Ir para o conteúdo
Serviço Nacional de Saúde 24
Saúde sexual e reprodutiva
( Atualizado a 26/04/2024 )
10 minutos de leitura

O que é o anel contracetivo?

É um contracetivo hormonal combinado que contém duas hormonas: estrogénio e progestagénio, hormonas idênticas às que se encontram presentes na pílula oral.

Tem a forma de um anel, de textura suave, é confortável, transparente e flexível, tem cerca de 5 cm de diâmetro e é de fácil aplicação na vagina.

Uma das principais vantagens deste método é a comodidade de uso, pois a aplicação é de apenas uma vez por mês.

Como atua o anel contracetivo?

O anel inibe a ovulação (o mecanismo de atuação idêntico ao da pílula oral combinada) ao transferir uma dose diária de hormonas (estrogénio e progestagénio) através da vagina para a corrente sanguínea.

Assim, atua de duas formas:

  • inibe a ovulação (libertação do óvulo)
  • torna mais espesso o muco cervical, dificultando a entrada dos espermatozoides no útero

Quais as vantagens do anel contracetivo?

As principais vantagens do anel contracetivo são:

  • não exige compromisso diário, nem semanal, logo tem menor probabilidade de esquecimento
  • é de fácil colocação, discreto e cómodo
  • apenas tem de pensar em contraceção uma vez por mês
  • não interfere com as relações sexuais, nem com a vida quotidiana
  • a eficácia não é afetada por vómitos ou diarreias
  • também é eficiente na diminuição das dores menstruais e as menstruações tornam-se mais regulares e previsíveis
  • não perde eficácia com o uso de alguns medicamentos
  • uma boa opção para mulheres com doenças do sistema digestivo (doenças de absorção e após cirurgia de tratamento da obesidade – cirurgia bariátrica – procedimento com mal absorção)
  • pode ser uma opção para mulheres que sentem náuseas com o uso da pílula
  • é possível fazer o exame ginecológico sem ter de retirar o anel

Quais as desvantagens do anel contracetivo?

Podem ser desvantagens:

  • pode ser mais difícil de utilizar para mulheres que tenham dificuldade em tocar-se
  • não previne das infeções sexualmente transmissíveis
  • não deve ser utilizado durante a amamentação em exclusivo (tal como os restantes métodos hormonais combinados)
  • não é recomendado a fumadoras com mais de 35 anos
  • não é recomendado a mulheres com tensão arterial alta, tendência para trombose ou insuficiência hepática
  • a sua eficácia poderá ser afetada por alguns medicamentos tal como os outros contracetivos hormonais (oral, adesivo, implante e injetável)

Como se utiliza o anel contracetivo?

A utilização do anel contracetivo deve ter em conta os seguintes passos:

  • o anel é introduzido na vagina, pela própria mulher, no primeiro dia da menstruação onde deve permanecer durante 3 semanas. Passado esse tempo a mulher deve retirá-lo
  • segue-se um intervalo de 7 dias até ser colocado um novo anel (no 8º. dia). Durante este período surge a hemorragia de privação, mais conhecida por menstruação

O anel contracetivo é fácil de colocar e é eficaz desde que esteja corretamente colocado dentro da vagina. Caso sinta o anel basta empurrá-lo um pouco mais.

Se não quiser esperar pelo primeiro dia da menstruação pode colocar num outro dia do ciclo, mas deverá utilizar um método contracetivo não hormonal (preservativo) durante a primeira semana de uso do anel.

É higiénico usar o anel durante 3 semanas seguidas?

Sim. Não há qualquer problema. A vagina tem um excelente sistema de defesa local.

Preciso de utilizar outro método contracetivo durante a semana de intervalo?

Não, desde que o anel contracetivo seja utilizado de acordo com as informações do folheto informativo não precisa de outro método contracetivo na semana de pausa.

Como deve ser colocado o anel vaginal?

O anel é muito fácil de colocar. Deve pressioná-lo com os dedos e introduzi-lo suavemente até ao interior da vagina. Empurre o anel até se sentir confortável. Se necessário, os lábios vaginais podem ser afastados com a outra mão. Não deverá sentir o anel, pois deve ser colocado na parte superior da vagina que é insensível ao tato.

Se necessitar pode utilizar um aplicador, que é muito semelhante ao aplicador do tampão.

A colocação do anel é mais simples do que um tampão, uma vez que o anel apresenta uma espessura fina e a sua superfície lisa faz com que deslize mais facilmente.

Depois de colocar o anel vaginal, sinto-o? Provoca algum desconforto?

O anel quando está corretamente colocado na vagina, não se sente. O anel fica colocado na parte superior da vagina, que não tem sensibilidade ao tato. No entanto, se sentir desconforto, é só empurrá-lo delicadamente para dentro da vagina.

