2 minutos de leitura

Nesta página encontra informações sobre a Receita Sem Papel e Prescrição Eletrónica Médica. Com este novo sistema os profissionais de saúde podem prescrever medicamentos por via eletrónica, eliminado as anteriores receitas impressas em papel.

Quem pode ter acesso à receita sem papel?

Todos os utentes beneficiários do Serviço Nacional de Saúde, a quem o médico tenha realizado uma receita eletrónica no formato desmaterializado, também conhecida como receita sem papel (prescrição eletrónica desmaterializada).

Como recebo a informação referente à receita sem papel?

Após a emissão da receita pelo médico, a informação é disponibilizada ao utente através dos seguintes meios:

  • envio de uma mensagem de texto para o telemóvel (SMS)
  • e-mail
  • impressão do guia de tratamento, que apresenta toda a informação necessária para que o utente tome corretamente a medicação (correto cumprimento da terapêutica prescrita)

Todos estes meios apresentam os códigos necessários para dispensar os medicamentos ou os produtos de saúde (Código de Acesso e Dispensa e Código de Direito de Opção) e podem ser utilizados em simultâneo.

Para receber a SMS tenho de estar registado na Área do Cidadão?

Não. Para receber a SMS, no momento da prescrição médica, não necessita de estar registado no RSE | Área do Cidadão. Apenas é necessário manter os seus dados atualizados na unidade de saúde ou fornecer o seu número de telemóvel ao médico no momento da emissão da receita.

Quando posso consultar?

Pode consultar o guia de tratamento a qualquer momento, através da aplicação móvel MySNS Carteira ou através do RSE | Área do Cidadão. Pode ainda consultá-lo no seu email caso este lhe tenha sido enviado por este meio.

Onde posso consultar a informação da minha receita sem papel?

Pode consultar o guia de tratamento através:

São necessários documentos ou requisitos para consultar a informação referente à receita sem papel?

Não. Apenas necessita de entrar no RSE | Área do Cidadão e aceder ao seu guia de tratamento.

Qual é o prazo para consultar a informação referente à minha receita sem papel?

Os guias de tratamento das receitas sem papel estão sempre disponíveis no RSE | Área do Cidadão, embora em sítios diferentes, conforme as embalagens disponíveis e a sua validade. Caso a sua receita sem papel:

  • tenha embalagens de medicamentos disponíveis para dispensa ou apresente alguma linha de medicamentos dentro da validade: pode consultar os guias de tratamento no menu ‘Consultas Receitas e Exames’, acedendo ao separador ‘Guias de Tratamento’
  • não tenha embalagens disponíveis ou se a validade da linha de medicamentos mais extensa for ultrapassada: pode consultar os seus guias de tratamento através do menu ‘Resumo de Saúde’, acedendo ao separador ‘Contactos de Saúde’.

Em caso de necessidade de pedido ou renovação de prescrição de medicamentos poderá entrar em contacto com o seu médico de família.

Quanto custa?

Não tem qualquer custo.

Receita sem Papel

Feedback Sim

Feedback Não