Doenças respiratórias

As doenças respiratórias constituem um problema de saúde pública e podem provocar outras doenças como a asma, pneumonia ou doença pulmonar obstrutiva crónica.

Vacinas

As doenças podem ser controladas e eliminadas através de uma vacinação sustentada e em grande escala. As vacinas são um direito básico de todos os cidadãos.

Intoxicações e envenenamentos

Alterações, ou sintomas, que resultam do contacto ou exposição aos mais variados produtos ou medicamentos que podem provocar alterações no organismo ou até mesmo a morte.

Saúde oral

A saúde oral é fundamental para a saúde geral. É importante ter uma boa higiene, ter hábitos de vida saudáveis e visitar regularmente o profissional de saúde oral.

Saúde mental

A saúde mental é a base do bem-estar geral e diz respeito a um nível de qualidade de vida cognitiva ou emocional ou a ausência de uma doença mental.

Doenças oncológicas

O cancro é o termo utilizado para denominar um conjunto de doenças caracterizadas por um crescimento anormal e descontrolado das células.

Dádiva e transplante

A doação é um ato de solidariedade, que pode contribuir para melhorar ou salvar a vida de outra pessoa ou mesmo a sua.

Doenças infecciosas

As doenças infecciosas propagam-se entre pessoas ou entre pessoas e animais. São doenças causadas por microrganismos, sejam eles bactérias, vírus, parasitas ou fungos.

Exames e tratamentos

Os exames são meios complementares de diagnóstico onde se incluem por exemplo, as análises clínicas, o eletrocardiograma ou o raio X. Após o diagnóstico médico é decidido o tratamento adequado para o problema de saúde.

Dependências

Os comportamentos aditivos e as dependências prejudicam gravemente a saúde. Saiba mais sobre as consequências do consumo excessivo de álcool, tabaco e drogas ilícitas.