Ir para o conteúdo
Logótipo do Serviço Nacional de Saúde 24
|
SNS 24

Quem pode ter acesso à receita sem papel?

Todos os utentes beneficiários do Serviço Nacional de Saúde, a quem o médico tenha emitido uma receita eletrónica no formato desmaterializado, também conhecida como Receita Sem Papel (prescrição eletrónica desmaterializada).

Como recebo a informação referente à Receita Sem Papel?

Após a emissão da receita pelo médico, a informação é disponibilizada ao utente através dos seguintes meios:

  • envio de uma mensagem de texto para o telemóvel (SMS) e/ou
  • envio de um e-mail, ao qual se anexa o Guia de Tratamento e/ou
  • impressão do Guia de Tratamento, o qual apresenta toda a informação necessária para que o utente tenha conhecimento de como tomar os medicamentos (posologia), com o objetivo de cumprir o tratamento prescrito

Todos estes meios apresentam os códigos necessários para dispensar os medicamentos ou os produtos de saúde (código de acesso e dispensa e código de direito de opção) e podem ser utilizados em simultâneo.

O que é o Guia de Tratamento?

O Guia de Tratamento é um documento pessoal, emitido apenas para o utente, no qual, além da informação relativa aos medicamentos e produtos de saúde prescritos, consta o número da receita, a posologia e os códigos necessários (código de acesso e dispensa e código de direito de opção) para lhe serem dispensados os medicamentos/produtos de saúde prescritos pelo seu médico.

Na Receita Sem Papel também tenho acesso à bula dos medicamentos?

Sim. Tem acesso à bula dos medicamentos dispensados através da App SNS 24. Para isso basta aceder ao menu “A minha saúde” > “Receitas” > Medicamentos. Ao selecionar um medicamento que já tenha sido dispensado, carrega no Ícone “i” para aceder à bula do medicamento.

Para receber a SMS tenho de estar registado na área pessoal do portal do SNS 24?

Não. Para receber a SMS, com a informação da prescrição desmaterializada, não necessita de estar registado na área pessoal do portal do SNS 24. Apenas é necessário manter os seus dados atualizados na unidade de saúde ou fornecer o seu número de telemóvel ao médico no momento da emissão da receita.

Quando posso consultar a minha Receita Sem Papel?

Pode consultar o Guia de Tratamento a qualquer momento, através da:

Pode ainda consultá-lo no seu email caso este lhe tenha sido enviado por este meio.

Onde posso consultar a informação da minha Receita Sem Papel?

Pode consultar a informação da Receita Sem Papel através:

Qual é o prazo para consultar a informação referente à minha Receita Sem Papel?

Os Guias de Tratamento das Receitas Sem Papel estão sempre disponíveis na área pessoal do portal do SNS 24. Conforme as embalagens disponíveis e a sua validade:

  • se tem embalagens de medicamentos disponíveis para dispensa ou apresente alguma linha de medicamentos dentro da validade: pode consultar os Guias de Tratamento no menu ‘Preciso de…’, acedendo ao separador ‘Receitas’
  • se não tiver embalagens disponíveis ou se a validade da linha de medicamentos mais extensa for ultrapassada: pode consultar o histórico das suas receitas no menu ‘Os meus registos’, acedendo ao separador ‘Percurso de saúde’

Em caso de necessidade de pedido ou renovação de prescrição de medicamentos poderá entrar em contacto com o seu médico de família.

Quanto custa?

Não existe qualquer custo associado à consulta da informação das receitas sem papel através dos meios mencionados.

Fonte: Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS)

Guardar:
Esta informação foi útil?
This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Aceder ao serviço