Comportamentos sexuais de risco

1 minuto de leitura

O que são comportamentos sexuais de risco?

Os comportamentos sexuais de risco são comportamentos que podem afetar o bem-estar ou mesmo causar problemas de saúde graves.

O comportamento sexual de risco pode decorrer da atividade sexual com múltiplos parceiros, utilização inconsistente do preservativo ou por ter um parceiro consumidor de drogas endovenosas. Desta forma, podem surgir infeções sexualmente transmitidas (IST).

Onde posso fazer rastreios?

Os centros de aconselhamento e deteção precoce do VIH são centros de diagnóstico que permitem o acesso voluntário, confidencial e gratuito ao teste do vírus da imunodeficiência humana (VIH), possibilitando a deteção precoce da infeção por VIH.

Se tem dúvidas sobre a possibilidade de estar infetado dirija-se ao seu médico assistente ou a um centro de aconselhamento e deteção do VIH da Rede Nacional de Centros de Aconselhamento e Deteção Precoce do VIH/SIDA.

Só há uma maneira de saber. Faça o teste.

Como evitar comportamentos sexuais de risco?

Os comportamentos sexuais de risco podem ser evitados, nomeadamente pela prática de sexo seguro, pelo esclarecimento e apoio e pelo afastamento de influências negativas.

Fonte: Direção-Geral da Saúde (DGS)

Ver temas relacionados

Feedback Sim

Feedback Não