O que é a polissonografia?
A polissonografia é um exame que se realiza para estudar o sono de uma pessoa. É feito através do recurso ao uso de sensores que registam, por exemplo, atividade elétrica cerebral, movimentos dos olhos, atividade muscular e cardíaca, fluxos de respiração incluindo o ressonar e posições corporais.
Para que serve a polissonografia?
A polissonografia tem como principal objetivo o diagnóstico de doenças que se manifestam durante o sono.
Em que situações há indicação para fazer uma polissonografia?
A polissonografia é prescrita pelo médico quando existe suspeita de alguma doença do sono.
Quais os diagnósticos que podem ser feitos com a polissonografia?
Através de uma polissonografia, podem ser diagnosticados os seguintes distúrbios do sono:
- síndrome de apneia do sono
- doenças do movimento que ocorrem durante o sono como movimentos periódicos do sono ou bruxismo noturno
- parassomnias como sonambulismo
- hipersóminas de origem central como a narcolepsia
Onde são, habitualmente, feitas as polissonografias?
As polissonografias classificadas nível 1 (que incluem para além dos sensores que captam as diferentes atividades cerebral, respiratória, cardíaca e muscular, o registo de vídeo do sono) são feitas em hospitais e/ou clínicas. As polissonografias classificadas nível 2 podem ser realizadas no domicílio.
Existem critérios clínicos relacionados com a suspeita da doença de sono que pode existir para definir o tipo de polissonografia a realizar.
Que cuidados devo ter no dia do exame?
Recomendam-se os seguintes cuidados no dia do exame:
- não dormir sestas
- evitar o consumo de álcool, café e bebidas estimulantes
- manter o uso dos medicamentos habituais
- evitar o uso de cremes, champôs e amaciadores que condicionem a aderência dos sensores do exame ao corpo
- não usar unhas de gel ou gelinho que impossibilitam o normal funcionamento do oxímetro (sensor que capta os valores de oxigénio no sangue)
Para além disso, é obrigatória a presença de acompanhantes de pessoas com menos de 18 anos, pessoas com deficiência e idosos com limitações.
Existe alguma contraindicação para não fazer este exame?
No dia do exame, caso tenha problemas de saúde fora do habitual, como gripe ou problemas respiratórios, a polissonografia deve ser remarcada. É importante que no dia da realização do exame estejam reunidas as condições de um dia-a-dia normal do indivíduo para que os resultados sejam o mais fidedignos possível.
As crianças também podem realizar uma polissonografia?
Sim. As crianças também podem ter sintomas que precisem de ser estudados e doenças do sono que precisem de ser diagnosticados através de uma polissonografia.
A polissonografia dói?
Não. A polissonografia é um exame não invasivo e que não causa dor. Pode haver uma sensação de desconforto devido aos sensores ou associada a uma estranheza de ambiente onde o utente terá de dormir, por não ser o habitual, ou por raras reações alérgicas causadas pelo contacto da fita adesiva que fixam os sensores à pele.
Quanto tempo demora o exame a ser feito?
Um exame de polissonografia tem a duração de uma noite normal de sono, desde o momento em que o indivíduo se deita até que se levanta.
Quanto custa fazer uma polissonografia?
A polissonografia tem um custo diferente conforme o local onde é feita, e que também pode variar de acordo com o subsistema de saúde associado. O exame para ser comparticipado pelo Serviço Nacional de Saúde deverá ser feito dentro da rede pública de serviços de saúde.
Fonte: Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental (SPPSM)