Posso ter estado exposto ao VIH. O que devo fazer?
A única forma de saber se está infetado é fazer o teste ao vírus da imunodeficiência humana (VIH). Imediatamente após a infeção, pode ter sintomas semelhantes à gripe. Contudo, o VIH não é diagnosticado com base nos sintomas, pelo que a realização do teste é a única forma de saber se está infetado pelo vírus.
Qual é o período de incubação?
O período de incubação corresponde ao tempo compreendido entre a infeção pelo VIH e o aparecimento de sinais e sintomas. Este intervalo de tempo pode variar.
O que é um teste ao VIH?
O teste mais comum ao VIH é o teste de rastreio que pesquisa os anticorpos ao vírus no sangue. Os anticorpos do VIH são uma espécie de proteína que o organismo produz em resposta à infeção VIH.
Pode ser feito com sangue extraído de uma veia ou através de uma picada no dedo. A realização do teste não exige qualquer preparação e não é preciso estar em jejum para o fazer.
Onde posso fazer o teste?
Faça o teste para saber se está infetado com o VIH:
- no seu centro de saúde com uma requisição médica
- num Centro de Aconselhamento e Deteção Precoce do VIH (CAD)
- numa organização não-governamental ou organização de base comunitária
- numa farmácia ou num laboratório de patologia clínica/análises clínicas
Qual é a diferença entre um teste de 3ª geração e um de 4ª geração?
Um teste de 3ª geração pesquisa os anticorpos anti-VIH1 e anti-VIH2. Um teste de 4ª geração faz a pesquisa, para além dos anticorpos anti-VIH1 e anti-VIH2, o antigénio p24. Quando uma pessoa é infetada, antes que o seu corpo produza anticorpos contra o vírus, apresenta níveis elevados de antigénio p24 no sangue. Um teste de 4ª geração pode detetar o antigénio p24, a partir de 11 dias a 1 mês após a infeção.
De qualquer modo, um resultado reativo a partir de um teste de 3ª e de 4ª geração por si não permite estabelecer um diagnóstico de infeção.
O que significa um resultado reativo?
Um teste de pesquisa de anticorpos com um resultado reativo significa que foram encontrados anticorpos anti-VIH1 e anti-VIH2 e/ou o antigénio p24. Este resultado pode significar que está infetado.
Se o resultado for reativo, será referenciado para uma consulta num hospital à sua escolha onde será feito um teste de confirmação e, caso se confirme a infeção, iniciará o tratamento.
A deteção precoce da infeção permite a adoção de práticas que impedem a transmissão da infeção. Este aspeto é de grande importância, uma vez que imediatamente após a infeção, o nível de VIH no organismo é muito elevado, potenciando o risco de transmissão. O início precoce do tratamento para a infeção deve também ser ponderado.
O que significa um resultado não reativo?
Se o resultado for não reativo significa que não está infetado. Contudo, se tiver tido um comportamento de risco recente e o teste ter sido realizado dentro do período de janela imunológica, poderá ser necessário repetir o teste passadas algumas semanas.
O que significa janela imunológica?
Janela imunológica é o termo que define o tempo que decorre entre a infeção e o aparecimento de anticorpos ao VIH detetáveis.
De um modo geral, desde o momento da infeção, o corpo demora cerca de 3 meses a produzir anticorpos suficientes para serem detetados por um teste aos anticorpos do VIH.
Existe uma vacina contra o VIH?
Atualmente não existe nenhuma vacina contra o VIH. O cumprimento de medidas de proteção continua a ser única forma de proteção contra a infeção por VIH.
Fonte: Direção-Geral da Saúde (DGS)