É possível perder o anel dentro do corpo?

Não. O colo do útero liga o útero à vagina, mas é uma passagem muito estreita, com menos de 1 mm, sendo impossível que o anel por aí passe e se “perda dentro do corpo”.

O que faço se o anel sair da vagina?

Se o anel sair da vagina basta passá-lo por água fria ou morna (nunca água quente) e voltar a colocá-lo, tendo em atenção que o anel não pode estar mais de 3 horas fora da vagina.

No dia a dia o anel contracetivo pode cair?

Não. O anel não cai inadvertidamente porque a vagina não é um tubo vertical. A posição da vagina, assim como a musculatura em volta da parte inferior da vagina, impede que tal aconteça. No entanto, pode ocorrer uma expulsão acidental, por exemplo, se não tiver sido adequadamente colocado, por exemplo durante a relação sexual ou ao retirar um tampão.

Qual é a eficácia do anel vaginal?

O anel contracetivo vaginal tem uma eficácia de 99%.

A posição do anel afeta a sua eficácia?

Não. A posição exata do anel na vagina não afeta a sua eficácia. Uma vez colocado na vagina, a eficácia do anel não depende da posição adotada. Graças à sua elasticidade, adapta-se à anatomia da mulher.

Comecei a usar o anel. A partir de que momento é eficaz?

Quando inicia o uso do anel, o momento a partir do qual ele começa a ser eficaz depende do dia do ciclo em que o coloca e do método contracetivo que estava ou não a utilizar. Ou seja, se iniciou o uso do anel:

  • no primeiro dia do ciclo (primeiro dia da menstruação) a sua eficácia é imediata
  • fora do primeiro dia do ciclo (a meio do ciclo) deve usar um outro método (por exemplo) preservativo nos primeiros 7 dias de utilização.

Deve consultar o folheto informativo que explica se é necessário tomar medidas contracetivas adicionais durante os primeiros 7 dias de utilização do primeiro anel.

Quais são os benefícios de uma administração vaginal?

Os principais benefícios de uma administração contracetiva via vaginal são:

  • o órgão genital feminino é uma excelente via de absorção, permitindo a receção de níveis constantes de hormonas e a utilização de doses realmente pequenas, quando comparadas às habituais
  • a absorção sendo vaginal, a sua utilização não é afetada por perturbações gastrointestinais, tais como diarreia e/ou vómitos. É, por isso, uma ótima opção para as mulheres que sentem náuseas com o uso da pílula combinada
  • comodidade de uso é também uma vantagem, pois apenas precisa de ser colocado uma vez mês

Durante quanto tempo devo ter o anel colocado?

A partir do dia em que coloca o anel na vagina, o anel deve permanecer na vagina sem interrupção durante 3 semanas. Após as 3 semanas, o anel deve ser retirado sempre no mesmo dia da semana. Por exemplo, se colocou o anel vaginal numa quarta-feira, deverá retirá-lo 3 semanas mais tarde, também numa quarta-feira.

Como se retira o anel vaginal?

Retirar o anel é também muito simples. Ao introduzir o dedo, conseguirá encontrá-lo. Puxe-o gentilmente, sem medo. A remoção poderá ser feita prendendo o dedo indicador no bordo do anel, ou agarrando o anel entre os dedos indicador e médio, e puxando-o para fora.

Esqueci-me de tirar o anel na altura certa. Quando posso voltar a colocar um novo anel?

A eficácia de uso do anel é de 21 dias. Se se esqueceu de retirar o anel ao fim das 3 semanas de uso, e teve relações sexuais desprotegidas deve fazer contraceção de emergência. Nesta situação retire o anel e mantenha o dia de colocação a que estava habituada.

O meu parceiro vai sentir o anel contracetivo?

Há muitos homens que não o sentem. Estudos apontam que 80% não chegaram a notar qualquer diferença durante o ato sexual.

E se o anel contracetivo sair da vagina durante a relação sexual?

Se por acidente o anel sair durante a relação sexual deve passá-lo por água fria, sem sabão, e voltar a colocá-lo num prazo de 3 horas para não comprometer a eficácia contracetiva.

Posso tirar o anel durante as relações sexuais?

O anel vaginal não deve ser retirado durante as relações sexuais podendo inclusive ser utilizado em conjunto com lubrificante ou preservativo.

Posso usar o anel conjuntamente com um preservativo?

Sim. O anel é um método contracetivo hormonal e não protege contra qualquer doença sexualmente transmissível.

Para fazer o exame ginecológico preciso retirar o anel?

Não. Não há necessidade de remover o anel para realizar a citologia morfológica do colo, exames de colposcopia ou ecografia pélvica transvaginal.

