2 minutos de leitura
Aceda à teleconsulta já agendada, através do Registo de Saúde Eletrónico | Área do Cidadão
O que é uma teleconsulta?
A teleconsulta consiste numa consulta realizada à distância, entre profissionais de saúde ou entre o profissional de saúde e o utente, com recurso às tecnologias de informação e comunicação. O registo no processo clínico do doente é obrigatório e permite ao profissional consultar e avaliar a história clínica do utente, bem como planear a prestação de cuidados de saúde (por exemplo agendamento de próximas consultas, exames, entre outros).
Posso escolher ter uma teleconsulta?
Não. A possibilidade de realizar uma teleconsulta é avaliada pelo seu médico. Caso seja possível e viável a sua realização, será contactado pela unidade de saúde para o informar da data e hora, bem como das instruções para aceder à teleconsulta.
Quais são as consultas que podem ser realizadas na modalidade de teleconsulta?
São todas aquelas que o seu médico considerar que reúnem as condições para se efetuar à distância, independentemente da especialidade médica e sem comprometer a prestação clínica.
Onde realizo a teleconsulta?
A teleconsulta pode ser realizada no RSE | Área do Cidadão com recurso a vídeo e áudio (RSE Live) permitindo a conversação em tempo real com o seu profissional de saúde.
Quais os equipamentos necessários para ter uma teleconsulta?
Para ter acesso a uma teleconsulta deverá utilizar um:
- computador com câmara e microfone
- ligação à internet
Como é que sei que tenho teleconsulta agendada?
Se o seu médico lhe marcou uma teleconsulta será informado, antecipadamente, pela unidade de saúde do dia e hora agendada.
Como é que posso aceder à teleconsulta agendada?
No dia e hora marcada deve:
- aceder à RSE| Área do Cidadão com o Cartão de Cidadão ou Chave Móvel Digital
- clicar no menu ‘Consultas, Receitas e Exames’
- aceder ao item ‘Teleconsulta’
- aguarde nessa página até que a opção ‘participar’ fique disponível
O que devo fazer se o médico não estiver na teleconsulta à hora marcada?
Deve aguardar na página ‘Teleconsulta’ até à chegada do médico.
Posso ter uma teleconsulta se não estiver registado no RSE | Área do Cidadão?
Não, a realização da teleconsulta necessita de um registo prévio no RSE | Área do Cidadão.
Para efetuar o registo na RSE| Área do Cidadão deve:
- aceda à página inicial do RSE| Área do Cidadão
- clique na opção ‘Registe-se agora’
- efetue o registo através da solicitação da Chave Móvel Digital ou através do Cartão de Cidadão
Caso pretenda saber mais, consulte o guia sobre Autenticação na Área do Cidadão
Fonte: Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS)