Quem pode marcar consultas?
O próprio:
- na unidade de saúde onde está inscrito
- através da área pessoal do portal do SNS 24
- através do SNS 24 – 808242424, escolhendo a opção 5
- num Balcão SNS 24 (disponível nas entidades aderentes, mediante o horário de funcionamento de cada balcão)
Um familiar:
- na unidade de saúde onde o familiar está inscrito
- através da área pessoal do portal do SNS 24
- através do SNS 24 – 808242424, escolhendo a opção 5
- num Balcão SNS 24 (disponível nas entidades aderentes, mediante o horário de funcionamento de cada balcão)
Um amigo:
- através do SNS 24 – 808242424, escolhendo a opção 5
- na unidade de saúde onde a pessoa está inscrita
Quando posso marcar consultas?
As consultas e teleconsultas podem ser marcadas em qualquer momento nas plataformas online, ou dentro do horário de funcionamento das Unidades de Saúde e Balcão SNS 24. Estas marcações estão dependentes das vagas existentes.
Onde posso marcar consultas?
Pode marcar consulta através:
- internet, após o registo na área pessoal do portal do SNS 24, aceda à secção ‘Preciso de…’ , selecione o item ‘Consultas para mim’ e, em seguida, o separador ‘Marcação de consultas’
- unidades de saúde, presencialmente ou por telefone
- telefone, através do SNS 24 – 808242424, escolhendo a opção 5
- num Balcão SNS 24 (disponível nas entidades aderentes, mediante o horário de funcionamento de cada balcão)
Quais os documentos e requisitos necessários?
No caso da marcação online é necessário um registo prévio na área pessoal do portal do SNS 24.
Para a marcação de consultas através do SNS 24 – 808242424, ou presencialmente, é necessário o documento que certifica a inscrição na unidade de saúde ou o Cartão de Cidadão.
Para marcação no Balcão SNS 24 pode optar pelo acesso facilitado ou acesso mediado. Para a marcação através do acesso facilitado, o utente deve:
- ter Chave Móvel Digital ou Cartão do Cidadão, respetivo PIN
- aceder à área pessoal do portal do SNS 24
- ter telemóvel e/ou conta de e-mail
Qual é o prazo?
A marcação de consultas online apenas disponibiliza os horários a partir do 5º dia útil (inclusive), contando da data em que o utente está a usar a plataforma para efetuar a marcação de consulta.
Qual é o custo de uma marcação de consulta?
A marcação de uma consulta ou teleconsulta não tem qualquer custo.
Quanto custa a consulta?
Com a publicação do Decreto Lei n.º 96/2020, de 4 de novembro as consultas e todos os exames complementares de diagnóstico e terapêutica, prescritos no âmbito da rede de prestação de cuidados de saúde primários, não estão sujeitos a pagamento de taxas moderadoras desde o dia 1 de janeiro de 2021.
Quais são os tipos de consulta disponíveis para marcação?
As consultas disponíveis nos cuidados de saúde primários são:
- planeamento familiar
- saúde adultos
- saúde materna
- saúde infantil
- recurso/reforço
- teleconsulta – saúde adulto
A marcação de consultas ou teleconsultas por iniciativa do utente existe para motivos não relacionados com doença aguda, isto é, que não obrigue a um atendimento imediato.
O que é uma teleconsulta?
A teleconsulta é uma consulta na qual o profissional de saúde, à distância e com recurso às tecnologias de informação e comunicação, avalia a situação clínica do utente e procede ao planeamento da prestação de cuidados de saúde. Existem teleconsultas em tempo real e em tempo diferido.
As teleconsultas também podem ser marcadas pelos mesmos meios?
A marcação das teleconsultas pode ser feita através de:
- internet, após o registo na área pessoal do portal do SNS 24, aceda à secção ‘Preciso de…’ , selecione o item ‘Consultas para mim’ e, em seguida, o separador ‘Marcação de consultas’
- unidades de saúde, presencialmente ou por telefone
- telefone, através do SNS 24 – 808242424, escolhendo a opção 5
- num Balcão SNS 24 (disponível nas entidades aderentes, mediante o horário de funcionamento de cada balcão)
A marcação da teleconsulta deverá seguir o mesmo circuito de marcação das consultas.
O que é uma consulta de saúde do adulto?
A consulta de saúde do adulto é uma consulta médica, realizada no âmbito dos cuidados de saúde primários que, de forma continuada se ocupa dos problemas de saúde dos indivíduos e das famílias, no contexto da comunidade.
O que é uma consulta de planeamento familiar?
A consulta de planeamento familiar pretende garantir o acesso a informação, métodos de contraceção eficazes e seguros e a serviços de saúde que contribuem para a prática de uma sexualidade segura e saudável. Apenas a primeira consulta desta tipologia pode ser marcada online ou por telefone, sendo as restantes marcadas presencialmente.
Na consulta de planeamento familiar tem acesso a:
- encaminhamento adequado para a consulta a realizar em tempo útil, dependendo do grau de urgência
- métodos contracetivos gratuitos
- atendimento imediato em situações
O que é uma consulta de saúde materna?
A consulta de saúde materna pretende garantir o acompanhamento e a prestação de todos os cuidados e meios complementares de diagnóstico durante a gravidez. Apenas a primeira consulta desta tipologia pode ser marcada online ou por telefone, sendo as restantes marcadas presencialmente.
Na consulta é disponibilizada informação sobre cuidados alimentares seguros e apropriados na gravidez, preparação para o aleitamento materno, atividade física, saúde oral e sexualidade durante a gravidez, desconfortos e sinais de alerta e segurança rodoviária. Para além disso, são realizados exames clínicos e laboratoriais regulares que permitem avaliar o estado de saúde da mãe e do bebé ao longo da gravidez.
O que é uma consulta de saúde infantil?
A consulta de saúde infantil é uma consulta de acompanhamento do desenvolvimento da criança. Apenas a primeira consulta desta tipologia pode ser marcada online ou por telefone, sendo as restantes marcadas presencialmente.
Na consulta presta-se esclarecimentos sobre crescimento e desenvolvimento físico e psicossocial, cumprimento do calendário vacinal (de acordo com o Programa Nacional de Vacinação), ocupação de tempos livres, hábitos alimentares e prática de atividades desportivas e/ou culturais.
O que é uma consulta de recurso/reforço?
Uma consulta de recurso/reforço é válida para qualquer utente sem médico de família atribuído.