Posso nadar com o anel vaginal? Fazer exercício físico? Ir ao ginásio?

Sim, sem qualquer problema. O anel não cai facilmente e a água não entra na vagina, logo, nadar não tem qualquer efeito sobre a eficácia do anel.

Comecei a usar o anel. A menstruação será alterada?

Durante o uso do primeiro anel, especialmente se anteriormente não utilizava nenhum método contracetivo hormonal, a hemorragia menstrual pode variar ligeiramente. Existe um pequeno grupo de mulheres em que a hemorragia desaparece pouco tempo depois do anel ser colocado. Outro grupo apresenta uma hemorragia mais prolongada do que o habitual e a grande maioria não apresenta grandes alterações iniciais.

Em qualquer caso, a eficácia não está comprometida e o regime habitual de 3 semanas de utilização e uma de intervalo deve ser seguido. Com o tempo de utilização do anel, será possível observar que a menstruação surge durante a semana de intervalo e o volume e duração da mesma diminuem, oferecendo um melhor controlo do ciclo.

Posso atrasar a menstruação com o anel vaginal?

Sim. Para atrasar a menstruação deve retirar o anel anterior após as 3 semanas e, logo de seguida, colocar um novo, sem realizar a semana de pausa.

O segundo anel deve ser usado da mesma forma, ou seja, durante as 3 semanas, depois disso retirá-lo e fazer a semana de intervalo.

Importante notar que não pode usar o mesmo anel durante mais de 3 semanas.

Posso usar tampões com o anel?

Sim. Nos casos excecionais em que coincide a menstruação com a utilização do anel, não precisa preocupar-se e pode usar o anel ao mesmo tempo que o tampão.

Terá apenas de ter o cuidado de inserir em primeiro lugar o anel e, a seguir, o tampão. Ao retirar o tampão deve ter cuidado para não arrastar o anel. No entanto, se isso acontecer, deve lavar o anel com água (sem sabão) e voltar a colocá-lo.

É necessário fazer pausas no uso do anel vaginal?

Não. Tal como nos restantes métodos contracetivos, também o anel vaginal não precisa de pausas, uma vez que não existem quaisquer benefícios na paragem.

Apenas no caso de pretender uma gravidez deverá fazer a interrupção na colocação do anel contracetivo.

Posso interromper o uso do contracetivo quando quiser e começar de imediato a tentar engravidar?

Sim. Este é um método contracetivo reversível, o que significa que, quando a mulher deixar de o utilizar, recupera a fertilidade.

O anel contracetivo pode causar infeção?

Não. Na verdade, o estrogénio presente no anel, ao ser libertado, aumenta em 2,6 vezes a quantidade microrganismos que têm como função equilibrar a saúde do órgão genital.

Pode inclusive ocorrer um aumento da secreção vaginal, o que, para algumas mulheres, é muito benéfico, principalmente àquelas que estão na peri-menopausa.

Os antibióticos interferem com o anel vaginal?

Não. Os antibióticos de uso frequente não interferem com a eficácia dos contracetivos hormonais.

Posso usar o anel vaginal e ao mesmo tempo colocar um creme antifúngico vaginal?

Sim. O uso de cremes antimicóticos, de lubrificantes em gel ou creme ou de espermicidas não reduzem a eficácia contracetiva do anel vaginal podendo ser usados em simultâneo.

Onde posso encontrar o anel contracetivo?

O anel contracetivo pode ser:

  • adquirido gratuitamente na consulta de planeamento familiar do centro de saúde e/ou num hospital do Serviço Nacional de Saúde
  • comprado nas farmácias comunitárias, mediante receita médica

Quanto custa o anel contracetivo?

Existem diversos valores conforme a marca do contracetivo. O preço por caixa pode ir dos 9 até aos 50 euros (para um mês ou 6 meses, respetivamente).

Como devo guardar o anel vaginal depois de o comprar?

Após ter adquirido o anel contracetivo não é necessário conservá-lo no frigorífico, com exceção para o Nuvaring®, que deve ser conservado no frio. O anel pode ser conservado até 4 meses a uma temperatura não superior a 30 graus.

Não deve utilizar o anel após a data indicada na embalagem, ou seja, 4 meses após a data de compra e nunca após a data impressa seguida das letras “VAL” (validade).

Existe um sistema que me alerta para a colocação e remoção do anel?

Sim. A mulher pode aderir a um sistema de alerta gratuito para ser avisada dos dias de colocação e de remoção do anel. Basta enviar um SMS para 4421 com a mensagem NUVA.

Fonte: Sociedade Portuguesa da Contracepção (SPDC)

Guardar:
Esta informação foi útil?
This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.