Ir para o conteúdo
Logótipo do Serviço Nacional de Saúde 24
|
SNS 24

Quem pode ter acesso aos resultados dos exames eletrónicos?

Qualquer pessoa registada na área pessoal do portal do SNS 24, ou que tenha a aplicação móvel do SNS 24 instalada no seu telemóvel, poderá ter acesso aos resultados dos seus exames.

Onde posso aceder aos resultados dos exames eletrónicos?

Após os profissionais de saúde (os prestadores) procederem à sincronização de resultados, o utente pode consultar os seus resultados através da:

Apesar do resultado dos seus exames poder estar disponível na área pessoal ou na aplicação móvel do SNS 24, não significa que o seu médico os tenha consultado. Assim, aconselha-se que aguarde pela marcação da consulta ou pelo contacto da sua unidade de saúde.

Quando posso consultar os resultados?

Pode consultar os resultados dos exames eletrónicos a qualquer momento, desde que tenham sido prescritos pelo seu médico, e realizados numa das entidades que já aderiram ao projeto de desmaterialização – Exames sem Papel.

O que devo fazer quando receber o resultado do exame que realizei?

Quando receber o resultado do seu exame em formato eletrónico, pode consultá-lo na área pessoal do portal do SNS 24 e/ou na aplicação móvel SNS 24. Apesar de receber o resultado do seu exame, deve consultar o seu médico.

Recebi o resultado do meu exame de forma eletrónica. E agora?

Quando receber o resultado do seu exame, deve consultar o seu médico, para ter o devido seguimento.

Tenho acesso aos resultados de todos os exames que realizo?

Não. Apenas terá acesso aos resultados dos exames prescritos em Cuidados de Saúde Primários, e prestados/realizados em entidades que estejam ao abrigo do projeto de desmaterialização – Exames Sem Papel.

Em que laboratórios posso realizar os meus exames e que partilham os meus resultados na área pessoal do portal do SNS 24 e na App SNS 24?

Pode consultar os laboratórios que já partilham os resultados dos exames em formato eletrónico.
Nesta lista só se encontram os laboratórios que partilham os resultados, de forma eletrónica, com o utente e com o médico que o prescreveu nos Cuidados de Saúde Primários.

Quanto custa aceder aos resultados?

Aceder aos resultados não tem qualquer custo associado.

Qual é o prazo?

Não existe prazo para o acesso ou consulta.

O que é um meio complementar de diagnóstico e terapêutica?

O Meio Complementar de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT) é o termo usado para descrever alguns exames e tratamentos que os utentes realizam.

O que me é dado no momento da prescrição de um exame?

No momento da prescrição de um exame, o médico prescritor pode optar por enviar por SMS os dados da requisição e/ou enviar o guia de prestação para o e-mail e/ou proceder à impressão do guia de prestação que contém todos os dados dos meios complementares de diagnóstico e terapêutica que lhe foram prescritos. A SMS, o email e o guia de prestação contêm a seguinte informação:

  • número de requisição
  • código de acesso/agendamento
  • código de prestação

Esta informação fica igualmente registada e disponível para consulta na:

Guardar:
Esta informação foi útil?
This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Aceder ao serviço