Ir para o conteúdo
Logótipo do Serviço Nacional de Saúde 24
|
Vacinas

Porque devo ser vacinado contra a gripe e COVID-19 durante a campanha sazonal de vacinação?

As vacinas contra gripe e contra a COVID-19 têm o objetivo de reduzir do risco de doença grave, hospitalização e morte por infeção. A Campanha de Vacinação Sazonal Outono-Inverno 2023-2024 surge para incentivar a população mais vulnerável a vacinar-se nas estações em que estas infeções são mais comuns.

A vacinação sazonal gripe e COVID-19 é gratuita?

Sim. A vacinação sazonal contra a gripe e a COVID-19 é gratuita para a população mais vulnerável, nomeadamente:

  • Vacinação contra a gripe:
    • pessoas com 60 ou mais anos de idade
    • pessoas com idade entre os 50 e os 59 anos, que queiram ser vacinadas após ponderação individual de benefício-risco
    • pessoas com mais de 6 meses de idade e residentes ou internados por períodos prolongados em lares ou instituições prestadoras de cuidados de saúde e com determinadas doenças crónicas e condições
    • grávidas
    • profissionais de saúde do Serviço Nacional de Saúde (incluindo estudantes em estágios clínicos), bombeiros com contacto direto com pessoas idosas, profissionais de estabelecimentos prisionais e profissionais em contacto com residentes ou internados por períodos prolongados em instituições prestadoras de cuidados de saúde
  • Vacinação contra a COVID-19:
    • pessoas com 60 ou mais anos de idade
    • pessoas com idade entre os 18 e os 59 anos, que queiram ser vacinadas após ponderação individual de benefício-risco
    • pessoas com idade entre os 5 e os 59 anos e com doenças de risco
    • grávidas
    • profissionais e residentes em Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas, instituições similares, Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados e estabelecimentos prisionais
    • profissionais dos serviços de saúde (públicos e privados) e de outros serviços prestadores de cuidados de saúde, estudantes em estágio clínico, e bombeiros envolvidos no transporte de doentes, prestadores de cuidados a pessoas dependentes

A vacina da gripe é recomendada a outros grupos?

Segundo a norma da Direção-Geral da Saúde, independentemente da gratuitidade, a vacinação contra a gripe é ainda recomendada a:

  • coabitantes e prestadores de cuidados de pessoas de alto risco que não possam ser vacinadas
  • coabitantes e prestadores de cuidados a crianças cuja idade não permita a vacinação (menos de 6 meses) e que tenham risco elevado de desenvolver complicações
  • profissionais de infantários, creches e equiparados

Onde posso ser vacinado?

A vacinação pode ser feita nos seguintes locais:

  • nos Agrupamentos de Centros de Saúde / Unidades Locais de Saúde e centros hospitalares
  • nas farmácias aderentes à campanha de vacinação sazonal (localizador de farmácias)
  • noutros locais de vacinação fora das unidades de cuidados de saúde (domicílio, Serviços de Segurança e Saúde no Trabalho/Saúde Ocupacional dos estabelecimentos de saúde ou ERPI, estabelecimentos prisionais)

Quem pode ir a uma farmácia para ser vacinado?

Conforme a norma da Direção-Geral da Saúde, são elegíveis para a administração de ambas as vacinas na farmácia comunitária de forma gratuita todas as pessoas:

  • com idade igual ou superior a 50 anos (gripe) e 18 anos (COVID-19)
  • e sem registo de reação adversa grave ou hipersensibilidade a nenhuma das vacinas
  • e que, no que se refere à vacinação COVID-19, tenham recebido antes uma vacina de tecnologia de mRNA (ou seja, as comercializadas pelos laboratórios Pfizer ou Moderna)

Preciso de receita médica?

Não, para a vacinação na farmácia não é necessária receita médica, mas tem de apresentar o Cartão do Cidadão.

Em que farmácias posso ser vacinado?

A vacinação contra a gripe e/ou COVID-19 está disponível em todas as farmácias aderentes à campanha. Pode consultar a listagem das farmácias aderentes no localizador de farmácias ou perguntar na sua farmácia habitual ou mais próxima.

Como posso fazer o agendamento da vacinação?

Pode agendar a vacinação sazonal contra a COVID-19 e/ou gripe através da plataforma de agendamento das farmácias portuguesas.

Neste caso, receberá um SMS de confirmação, 24h antes da data agendada. Se a sua farmácia não tiver disponível esta opção, poderá agendar diretamente ao balcão ou por telefone.

O agendamento não é obrigatório, mas é recomendado.

Posso vacinar-me ao mesmo tempo contra a COVID-19 e contra a gripe?

Sim. No caso das vacinas da gripe e da COVID-19, a administração pode ser simultânea, não sendo necessário respeitar qualquer intervalo de tempo. Pode, no entanto, optar por lhe ser administrada uma vacina e, algum tempo depois, a outra, sem necessidade de respeitar qualquer intervalo específico no caso particular destas duas vacinas.

Posso optar apenas por uma das vacinas?

Sim. A administração das duas vacinas é altamente recomendada, no entanto, pode optar por vacinar-se apenas contra a gripe ou contra a COVID-19.

Foi-me administrada uma vacina diferente destas recentemente. Tenho de esperar para vacinar-me contra a gripe ou COVID-19?

Em relação à vacina contra a gripe, não é necessário respeitar qualquer intervalo entre administrações, desde que não existam contraindicações ou precauções que impeçam a vacinação.

Em relação à vacina contra a COVID-19, até à data, as recomendações referem que deve ser respeitado um intervalo de, pelo menos, duas semanas em relação à administração de outras vacinas, após o qual pode fazer-se a administração, desde que não haja nenhuma contraindicação ou precaução que o impeça.

Como é que a farmácia sabe se posso ser vacinado contra a COVID-19?

No momento da vacinação, o farmacêutico verifica se existe alguma contraindicação ou precaução de utilização da vacina, além de consultar o e-boletim de vacinas, de forma a garantir a sua elegibilidade para a vacinação.

Em que situações devo adiar a vacinação contra a COVID-19?

Deve adiar a vacinação nas seguintes situações:

  • se tiver sintomas de COVID-19: tosse recente ou com agravamento do padrão habitual, ou febre igual ou superior a 38,0°C, ou falta de ar/dificuldade respiratória sem outra causa atribuível
  • se teve COVID-19 recentemente: deve ser respeitado um intervalo de tempo de quatro a seis meses (mínimo de três meses) entre o diagnóstico de COVID-19 e a dose de reforço sazonal
  • se contactou recentemente com um caso confirmado: se o contacto ocorreu há menos de duas a três semanas, deve realizar um teste rápido para despiste de COVID-19

Nunca fiz a vacina da COVID-19. Posso vacinar-me agora numa farmácia?

Recomendamos que fale com o seu médico ou que se dirija ao centro de saúde.

Fiz um reforço da vacina contra a COVID-19 no ano passado. Preciso de ser vacinado outra vez?

Recomenda-se que sim, dado que esta vacina está adaptada de forma a proteger contra as estirpes atualmente em circulação.

As vacinas são registadas no boletim de vacinas?

Sim. Os dados da vacinação ficam disponíveis no boletim de vacinas e podem ser consultados através do Portal do SNS 24 ou da App SNS 24.

Saiba mais em Boletim de vacinas eletrónico.

Guardar:
Esta informação foi útil?
This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Assuntos relacionados