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SNS 24

Quem pode marcar consultas?

O próprio:

  • na unidade de saúde onde está inscrito
  • através da área pessoal do portal do SNS 24
  • através do SNS 24 – 808242424, escolhendo a opção 5
  • num Balcão SNS 24 (disponível nas entidades aderentes, mediante o horário de funcionamento de cada balcão)

Um familiar:

  • na unidade de saúde onde o familiar está inscrito
  • através da área pessoal do portal do SNS 24
  • através do SNS 24 – 808242424, escolhendo a opção 5
  • num Balcão SNS 24 (disponível nas entidades aderentes, mediante o horário de funcionamento de cada balcão)

Um amigo:

  • através do SNS 24 – 808242424, escolhendo a opção 5
  • na unidade de saúde onde a pessoa está inscrita

Quando posso marcar consultas?

As consultas e teleconsultas podem ser marcadas em qualquer momento nas plataformas online, ou dentro do horário de funcionamento das Unidades de Saúde e Balcão SNS 24. Estas marcações estão dependentes das vagas existentes.

Onde posso marcar consultas?

Pode marcar consulta através:

  • internet, após o registo na área pessoal do portal do SNS 24, aceda à secção ‘Preciso de…’ , selecione o item ‘Consultas para mim’ e, em seguida, o separador ‘Marcação de consultas’
  • unidades de saúde, presencialmente ou por telefone
  • telefone, através do SNS 24 – 808242424, escolhendo a opção 5
  • num Balcão SNS 24 (disponível nas entidades aderentes, mediante o horário de funcionamento de cada balcão)

Quais os documentos e requisitos necessários?

No caso da marcação online é necessário um registo prévio na área pessoal do portal do SNS 24.

Para a marcação de consultas através do SNS 24 – 808242424, ou presencialmente, é necessário o documento que certifica a inscrição na unidade de saúde ou o Cartão de Cidadão.

Para marcação no Balcão SNS 24 pode optar pelo acesso facilitado ou acesso mediado. Para a marcação através do acesso facilitado, o utente deve:

Qual é o prazo?

A marcação de consultas online apenas disponibiliza os horários a partir do 5º dia útil (inclusive), contando da data em que o utente está a usar a plataforma para efetuar a marcação de consulta.

Qual é o custo de uma marcação de consulta?

A marcação de uma consulta ou teleconsulta não tem qualquer custo.

Quanto custa a consulta?

Com a publicação do Decreto Lei n.º 96/2020, de 4 de novembro as consultas e todos os exames complementares de diagnóstico e terapêutica, prescritos no âmbito da rede de prestação de cuidados de saúde primários, não estão sujeitos a pagamento de taxas moderadoras desde o dia 1 de janeiro de 2021.

Quais são os tipos de consulta disponíveis para marcação?

As consultas disponíveis nos cuidados de saúde primários são:

  • planeamento familiar
  • saúde adultos
  • saúde materna
  • saúde infantil
  • recurso/reforço
  • teleconsulta – saúde adulto

A marcação de consultas ou teleconsultas por iniciativa do utente existe para motivos não relacionados com doença aguda, isto é, que não obrigue a um atendimento imediato.

O que é uma teleconsulta?

A teleconsulta é uma consulta na qual o profissional de saúde, à distância e com recurso às tecnologias de informação e comunicação, avalia a situação clínica do utente e procede ao planeamento da prestação de cuidados de saúde. Existem teleconsultas em tempo real e em tempo diferido.

As teleconsultas também podem ser marcadas pelos mesmos meios?

A marcação das teleconsultas pode ser feita através de:

  • internet, após o registo na área pessoal do portal do SNS 24, aceda à secção ‘Preciso de…’ , selecione o item ‘Consultas para mim’ e, em seguida, o separador ‘Marcação de consultas’
  • unidades de saúde, presencialmente ou por telefone
  • telefone, através do SNS 24 – 808242424, escolhendo a opção 5
  • num Balcão SNS 24 (disponível nas entidades aderentes, mediante o horário de funcionamento de cada balcão)

A marcação da teleconsulta deverá seguir o mesmo circuito de marcação das consultas.

O que é uma consulta de saúde do adulto?

A consulta de saúde do adulto é uma consulta médica, realizada no âmbito dos cuidados de saúde primários que, de forma continuada se ocupa dos problemas de saúde dos indivíduos e das famílias, no contexto da comunidade.

O que é uma consulta de planeamento familiar?

A consulta de planeamento familiar pretende garantir o acesso a informação, métodos de contraceção eficazes e seguros e a serviços de saúde que contribuem para a prática de uma sexualidade segura e saudável. Apenas a primeira consulta desta tipologia pode ser marcada online ou por telefone, sendo as restantes marcadas presencialmente.

Na consulta de planeamento familiar tem acesso a:

  • encaminhamento adequado para a consulta a realizar em tempo útil, dependendo do grau de urgência
  • métodos contracetivos gratuitos
  • atendimento imediato em situações

O que é uma consulta de saúde materna?

A consulta de saúde materna pretende garantir o acompanhamento e a prestação de todos os cuidados e meios complementares de diagnóstico durante a gravidez. Apenas a primeira consulta desta tipologia pode ser marcada online ou por telefone, sendo as restantes marcadas presencialmente.

Na consulta é disponibilizada informação sobre cuidados alimentares seguros e apropriados na gravidez, preparação para o aleitamento materno, atividade física, saúde oral e sexualidade durante a gravidez, desconfortos e sinais de alerta e segurança rodoviária. Para além disso, são realizados exames clínicos e laboratoriais regulares que permitem avaliar o estado de saúde da mãe e do bebé ao longo da gravidez.

O que é uma consulta de saúde infantil?

A consulta de saúde infantil é uma consulta de acompanhamento do desenvolvimento da criança. Apenas a primeira consulta desta tipologia pode ser marcada online ou por telefone, sendo as restantes marcadas presencialmente.

Na consulta presta-se esclarecimentos sobre crescimento e desenvolvimento físico e psicossocial, cumprimento do calendário vacinal (de acordo com o Programa Nacional de Vacinação), ocupação de tempos livres, hábitos alimentares e prática de atividades desportivas e/ou culturais.

O que é uma consulta de recurso/reforço?

Uma consulta de recurso/reforço é válida para qualquer utente sem médico de família atribuído.

 

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