os encarregados de educação em caso de existência de um caso suspeito na instituição
    • imediatamente a autoridade de saúde local do caso suspeito, bem como dos seus contactos, de forma a facilitar a aplicação de medidas de saúde pública aos contactos próximos. Para isso, estas instituições devem manter atualizados os contactos das autoridades de saúde locais
  4. reforçar a limpeza e desinfeção das superfícies mais utilizadas pelo caso suspeito e da área de isolamento
  5. acondicionar os resíduos produzidos pelo caso suspeito em duplo saco de plástico e resistentes, fechados com dois nós apertados, preferencialmente com um adesivo/atilho e devem ser colocados em contentores de resíduos coletivos após 24 horas da sua produção (nunca em ecopontos)

 

Fonte: Direção-Geral da Saúde (DGS)

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