Ir para o conteúdo
alertAVISO|Vacina COVID-19|

As pessoas com mais de 60 anos já podem fazer o reforço sazonal de outono da vacina COVID-19, na modalidade de Casa Aberta.

|Ver mais

Vírus da imunodeficiência humana (VIH)

Rastreio e diagnóstico da SIDA

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no Linkedin
( Atualizado a 25/11/2022 )
3 minutos de leitura

Posso ter estado exposto ao VIH. O que devo fazer?

A única forma de saber se está infetado é fazer o teste ao vírus da imunodeficiência humana (VIH). Imediatamente após a infeção, pode ter sintomas semelhantes à gripe. Contudo, o VIH não é diagnosticado com base nos sintomas, pelo que a realização do teste é a única forma de saber se está infetado pelo vírus.

Qual é o período de incubação?

O período de incubação corresponde ao tempo compreendido entre a infeção pelo VIH e o aparecimento de sinais e sintomas. Este intervalo de tempo pode variar.

O que é um teste ao VIH?

O teste mais comum ao VIH é o teste de rastreio que pesquisa os anticorpos ao vírus no sangue. Os anticorpos do VIH são uma espécie de proteína que o organismo produz em resposta à infeção VIH.

Pode ser feito com sangue extraído de uma veia ou através de uma picada no dedo. A realização do teste não exige qualquer preparação e não é preciso estar em jejum para o fazer.

Onde posso fazer o teste?

Faça o teste para saber se está infetado com o VIH:

  • no seu centro de saúde com uma requisição médica
  • num Centro de Aconselhamento e Deteção Precoce do VIH (CAD)
  • numa organização não-governamental ou organização de base comunitária
  • numa farmácia ou num laboratório de patologia clínica/análises clínicas

Qual é a diferença entre um teste de 3ª geração e um de 4ª geração?

Um teste de 3ª geração pesquisa os anticorpos anti-VIH1 e anti-VIH2. Um teste de 4ª geração faz a pesquisa, para além dos anticorpos anti-VIH1 e anti-VIH2, o antigénio p24. Quando uma pessoa é infetada, antes que o seu corpo produza anticorpos contra o vírus, apresenta níveis elevados de antigénio p24 no sangue. Um teste de 4ª geração pode detetar o antigénio p24, a partir de 11 dias a 1 mês após a infeção.

De qualquer modo, um resultado reativo a partir de um teste de 3ª e de 4ª geração por si não permite estabelecer um diagnóstico de infeção.

O que significa um resultado reativo?

Um teste de pesquisa de anticorpos com um resultado reativo significa que foram encontrados anticorpos anti-VIH1 e anti-VIH2 e/ou o antigénio p24. Este resultado pode significar que está infetado.

Se o resultado for reativo, será referenciado para uma consulta num hospital à sua escolha onde será feito um teste de confirmação e, caso se confirme a infeção, iniciará o tratamento.

A deteção precoce da infeção permite a adoção de práticas que impedem a transmissão da infeção. Este aspeto é de grande importância, uma vez que imediatamente após a infeção, o nível de VIH no organismo é muito elevado, potenciando o risco de transmissão. O início precoce do tratamento para a infeção deve também ser ponderado.

O que significa um resultado não reativo?

Se o resultado for não reativo significa que não está infetado. Contudo, se tiver tido um comportamento de risco recente e o teste ter sido realizado dentro do período de janela imunológica, poderá ser necessário repetir o teste passadas algumas semanas.

O que significa janela imunológica?

Janela imunológica é o termo que define o tempo que decorre entre a infeção e o aparecimento de anticorpos ao VIH detetáveis.

De um modo geral, desde o momento da infeção, o corpo demora cerca de 3 meses a produzir anticorpos suficientes para serem detetados por um teste aos anticorpos do VIH.

Existe uma vacina contra o VIH?

Atualmente não existe nenhuma vacina contra o VIH. O cumprimento de medidas de proteção continua a ser única forma de proteção contra a infeção por VIH.

 

Fonte: Direção-Geral da Saúde (DGS)

Guardar:
Esta informação foi útil?

Assuntos Relacionados

Saiba mais VIH
Saiba mais
VIH
Saiba mais Autoteste VIH
Saiba mais
Autoteste VIH
Saiba mais Teste rápido VIH
Saiba mais
Teste rápido VIH
Saiba mais Tratamento da infeção por VIH
Saiba mais
Tratamento da infeção por VIH