Ir para o conteúdo
|
Doenças infecciosas

O que é?

A tosse convulsa, também denominada como tosse coqueluche ou pertússis, é uma doença infecciosa aguda, causada pela bactéria Bordetella pertussis, que compromete o aparelho respiratório (traqueia e brônquios).

Quais são os sintomas?

A tosse convulsa caracteriza-se por três fases:

  • fase catarral (1-2 semanas), ocorre inflamação e corrimento nasal, tosse não produtiva, febre baixa (sintomas do trato respiratório alto)
  • fase paroxística (2-6 semanas), verifica-se um agravamento da tosse com momentos de intensidade, que podem ser acompanhados de cianose (coloração azulada da pele e dos lábios) e inchaço da língua. Tipicamente existe um ruído inspiratório e a tosse pode provocar o vómito. A tosse é mais frequente no período noturno e agrava-se com o choro ou a deglutição
  • fase de convalescença (2-6 semanas), há uma diminuição progressiva da intensidade e frequência da tosse, desaparecendo o ruído inspiratório e os vómitos. Pode prolongar-se durante meses com episódios recorrentes de tosse, desencadeados por infeções respiratórias virais

Podem ocorrer formas atípicas de doença em:

  • recém-nascidos e lactentes, em que a fase catarral é muito curta ou mesmo ausente, inexistência de guincho inspiratório, apneia e dificuldade respiratória
  • crianças vacinadas, adolescentes e jovens adultos, em que a sintomatologia é menos pronunciada, podendo manifestar-se como tosse persistente

Como se transmite?

A tosse convulsa transmite-se de pessoa para pessoa através de gotículas de saliva expelidas pelo espirro ou tosse. Também pode ser transmitida pelo contacto com objetos contaminados com secreções do doente. O período de contágio é mais intenso na primeira semana.

Como se previne?

A vacinação constitui a medida preventiva mais importante. No Programa Nacional de Vacinação (PNV) está contemplada a administração de 5 doses da vacina pertussis acelular, segundo o esquema: 2, 4, 6, 18 meses e 5 anos.

Como posso fazer o rastreio e diagnóstico?

Na maioria dos casos, o diagnóstico é feito por observação clínica, podendo ser realizados exames laboratoriais para pesquisa da bactéria.

Existe tratamento?

O tratamento antibiótico é recomendado sempre que se suspeite de tosse convulsa, após colheita de secreções para pesquisa da bactéria. Este tratamento é eficaz para prevenir a doença na fase de incubação. Na fase catarral esta terapêutica diminui ou elimina os sintomas e na fase paroxística não altera o estado clínico.

Qual é o período de incubação?

O período de incubação da tosse convulsa é de 7 a 10 dias, podendo variar de 5 a 21 dias.

 

Fonte: Direção-Geral da Saúde (DGS)

Guardar:
Esta informação foi útil?
This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Assuntos relacionados

Saiba mais Programa Nacional de Vacinação
Saber maisSaiba mais
Programa Nacional de Vacinação
Saiba mais Difteria
Saber maisSaiba mais
Difteria
Saiba mais  Poliomielite
Saber maisSaiba mais
Poliomielite
Saiba mais  Gripe
Saber maisSaiba mais
Gripe