Doenças transmissíveis

Doenças transmissíveis são doenças que se propagam entre pessoas ou entre pessoas e animais. São doenças infecciosas causadas por microrganismos, sejam eles bactérias, vírus, parasitas ou fungos. Fonte: DGS (adaptado)

Alimentação

A prática de uma alimentação correta e saudável pressupõe que esta seja completa, variada e equilibrada. A alimentação assegura a sobrevivência do ser humano e fornece energia e nutrientes necessários ao bom funcionamento do organismo, desempenhando um papel crucial na prevenção de certas doenças. Fonte: DGS (adaptado)

Promoção da saúde e prevenção da doença

A prevenção da doença tem como principal objetivo minimizar a carga de doenças e fatores associados, através de intervenções específicas ao nível populacional e individual. O processo de promoção da saúde visa aumentar a capacidade dos indivíduos e das comunidades controlarem a sua saúde, no sentido de a melhorar. Fonte: DGS (adaptado)

Saúde e ambiente

A saúde ambiental engloba os aspetos da saúde humana que são determinados por fatores físicos, químicos, biológicos, sociais e psicológicos do ambiente. Saiba como os fatores ambientais afetam a sua saúde. Fonte: DGS (adaptado)

Saúde materno-infantil

Uma maior qualidade no período pré e pós-natal traduz-se em maiores benefícios para a saúde materno-infantil. A prestação de cuidados de saúde materna e neonatal tem como principal objetivo a melhoria dos cuidados e das condições assistenciais pré-concecionais, pré e perinatal (período imediatamente antes e depois do parto) e infantil. Fonte: DGS (adaptado)

Dádiva e transplante

Em Portugal, o Instituto Português do Sangue e da Transplantação, IP (IPST, IP) tem por missão garantir e regular a atividade da medicina transfusional e da transplantação. O IPST, IP garante a dádiva, colheita, análise, processamento, preservação, armazenamento e distribuição de sangue humano, de componentes sanguíneos, órgãos, tecidos e células de origem humana. A doação é um ato de solidariedade, que pode contribuir para melhorar ou salvar a vida de outra pessoa ou mesmo a sua. Fonte: IPST (adaptado)