O que é?
A doença do vírus Zika é causada por um vírus do género flavivirus, transmitido principalmente pela picada do mosquito Aedes.
Quais são os sintomas?
A doença caracteriza-se por:
- febre ligeira
- erupções cutâneas
- conjuntivite
- dores nas articulações
- mal-estar
- dor de cabeça
Estes sintomas normalmente duram entre 2 a 7 dias.
Como se transmite?
A principal forma de transmissão é através da picada do mosquito infetado do género Aedes, principalmente o Aedes aegypti, em regiões tropicais. Os mosquitos Aedes picam normalmente durante o dia, sobretudo ao princípio da manhã e ao fim da tarde/princípio da noite.
Como se faz o diagnóstico?
Pode suspeitar-se de infeção pelo vírus Zika com base em sintomas e história recente de viagens (residência ou viagem para uma zona com transmissão ativa do vírus Zika).
O diagnóstico da infeção pelo vírus Zika pode ser confirmado por análises laboratoriais ao sangue ou outros fluidos corporais, como a urina, saliva ou sémen.
Qual é o período de incubação?
O período de incubação é definido como o tempo decorrido deste a exposição até aos sintomas. No caso da doença do vírus Zika este período não é claro, sendo provavelmente de alguns dias.
Qual é o tratamento?
A gravidade da doença do vírus Zika é normalmente ligeira, não exigindo um tratamento específico. As pessoas infetadas devem repousar bastante, beber muitos líquidos, aliviar as dores e tratar a febre com medicamentos comuns. Se os sintomas se agravarem deve procurar aconselhamento e cuidados médicos. Atualmente não existe nenhuma vacina disponível.
Pretendo viajar para um país afetado com o surto de Zika. O que devo fazer?
A Consulta do Viajante é aconselhável para todas as pessoas que viajam, fornecendo um melhor aconselhamento. Para além disso, as agências de viagens habitualmente informam sobre a necessidade de apresentação do Certificado Internacional de Vacinação ou outros documentos essenciais à entrada no país de destino.
Estou grávida e pretendo viajar para um país que tem Zika. O que devo fazer?
As instituições internacionais recomendam que as mulheres grávidas adiem as viagens que não são essenciais com destino a países afetados com surtos de Zika.
Se o parceiro viajar para uma área afetada recomenda-se a utilização de preservativo ou abstinência sexual até ao final da gravidez. Tais recomendações têm por base a possível transmissão da infeção numa mulher grávida para o feto.
Viajei para zonas com Zika e estou a tentar engravidar. Devo fazer alguma consulta ou análise para despistagem? Se sim, qual é o limite de tempo mais indicado?
De acordo com as recomendações internacionais e da Direção-Geral da Saúde (DGS), os casais que pretendam engravidar devem aguardar 6 meses após o regresso de áreas consideradas de risco para o vírus Zika, visto que pode permanecer no sémen durante esse período de tempo.
Fonte: Direção-Geral da Saúde (DGS)