Ir para o conteúdo
Logótipo do Serviço Nacional de Saúde 24
|
Doenças infecciosas

O que é?

O sarampo é uma infeção provocada por um vírus, caraterizada por febre, tosse, conjuntivite, corrimento nasal e manchas vermelhas na pele. Transmite-se por contacto direto com gotículas infecciosas ou por propagação no ar quando a pessoa infetada tosse ou espirra. Habitualmente a doença é benigna, mas, em alguns casos, pode ser grave ou levar à morte.

Quais são os sinais e sintomas?

Os sinais e sintomas do sarampo são:

  • início com febre e mal-estar, seguido de corrimento nasal, conjuntivite e tosse
  • de seguida e nalgumas situações podem surgir pontos brancos no interior da bochecha, cerca de 1 a 2 dias antes do aparecimento da erupção cutânea
  • aparecimento da erupção cutânea (“manchas” que se iniciam na face e que depois se espalham para o tronco e para os membros), febre alta e estado de extremo cansaço físico e psíquico

Como posso prevenir?

A vacinação é a principal medida de prevenção do sarampo. A vacina é gratuita e está disponível para todas as pessoas a nível nacional.

As pessoas não vacinadas e que nunca tiveram sarampo têm uma elevada probabilidade de contrair a doença se forem expostas ao vírus.

Qual é o período de contágio?

O contágio pode ocorrer desde 4 dias antes e até 4 dias após o início da erupção cutânea. O período de contágio pode ser mais prolongado nos doentes imunocomprometidos.

Tenho sintomas de sarampo. O que acontece de seguida?

Caso tenha sintomas de sarampo:

  • evite o contacto com outras pessoas para prevenir o contágio (até 4 dias após o início da erupção cutânea)
  • deve realizar análises ao sangue, urina e secreções orais, cujos resultados são enviados para o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) para confirmação ou não do diagnóstico de sarampo
  • comunique aos profissionais de saúde quais as pessoas com quem contactou durante o período de contágio, para que possam ser sinalizadas

Se eu tiver confirmação de sarampo, qual é o tratamento?

A maioria das pessoas recupera apenas com o tratamento dos sintomas. Os antibióticos não são eficazes contra o vírus do sarampo, mas são prescritos pelo médico para tratar as complicações, como pneumonia e otite, se ocorrerem.

O que devo fazer se tiver um contacto próximo com uma pessoa com sarampo?

Se teve contacto com uma pessoa com diagnóstico de sarampo deve ser vacinado, de preferência nas primeiras 72 horas pós-exposição, se aplicável. A administração de imunoglobulina é realizada se a vacina for contraindicada.

Qual é o esquema de vacinação recomendado em Portugal?

Esquema de vacinação recomendado em Portugal
População-alvo / Idade Número recomendado de dose de VASPR
<18 anos 2 doses

Esquema vacinal: 12 meses e 5 anos de idade

Adultos

(≥ 18 anos)

Nascidos ≥ 1970 1 dose
Nascidos ≤1970 0 doses *
Profissionais de saúde 2 doses (independentemente do ano de nascimento

 

*De acordo com o Inquérito Serológico Nacional 2015/2016 cerca de 99% da população nascida antes de 1970 tem proteção contra o sarampo.

Nasci antes de 1970 e não tenho a certeza de ter tido sarampo. Devo ser vacinado?

Não é necessária a vacinação das pessoas que nasceram antes de 1970, exceto se houver exposição a casos de sarampo ou se for viajar para países onde existam casos de sarampo. Nesta situação deve ser administrada 1 dose de VASPR.

Todos os profissionais de saúde sem história credível de sarampo deverão ter 2 doses de vacina contra o sarampo, independentemente do ano de nascimento.

Nasci depois de 1970 e não sei se fiz a vacina contra o sarampo. Devo ser vacinado?

As pessoas nascidas depois de 1970, de idade igual ou superior a 18 anos, sem história credível de sarampo, devem ter, pelo menos, 1 dose de vacina contra o sarampo, administrada aos 12 meses de idade ou depois.

Todas as pessoas com menos de 18 anos de idade deverão ter 2 doses de vacina contra o sarampo.

