Como viver em isolamento

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Qual é o objetivo do isolamento?

O objetivo do isolamento é o de ajudar na contenção na transmissão do vírus e é importante que toda a comunidade adira às medidas recomendadas.

Quais as principais medidas do isolamento?

  • fique em casa: só saia de casa apenas quando for estritamente necessário
  • mantenha-se afastado de outras pessoas em casa: se não viver sozinho deve promover o distanciamento das outras pessoas com quem partilha a casa
  • acompanhe e evolução dos seus sintomas: registe a sua temperatura corporal 2 vezes por dia
  • vigie sintomas como a febre (temperatura ≥ 38.0ºC), tosse ou dificuldade respiratória. Se sentir que os sintomas estão a agravar deve contactar o profissional de saúde que o acompanha ou o SNS 24 – 808 24 24 24. Em situações de urgência ligue 112
  • lave frequentemente as mãos com água e sabão ou com uma solução de base alcoólica
  • adote as medidas da etiqueta respiratória:
    • tapar o nariz e boca quando espirrar ou tossir
    • utilizar um lenço de papel ou o braço, nunca com as mãos e deitar o lenço de papel no lixo
    • lavar as mãos sempre que se assoar, espirrar ou tossir
  • evite partilhar utensílios: não deve partilhar pratos, copos, chávenas, utensílios de cozinha, toalhas, lençóis ou outros itens com pessoas que vivam na sua casa.

É necessário cuidado especial com os resíduos?

Sim. Os resíduos produzidos durante a isolamento devem ser colocados num caixote do lixo de abertura não manual com saco plástico. Só deve encher o saco de plástico até 2/3 da sua capacidade, fechando-o bem. Coloque-o de seguida dentro de outro saco bem fechado e deposite-o num contentor, NUNCA num ecoponto.

Posso receber visitas em casa?

Não. Não convide nem permita que outras pessoas entrem em sua casa durante o período de isolamento. Caso seja urgente falar com alguém que não viva consigo, faça-o por telefone.

Posso manter o contacto com amigos e familiares?

Sim, mas à distância. Falar com pessoas de quem gosta e em quem confia é uma das melhores formas de reduzir a ansiedade, a solidão ou o aborrecimento durante o período de isolamento. Use o telefone, o email, as mensagens e as redes sociais para permanecer em contacto com amigos e familiares.

Estou em isolamento com crianças. O que devo ter em atenção?

Uma situação de isolamento pode ser particularmente difícil para crianças pequenas. Podem sentir-se tristes, ansiosas, com medo, confusas com a alteração das rotinas diárias e com saudades dos amigos. Assim:

  • explique-lhes o que se passa e tranquilize-as utilizando linguagem apropriada à idade
  • dê-lhes oportunidade para expressarem os seus sentimentos e receios
  • mantenha algumas rotinas, como a hora das refeições, de ir dormir e de brincar
  • aceite que existirão conflitos e “birras”. Seja compreensivo e paciente
  • realize atividades para as quais não costumam ter tempo: jogos de tabuleiro, trabalhos manuais, desenhos, leitura, em substituição da televisão e outras tecnologias

É normal neste período sentir ansiedade ou medo?

Sim. Cada pessoa reage de formas diferentes às situações, tendo em consideração quem somos e as nossas experiências passadas. Não existe uma forma “certa” de reagir. No entanto, numa experiência de isolamento é normal e comum sentir:

  • ansiedade e medo: relativamente à nossa saúde ou à saúde de outras pessoas próximas
    preocupação: com amigos ou familiares
  • angústia: por não podermos cuidar dos nossos filhos ou de outras pessoas a nosso cargo
    incerteza: sobre o que vai acontecer
  • solidão: por estarmos afastados daqueles de quem gostamos
  • frustração e aborrecimento: por estarmos impedidos de realizar as nossas rotinas

Que tipo de atividades posso realizar em isolamento?

  • mantenha as suas rotinas: levante-se à hora habitual, vista-se e faça as refeições a horas
  • se for possível, trabalhe a partir de casa (teletrabalho)
  • faça exercício físico: exercícios simples ou mesmo fazer pequenos passeios
  • mantenha-se informado: procure estar atualizado sobre o que se passa, mas escolha fontes de informação de instituições oficiais (como os sites da Direção-Geral da Saúde, Organização Mundial da Saúde ou SNS24 – sns24.gov.pt )
  • realize atividades que gosta e relaxe: leia um livro, veja filmes, séries ou os seus programas favoritos
  • faça uma alimentação equilibrada
  • descanse

O que significa uma alimentação equilibrada em isolamento?

