A menopausa é um fator de risco para o cancro?
A menopausa é uma fase normal da vida da mulher, definida como ausência do período menstrual por 12 meses consecutivos. Este processo não constitui, por si só, um fator de risco para doença oncológica.
Mas muitos cancros são diagnosticados nesta fase…
Sim, muitos cancros são diagnosticados nesta fase da mulher porque, na maioria dos tumores – ainda que não em todos – a idade é um fator de risco, por isso o diagnóstico é mais frequente na pós-menopausa.
Existem cancros com maior potencial de se desenvolver nesta fase?
O risco de vir a desenvolver cancro da mama ou do ovário é tanto maior quantos mais anos a mulher for menstruada. Daí que, mulheres com menopausa tardia (aproximadamente após os 55 anos), sobretudo se começaram a menstruar antes dos 12 anos, podem ter maior risco de desenvolver estes tipos de cancro.
O tratamento do cancro influencia o aparecimento da menopausa?
Os tratamentos do cancro (antineoplásicos) que afetam o funcionamento dos ovários podem acelerar o aparecimento da menopausa, principalmente se a mulher tiver mais de 40 anos. Para além disso, tendem a aparecer os sintomas frequentes do início da menopausa (calores, diminuição da lubrificação vaginal, irritabilidade, insónia, entre outros).
Nas mulheres muito jovens, dependendo do tipo de cancro diagnosticado e do seu tratamento, é comum o período menstrual reaparecer após o fim do tratamento. Ainda assim, refira-se que em algumas situações, por exemplo alguns tipos de cancro da mama, a menopausa é induzida farmacologicamente (de forma transitória por um determinado número de anos) e tal faz parte do tratamento para a doença.