Todos os profissionais de saúde sem história credível de sarampo deverão ter 2 doses de vacina contra o sarampo, independentemente do ano de nascimento.

Em caso de dúvida, contacte a sua unidade de saúde.

Devo vacinar o meu filho contra o sarampo antes da idade recomendada?

Não há indicação para alteração do esquema vacinal existente. Atualmente a vacina é recomendada aos 12 meses e aos 5 anos de idade.

Em situação de contacto com casos de sarampo ou de viagem para áreas onde existam casos de sarampo, está recomendada a administração de 1 dose de VASPR entre os 6 e os 12 meses de idade ou a antecipação da 2ª dose, após avaliação clínica.

A dose de vacina administrada antes dos 12 meses de idade é considerada “dose zero” (pode não ter a eficácia desejada) pelo que, de acordo com o esquema recomendado, deve ser administrada 1 dose aos 12 meses (VASPR1) e outra aos 5 anos (VASPR2).

Tenho menos de 18 anos e 1 dose de vacina contra o sarampo, estou protegido?

Cerca de 5 a 10% das pessoas vacinadas não respondem adequadamente à 1ª dose, motivo pelo qual se recomenda uma 2ª dose da vacina até aos 18 anos de idade. Esta 2ª dose não é um reforço, mas mais uma oportunidade de desenvolver imunidade/proteção contra a doença e assim de diminuir o número de pessoas suscetíveis (pessoas não vacinadas ou vacinadas incorretamente ou sem história credível de sarampo).

A vacina pode ser administrada a crianças com menos de 6 meses?

Não. A idade mínima para administração da vacina é de 6 meses.

Após a vacina contra o sarampo quando começo a estar protegido?

Começa a estar protegido cerca de duas semanas após a administração da vacina.

Posso fazer análises para saber se já tive sarampo?

Não se recomenda, exceto em circunstâncias especiais. A decisão compete ao seu médico assistente.

Não encontro o meu boletim de vacinas e não sei se fui vacinado ou se tive a doença. O que faço?

Na dúvida deve recorrer ao seu centro de saúde. No entanto pode consultar o seu boletim de vacinas online se estiver registado na área pessoal do portal do SNS 24 ou na App SNS 24.

Se não for possível consultar o seu boletim de vacinas, ser-lhe-ão administradas as vacinas de acordo com a sua idade, não havendo contraindicação ou aumento dos efeitos adversos se lhe forem administradas novas doses, mesmo já tendo sido vacinado ou ter tido a doença.

Como posso obter uma 2ª via do boletim de vacinas?

A emissão de uma 2ª via do Boletim Individual de Saúde deve ser solicitada no centro de saúde onde foi vacinado, uma vez que é nessa unidade de saúde que está arquivado o seu histórico de vacinação.

Pode consultar o seu boletim de vacinas online se estiver registado na área pessoal do portal do SNS 24 ou na App SNS 24.

Sou profissional de saúde e não fiz a vacina nem sei se tive sarampo. O que devo fazer?

Todos os profissionais de saúde sem história credível de sarampo, independentemente da idade, devem estar vacinados com 2 doses  com um mínimo de 4 semanas entre as doses.

Deve contactar o serviço de saúde ocupacional da instituição onde trabalha e/ou o seu centro de saúde para lhe ser administrada a vacina.

Em Portugal pode ocorrer uma grande epidemia de sarampo?

Não há razões para temer uma grande epidemia de sarampo, uma vez que a larga maioria das pessoas está protegida. Ou seja,

  • a maioria das pessoas nascidas antes de 1970 está protegida por ter tido a doença
  • a maioria das pessoas nascidas depois de 1970 está protegida por ter sido vacinada

No entanto, durante um surto, algumas pessoas vacinadas poderão contrair a doença, por diminuição, ao longo do tempo, da proteção conferida pela vacina.

O sarampo em pessoas já vacinadas é mais ligeiro, a probabilidade de haver complicações clínicas é muito menor e o doente é menos contagioso para os outros.

Fonte: Direção-Geral da Saúde (DGS)

Guardar:
Esta informação foi útil?
This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Assuntos relacionados