Durante o período de isolamento em casa e de teletrabalho, deve também adotar uma alimentação saudável:

  • fruta e hortícolas: coma, pelo menos, sopa de hortícolas ao almoço e jantar e 3 peças de fruta
  • água: beba água ao longo do dia, pois é importante manter um bom estado de hidratação. Beba por dia 2 litros de água (8 copos de água)
  • feijão, grão e ervilhas: em tempos de mais enlatados em casa, pode ser uma oportunidade para voltar a valorizar as leguminosas
  • snacks com excesso de açúcar e sal: evite-os para que neste período em que está mais por casa, não seja um estímulo ao consumo de alimentos com elevada densidade energética e baixo valor nutricional
  • roda dos alimentos: faça uma alimentação completa, variada e equilibrada, seguindo os princípios da roda dos alimentos

Devo planear a ida às compras?

Sim. Segundo as orientações da Direção-Geral da Saúde para um período de 15 dias, é preciso fazer um planeamento antes de ir comprar alimentos, através de uma lista de compras organizada – com os alimentos necessários, para evitar as idas frequentes ou mais demoradas ao supermercado. Para organizar essa lista, deve:

  • verificar os alimentos que ainda tem em casa
  • perceber qual a capacidade de armazenamento que tem, de acordo com o frigorífico e congelador
  • planear diferentes refeições para os dias em causa

No supermercado ao que devo ter atenção?

Nas compras no supermercado, deve:

  • cumprir a lista de compras, com os alimentos necessários que precisa
  • optar por alimentos com um prazo de validade mais longo
  • preferir alimentos com elevado valor nutricional
  • comprar produtos frescos, como fruta e legumes, preferindo os que apresentam maior duração ou optar por legumes congelados, mediante a capacidade de armazenamento em casa

Quais os alimentos a que devo dar preferência?

A Direção-Geral da Saúde pede especial atenção na escolha dos alimentos, para que não haja desperdício. Para isso, deve optar por ter em casa:

  • cereais de pequeno almoço e pão
  • legumes: cenoura, cebola, courgette, abóbora, brócolos, couve-flor, feijão-verde e alho
  • fruta: maçãs, peras, laranjas e tangerinas
  • carne, peixe e ovos
  • feijão, grão, ervilhas, lentilhas (leguminosas)
  • leite e iogurtes
  • água
  • outros alimentos, como tomate em lata, frutos secos, manteiga/creme vegetal, compotas e cafés

Que cuidados devo ter na ida às compras?

Na ida às compras existem alguns cuidados que deve tomar para minimizar o risco de infeção para si e para os outros, como:

  • evitar tocar nos alimentos, a não ser para colocar no carrinho das compras
  • cumprir as distâncias de segurança (manter-se pelo menos a um metro de distância das pessoas)
  • evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos
  • lavar bem as mãos antes e depois da ida às compras
  • não usar as mãos para tossir ou espirrar, usar um lenço de papel ou o antebraço

Há uma alimentação especifica para idosos nesta altura?

Sim. Os idosos são um dos grupos de risco na pandemia de coronavírus, por isso a Direção-Geral da Saúde aconselha o consumo de:

  • duas porções de leite ou derivados (1 porção de leite = 240ml)
  • 2 a 3 porções de fruta por dia (1 porção = 1 peça de fruta média)
  • feijão, grão, ervilhas e lentilhas, pelo menos 3 vezes por semana, por exemplo na sopa
  • sopa de legumes ao almoço e jantar
  • carne, peixe e ovos nas duas refeições principais (1 porção por refeição)
  • frutos secos, como amêndoas e nozes. Para os que não apresentam dificuldades de mastigação deve ser também considerado (1 a 3 vezes por semana)
  • refeições frequentes ao longo dia e de menor volume (cerca de 5 a 6 refeições), para os que apresentam diminuição do apetite
  • beba 1,5 a 2 litros de água por dia, o que equivale a cerca de 8 copos de água

Que cuidados devo ter ao cozinhar?

Segundo a Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar (EFSA) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) não existe, até ao momento, evidência de qualquer tipo de contaminação através do consumo de alimentos cozinhados ou crus. Contudo, a Direção-Geral da Saúde sugere um conjunto de cuidados a ter na preparação e confeção dos alimentos, como:

  • lavagem frequente e prolongada das mãos (com água e sabão durante 20 segundos)
  • desinfeção das bancadas e das mesas com produtos apropriados
  • evitar a contaminação entre alimentos crus e cozinhados
  • cozinhar e “empratar” a comida a temperaturas apropriadas
  • lavar adequadamente os alimentos crus
  • evitar partilhar comida ou objetos, durante a sua preparação, confeção e consumo
  • adote as medidas de etiqueta respiratória (não usar as mãos para tossir ou espirrar, usar um lenço de papel ou o antebraço

Fonte: Direção-Geral da Saúde (DGS)

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